Imprensa - 30 de julho de 2015 Consumidor pretende comprar presente com valor médio de R$ 105,67, aponta pesquisa da CDL/BH Sugestão de Pauta A maioria dos consumidores da capital mineira (92,47%) irá presentear neste Dia dos Pais. Isto é o que aponta a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada no período de 10 a 22 de julho, com 372 consumidores da capital mineira. Já 7,53% dos entrevistados não irão às compras. Segundo o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, a redução do poder de compra das famílias diante da inflação e juros é um dos principais motivos para os consumidores que não vão presentear nesta data. (Imagem 1) Com relação ao perfil dos entrevistados que não irão presentear neste Dia dos Pais, a maior parte (70,37%) é do sexo feminino, com idade entre 20 e 44 anos e renda familiar de até dois salários mínimos. (Imagem 2) Entretanto, com a piora nos indicadores macroeconômicos, a intenção de compra da maioria dos consumidores belo-horizontinos (52,33%) para este Dia dos Pais está menor, na comparação com a mesma data em 2014. Para 27,33% dos entrevistados o consumo será igual ao do ano passado, outros 18,31% pretendem consumir mais. Não souberam responder 2,03% dos entrevistados. (Imagem 3) Tíquete médio – De acordo com o levantamento da CDL/BH, o tíquete médio dos consumidores para este Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 105,67. No ano passado, este valor foi de R$ 103,47. O vice-presidente da CDL/BH atribui o aumento do tíquete médio ao atual cenário econômico, com alta taxa de juros e inflação elevada. “Nesse cenário, os consumidores vão gastar mais para adquirir o mesmo produto do ano passado”, explicou. (Imagem 4) Forma de pagamento – De acordo com a maior parte dos entrevistados (65,69%), o dinheiro é a forma de pagamento preferida para as compras deste Dia dos Pais. Segundo Marco Antônio Gaspar este resultado reflete a intenção do consumidor de evitar o endividamento. As demais formas de pagamento citadas na pesquisa da CDL/BH foram: cartão de débito (13,49%); parcelado no cartão de crédito, em até três vezes (11,44%) e a vista no cartão de crédito (8,5%). (Imagem 5) Local das compras – Na hora de comprar o presente, boa parte dos consumidores (47,99%) deve recorrer ao comércio de rua. Segundo a pesquisa, 30,5% dos entrevistados vão efetuar suas compras na região onde moram. O Hipercentro / região central será a opção de 11,6% dos consumidores, a intenção de outros 5,8% é consumir nos centros comerciais. Os entrevistados que vão ao shopping totalizam 28,8%. Já 3,8% vão comprar na internet e 5,2% devem efetuar suas compras em outros locais. E 14,2% dos entrevistados, não tem preferência de onde consumir. (Imagem 6) Atrativo na hora das compras – O item que mais deve atrair a clientela é o preço, segundo 62,79% dos entrevistados. O segundo fator mais importante para os consumidores na efetivação de uma compra é a qualidade dos produtos (8,72%). Os demais critérios observados são: educação e cortesia dos funcionários (6,1%); promoções e sorteios (5,81%); ambiente agradável (4,65%); outros (3,78%); agilidade no atendimento (2,91%); marca / grife do produto (2,62%) e segurança (2,62%). (Imagem 7) A maioria dos consumidores (92,44%) afirmou que não utilizará recursos de terceiros para adquirir o presente do Dia dos Pais deste ano. Os 6,98% restantes devem recorrer a algum recurso como dinheiro emprestado de amigos ou parentes, empréstimos em bancos ou financeiras e cheque especial. (Imagem 8) Presente – Roupas lideram a intenção de compra dos consumidores, segundo 33,64% dos entrevistados. Em seguida, aparecem: calçados (24,57%); perfumes e cosméticos (18,14%); eletrônicos, celulares e eletrodomésticos (6,2%); ferramentas (4,13%); CD/DVD (2,53%); material esportivo e camisa de time (2,41%) e artigos diversos que incluem acessórios de carro, kit churrasco e pescaria, livros e bebidas (8,38%). (Imagem 9) Segundo a pesquisa da CDL/BH, a situação financeira de 37,5% dos entrevistados este ano está semelhante à de 2014. Para 32,34% dos consumidores, a situação está melhor, para outros 30,16% o cenário está pior. (Imagem 10) Dificuldade na hora das compras – O preço dos produtos é apontado pela maioria dos consumidores (56,4%) como a principal dificuldade na hora das compras. As filas longas também são obstáculos para 15,41% dos entrevistados. As demais dificuldades são: atendimento desqualificado (9,01%); qualidade / mix de produtos (8,14%); falta de flexibilidade na negociação (5,23%); formas de pagamento (2,33%); condições de pagamento (2,33%) e outros (0,58%). Não souberam responder 0,58% dos consumidores. (Imagem 11) De acordo com 62,5% dos entrevistados, o aumento da renda real dos trabalhadores deve ajudar nas compras deste Dia dos Pais. Para 18,6%, o mercado de trabalho aquecido é o fator que mais deve contribuir, outros 11,63% acreditam no crédito facilitado para pessoas físicas. Ainda segundo a pesquisa da CDL/BH, 1,16% dos entrevistados acreditam que nada pode ajudar e a expectativa de 0,58% é que outros fatores contribuam com as compras para a data. Não souberam responder 5,53% dos consumidores. A inflação alta (34,3%), o desemprego (25,29%) e os juros altos (22,67%) foram os fatores apontados pelos consumidores que podem prejudicar as compras deste Dia dos Pais. Para 17,44% dos entrevistados outros fatores devem prejudicar as compras. Não souberam responder 0,3% dos entrevistados. (Imagem 12) Para a maioria dos consumidores (52,16%) o Dia dos Pais não ficará apenas no presente. As comemorações citadas na pesquisa da CDL/BH foram: almoço em casa (30,65%); almoço fora de casa (12,1%); jantar fora (2,96%); churrasco em casa (2,15%); jantar em casa (1,61%); viagem (1,08%) e outras comemorações (1,61%). (Imagem 13)