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Imprensa -

Consumidor da capital mineira está mais inadimplente

Sugestão de Pauta

O número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apresentou crescimento de 5,09% em abril de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

Para a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o aumento é resultado da combinação de políticas do governo como redução do IPI e IOF com a crescente ampliação da oferta de crédito que contribuíram para que a população tivesse acesso mais fácil ao consumo, diferente dos primeiros meses do ano passado onde ainda estávamos sob o impacto da crise. 

“Neste sentido, o uso inadequado deste crédito e o consumo de forma inconsciente contribuíram para um crescimento dos índices de inadimplência”, afirmou a economista da CDL/BH.

Na comparação com o mês imediatamente anterior (Abril.12/Março.12) houve queda de 3,77% no número de registros. Segundo Ana Paula esta queda é explicada por uma característica sazonal verificada ao longo dos anos. 

“A inadimplência tem seu pico nos primeiros três meses do ano, devido ao grande número de compras realizadas a prazo no final do ano e o grande número de compromissos como IPTU, IPVA e matrículas escolares que faz com que as pessoas consumam menos”, disse. 

“Essa queda ainda reflete a preocupação do consumidor em não se endividar para poder consumir em função do Dia das Mães”, completou. No acumulado do ano houve queda de 0,71% no número de registros.

 

Cancelamentos  

O volume de cancelamento de registros que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH apresentou crescimento de 11,3% em abril de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

No acumulado do ano, o crescimento foi de 7,7%. “O efeito da atual conjuntura econômica com queda da taxa de desemprego, baixas taxas de juros e aumento da renda contribuiu para que muitos consumidores buscassem quitar seus débitos junto ao SPC”, explicou Ana Paula. 

Na comparação com o mês imediatamente anterior (Abril.12/Março.12) houve aumento de 0,65% no número de cancelamento de registros.

No mês de abril a maioria dos cancelamentos de registros foi feita pelos consumidores do sexo masculino (50,08%) e por faixa etária, as pessoas com idade entre 30 a 39 anos responderam pela maior parte (22,69%). 

A maior parte dos consumidores ficaram inadimplentes por até 13 dias (33,2%), seguido de: até 30 dias (27,87%); até 60 dias (13,07%); até 90 dias (4,28%); até 180 dias (6,44%); até um ano (7,46%); até dois anos (4,24%); até três anos (1,49%); até quatro anos (1,3%); até cinco anos (0,53%) e 0,1% tiveram as dívidas prescritas.