Imprensa - 2 de outubro de 2013 Contratações temporárias para o final do ano Sugestão de Pauta O Natal é a melhor data em vendas para o comércio. Com a aproximação dessa época do ano, os lojistas se preparam para atender a demanda aquecida, ampliando o quadro de funcionários. Segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as contratações temporárias para o Natal de 2013 devem apresentar crescimento entre 3% a 4% em relação ao ano anterior. O número total de contratações deste ano deve variar entre 9.312 a 9.402 vagas. Em 2012, o comércio varejista contratou 9.041 funcionários temporários. “As perspectivas para este fim de ano estão mais moderadas, quando comparadas com 2012, porém estamos otimistas quanto ao bom desempenho do comércio”, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. “O aquecimento do mercado de trabalho atrelado ao aumento da renda dos trabalhadores impulsionarão as vendas”, completou. Do total de temporários para este ano, a expectativa é que 20% deles sejam efetivados. “A possibilidade de contratação permanente acaba elevando o nível de exigência das empresas. Para a venda de produtos mais sofisticados, como os de tecnologia, a exigência é maior”, afirmou o presidente da CDL/BH. Tradicionalmente, o período das contratações temporárias se inicia no mês de outubro estendendo-se até depois do Natal, considerando o bom movimento das vendas referente ao Ano Novo. “Além disso, os temporários continuam sendo necessários por mais um tempo no comércio devido o grande número de consumidores que retornam às lojas para efetuarem as trocas de produtos e também à necessidade de cobrir férias de empregados fixos”, salientou o presidente da CDL/BH. Perfil – O número de profissionais temporários para cada loja depende de fatores como o ponto comercial, o tipo de produto vendido e promoções. “Cerca de 90% das ofertas para empregos temporários de Natal são para as funções de vendedores, estoquistas, promotores, demonstradores, degustadores, repositores, caixas, auxiliares de crédito e para call center”, afirmou Falci. Geralmente, o perfil solicitado é de candidatos com idade superior a 18 anos, que tenham disponibilidade de horário – inclusive finais de semana e feriados -, ensino médio completo, boa comunicação, simpatia e boa apresentação. Pesquisa com lojistas – Levantamento da CDL/BH realizada com 110 empresários no período de 16 a 26 de setembro apontou que a maioria dos entrevistados (47,06%) oferecerá neste ano o mesmo número de vagas temporárias de 2012; 25,49% não realizarão contratações temporárias; 21,57% contratarão mais neste ano e para 5,88% dos entrevistados as contratações de 2013 serão inferiores as do ano passado.