Consumidores agora podem renegociar dívidas em menos de cinco minutos em plataforma online e gratuita

Com objetivo de facilitar a realização de acordos entre credores e devedores, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a startup Acerto desenvolveram uma plataforma online que  automatiza a renegociação de débitos, fazendo com que todo o processo seja simples, prático, amigável e possa ser feito a qualquer momento, 24 horas por dia, sete dias por semana. Basta acessar o site da Acerto e em poucos minutos é possível renegociar as dívidas. O serviço é totalmente gratuito para os consumidores e já está disponível para ser utilizado desde abril de 2017. Em média, mais de três mil consumidores inadimplentes se cadastram por mês no site. Já existem hoje, aproximadamente, R$ 400 milhões em recebíveis cadastrados na plataforma.

A plataforma da Acerto possibilita que credor e devedor façam acordos sem desgastes, de maneira amistosa, o que traz muitos benefícios para ambos. Por meio do site da Acerto, esses acordos são realizados de forma interativa, permitindo que o consumidor encontre suas dívidas, negocie como irá quitar os débitos e programe os pagamentos. É possível selecionar se a quitação será à vista ou parcelada, com ou sem entrada. E ainda, com a possibilidade de descontos nos juros, multas e no valor final da dívida.

O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, destaca a importância dessa solução. “Ninguém quer ficar e permanecer negativado. Por isso, uma vez que a pessoa se endividou, os acordos são a melhor maneira de regularizar a situação. A possibilidade de fazer essa renegociação pela internet, com praticidade e segurança, é sem dúvida um avanço”, explica. “A CDL/BH apoia e investe em iniciativas inovadoras como essa, que facilitam a vida das pessoas e das empresas. Consumidores podem renegociar suas dívidas com praticidade e empresas recuperam débitos atrasados com mais facilidade e agilidade”, conclui.

Em menos de cinco minutos o consumidor consegue realizar o acordo

Para utilizar o novo e moderno serviço, basta acessar o site da  Acerto (www.meuacerto.com.br) e informar o CPF. A partir daí, é possível visualizar as dívidas registradas no sistema e que estão disponíveis para negociação. O próximo passo é escolher o débito que irá quitar e realizar uma proposta. Nessa fase, é possível ver o nome do credor, o valor da dívida e quando ela foi gerada.  Se a proposta for aceita pelo credor, basta realizar o pagamento. A própria página eletrônica ajuda os usuários a preverem os acertos mensais.

Para Pedro Lima, fundador da startup Acerto, são inúmeras as vantagens desta modalidade de recuperação de crédito para credores e devedores. “Com a plataforma, o acordo se dá de forma rápida, em menos de cinco minutos. O cliente escolhe como irá pagar e ainda pode obter descontos. Todo processo é feito sem burocracia e de forma confidencial”, explica.  “Para as empresas que possuem débitos em atraso, a Acerto aciona o devedor, intermedia a negociação, concilia o pagamento e promove a retirada do nome do consumidor do cadastro de inadimplentes. O que possibilita a otimização da recuperação de créditos em atraso e, consequentemente, o aumento das receitas”, conclui Pedro.

Desde o início deste ano, a Loja Hugo Calçados utiliza a plataforma da Acerto para a cobrança de dívidas. Hugo Leonardo Sales, proprietário da loja, comenta que a experiência com essa nova solução só tem trazido vantagens para seu negócio. “Desde o primeiro momento em que fui apresentado à plataforma, fiquei muito interessado, por isso não hesitei em aderir. Pois o aplicativo é uma solução inovadora e bem desenvolvida e tem proporcionado ótimos resultados para a minha empresa”, comenta. “A ferramenta funciona muito bem, e a equipe da startup Acerto oferece todo suporte necessário para a melhor utilização e contribui muito para solucionar um dos meus maiores problemas, a inadimplência”, ressalta.

A startup Acerto é uma iniciativa da CDL/BH, que busca estar na vanguarda das novas tendências de mercado, trabalhando sempre para oferecer a comerciantes, lojistas, empresários e consumidores soluções dinâmicas e inovadoras, que auxiliem a todos e propiciem a obtenção de resultados  positivos. A CDL/BH reconhece a importância de incentivar o desenvolvimento de startups, difundir seus projetos e levar soluções para os desafios do mercado varejista e consumidores, por isso, a intenção é que para os próximos anos mais startups sejam incubadas pelo programa Varejo Inteligente, criando negócios de sucesso e inspirando os setores de comércio e serviços a se reinventarem.

Programa Varejo Inteligente acelera startups

Para promover o desenvolvimento de outras startups, a Entidade em parceria com o Sebrae, criou o Varejo Inteligente. O Programa tem como objetivo promover a aceleração de startups que tenham soluções para os setores de comércio e serviços e facilitar o encontro do trabalho delas com os desafios enfrentados pelos empresários, no dia a dia de seus negócios. Em 2017, 65 startups se inscreveram para participar do Programa, 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração e as 5 finalistas foram premiadas com 10 mil reais cada..

As cinco startups permanecerão incubadas na CDL/BH por oito semanas. Nesse período será realizado o amadurecimento do negócio de cada startup, que envolve o aprimoramento do produto, da solução de cada uma e da forma como ela se relaciona com o mercado. As startups receberão consultoria individualizada, na qual terão apoio intensivo dedicado à interação com a equipe de Novos Produtos da CDL/BH, com o objetivo de potencializar sua inserção no mercado.