Contratações temporárias para o fim do ano devem crescer 1,5%, estima CDL/BH

A preparação da loja para o melhor período de vendas do ano, o Natal, requer, na maioria dos estabelecimentos, a contratação de funcionários extras. Segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as contratações temporárias para o Natal de 2014 devem apresentar crescimento entre 1% a 1,5% em relação ao ano anterior.

O número total de contratações deste ano deve variar entre 9.359 a 9.406 vagas. Em 2013, o comércio varejista contratou 9.267 funcionários temporários. “As perspectivas para este fim de ano estão mais moderadas, quando comparadas com 2013”, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. “O aumento da inflação ao longo do ano aliado a maiores taxas de juros vêm contribuindo para um cenário menos propício ao consumo, impactando negativamente nas vendas”, completou.

Do total de temporários para este ano, a expectativa é que 20% deles sejam efetivados. “A possibilidade de contratação permanente acaba elevando o nível de exigência das empresas. Para a venda de produtos mais sofisticados, como os de tecnologia, a exigência é maior”, afirmou o presidente da CDL/BH.

Tradicionalmente, o período das contratações temporárias se inicia no mês de setembro, objetivando a capacitação e o treinamento dos funcionários dentro da filosofia da empresa e de seus produtos, de forma que os novos contratados estejam suficientemente preparados para atender os consumidores e não comprometer as vendas ou a imagem da loja durante este período. Entretanto, este ano, as contratações devem começar na segunda quinzena de outubro.

A contratação de funcionários temporários, além de atender a demanda extra no período natalino, atende também o período do réveillon, quando ainda pode se observar grande movimentação nas lojas para os preparativos da virada do ano. Além disso, muitos funcionários fixos saem de férias em janeiro, fazendo com que os temporários permaneçam nas lojas até o início de fevereiro.

Perfil – O número de profissionais temporários para cada loja depende de fatores como o ponto comercial, o tipo de produto vendido e promoções. Cerca de 90% das ofertas para empregos temporários de Natal são para as funções de vendedores, estoquistas e caixas. Mas há também vagas para promotores, demonstradores, degustadores, repositores, auxiliares de crédito e para call center.

Geralmente, o perfil solicitado é de candidatos com idade superior a 18 anos, que tenham disponibilidade de horário – inclusive finais de semana e feriados -, ensino médio completo, boa comunicação, simpatia e boa apresentação. Experiência prévia no varejo pode ser considerado um diferencial. Para as vagas de vendedores é necessário que o candidato seja comunicativo, desembaraçado e simpático.

Pesquisa com lojistas – Levantamento da CDL/BH realizada com 110 empresários no período de 18 a 29 de setembro apontou que a maioria dos entrevistados (69,32%) oferecerá neste ano o mesmo número de vagas temporárias de 2013; 19,32% não realizarão contratações temporárias; 10,23% contratarão mais neste ano e para 1,14% dos entrevistados as contratações de 2014 serão inferiores as do ano passado.
Dos empresários entrevistados, 71,83% contratarão de um a cinco empregados temporários; 16,9% entre seis e dez; 5,63% entre 11 e 15; 4,23% entre 21 e 25 e 1,41% contratarão mais de 25 profissionais.

A maioria das vagas temporárias (51,52%) será destinada para a função de vendedor. Em seguida estão: estoquista (20,45%); caixa (16,67%), fiscal de loja (5,3%) e outros, como auxiliar/organizador de loja, empacotador e segurança (3,79%).

Efetivação – A maioria dos lojistas (57,14%) pretende efetivar um total de 20% dos funcionários contratados. Em seguida estão: nenhum (21,43%); de 21% a 40% (10%); de 41% a 60% (8,57%); de 61% a 80% (1,43%) e de 81% a 100% (1,43%).
A maioria das contratações será iniciada no mês de novembro, segundo 52,11% dos entrevistados. Para 29,58% dos comerciantes as contratações serão feitas em dezembro e 18,31% começarão a contratar em outubro.
Segundo os empresários as dificuldades encontradas na hora de contratar são: falta de comprometimento dos profissionais (52,44%), falta de mão de obra qualificada (30,49%), custo elevado da mão de obra devido aos impostos (14,63%) e outros que incluem candidatos insatisfeitos com o salário proposto e a loja só paga duas conduções por dia (2,44%).

Divulgação – De acordo com a pesquisa da CDL/BH, os interessados em candidatar-se às vagas temporárias devem ficar atentos à internet, pois 26,27% dos lojistas entrevistados utilizarão a rede para divulgação. Em segundo lugar os lojistas deverão fazer a divulgação das vagas pelo “boca a boca” (24,58%) seguido de agências de emprego (22,88%), na própria loja (13,56%), jornal (11,86%) e site do shopping (0,85%).

Contratações temporárias
para o comércio de Belo Horizonte ( GRÁFICO 1)

Assessoria de Imprensa da CDL/BH
Cristina Reis | Débora de Oliveira