Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Crianças e adolescentes recebem atendimento oftalmológico gratuito

Sugestão de Pauta

Programa Ver é Bom Demais, da Fundação CDL-BH, vai promover acesso à tratamento e doação de óculos corretivos 

 Nesta quinta-feira, 3, o programa Ver é Bom Demais irá oferecer assistência oftalmológica gratuita para 250 crianças e adolescentes da capital e região metropolitana. A ação, promovida pela Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), em parceria com a Lumi Oftalmologia e a Centro Visão, será realizada na Avenida Amazonas, 311- 3° andar, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h30. Serão atendidas crianças assistidas por organizações da sociedade civil e em situação de vulnerabilidade social. 

A primeira etapa do programa será o teste de acuidade, no qual as crianças e os adolescentes terão a capacidade visual avaliada. Aqueles que apresentarem algum sintoma de baixa visão serão encaminhados para consulta oftalmológica. Após o atendimento médico, caso seja diagnosticada a necessidade de correção óptica, a Fundação CDL-BH, por meio dos patrocinadores da ação, fornece gratuitamente óculos aos pacientes.

Desde a primeira edição, em 2002, o programa Ver é Bom Demais, já realizou 5.645 testes de acuidade visual,  2.636 Consultas Oftalmológicas e entregou 1.600 óculos de lente corretiva. 

“Os problemas de visão podem provocar evasão escolar e, por consequência, imobilidade social dessas crianças e adolescentes. Proporcionar a eles a chance de acesso à saúde é fundamental para que eles saiam do cenário de invisibilidade e vulnerabilidade”, afirma o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink. 

Uma em cada três crianças tem miopia

Um estudo divulgado pela revista científica British Journal of Ophthalmology, no fim de setembro, revelou que uma em cada três crianças do mundo possui miopia, que é a dificuldade de enxergar objetos à distância. O documento destaca que, até 2050, a condição vai ultrapassar 740 milhões de novos casos na faixa etária entre 5 a 19 anos.

O uso excessivo de telas e a falta de atividades ao ar livre são alguns dos principais fatores que têm prejudicado a saúde ocular das crianças, especialmente após a pandemia de Covid-19, segundo a revista científica Jama Network. 

Diante esse cenário, autoridades de saúde, como a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e Sociedade Brasileira de Pediatria aconselham que as crianças pratiquem mais atividades lúdicas ao ar livre e desenvolvam o hábito de olhar para o horizonte para evitar a contração excessiva nervo óptico, uma das causas da miopia. 

As sociedades também afirmam que a exposição às telas seja evitada até os dois anos de idade. A partir dos cinco anos, o tempo máximo de uso diário é de uma hora. Para crianças entre seis e 10 anos, duas horas. Já para adolescentes, o período máximo permitido para preservar a saúde ocular é de até três horas. 

Programa Ver é Bom Demais

Data: 3 de outubro de 2024

Horários: 9 às 12 horas | 14 às 17h30

Local: Avenida Amazonas, 311 – 3° andar, Centro