Imprensa - 25 de janeiro de 2016 Consumidores podem evitar que documentos e cheques sejam utilizados indevidamente no comércio Sugestão de Pauta Durante feriados prolongados, como o carnaval, as ocorrências de perda e roubo de documentos e cheques tendem a aumentar. Para estes casos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) oferece o SOS Cidadão, um serviço de utilidade pública que evita que o consumidor tenha os seus documentos utilizados indevidamente no comércio em qualquer lugar do Brasil. Gratuito, o SOS Cidadão funciona de segunda a sexta feira de 8h30 às 14h30 na sede da CDL/BH (Avenida João Pinheiro, 495 – bairro Funcionários). Para acionar o serviço, o consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao banco; no caso do cartão, deve-se informar à administradora. Após esses procedimentos, a pessoa poderá registrar o roubo ou perda dos documentos e cheques no SOS Cidadão pelo telefone 3249-1919, evitando que eles sejam utilizados indevidamente no comércio. O consumidor tem até sete dias para comparecer à CDL/BH e apresentar a ocorrência policial que comprove o fato. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro. Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 460 inclusões por mês, com grande procura durante os feriados prolongados e no final do ano. Apenas em 2015 foram realizadas 5.416 inclusões no serviço.