Imprensa - 17 de setembro de 2015 Consumidor não está conseguindo regularizar dívidas Sugestão de Pauta Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apontam queda de 15,54% no número de consumidores que liquidaram suas dívidas em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2014. O índice de recuperação de crédito é o pior dos últimos sete anos, nesta mesma base de comparação. De acordo com a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o resultado reflete a piora dos indicadores macroeconômicos. “Com a inflação alta o custo de vida aumenta e, consequentemente, a renda das famílias encolhe, o que dificulta o pagamento das dívidas em atraso”, disse. “Além dos juros maiores que também complicam a renegociação desses débitos, pois a dívida torna-se mais cara”, completou. Comparando com o mês anterior (julho de 2015), a recuperação de crédito caiu 1,17%. No acumulado do ano, a queda foi de 8,18%. Para a economista da CDL/BH, os dados refletem do desequilíbrio econômico brasileiro. “Além da pressão inflacionária e dos juros elevados, a taxa de desocupação também está crescendo na região metropolitana de Belo Horizonte. Este é outro fator que contribui com a redução da renda das famílias”, afirmou. “Arcar com todas as despesas familiares torna-se mais difícil e o consumidor acaba priorizando o pagamento das despesas essenciais e adiando a regularização de suas dívidas”, disse. Perfil – Em agosto, a maioria das quitações de dívidas junto ao SPC da CDL/BH foi realizada por consumidores do sexo feminino (55,02%). Por faixa etária, a maior parte (26,2%) dos consumidores que quitou os débitos têm entre 30 e 39 anos e a minoria (7,64%) tem de 18 a 24 anos. As demais faixas etárias são: consumidores entre 50 e 64 anos (22,3%); com 40 a 49 anos (23,32%); acima de 65 anos (10,97%) e com 25 a 29 anos (9,56%).