Declaração preocupa os setores de comércio e serviços

Para os setores de comércio e serviços de Minas Gerais é muito preocupante a afirmação do secretário de estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, de que Minas Gerais pode declarar estado de calamidade financeira, a exemplo do que fez o Rio de Janeiro. Caso isso se confirme, teremos graves consequências que podem desestabilizar toda a economia mineira, com reflexos no país.

Entendemos que Minas Gerais, assim como o restante do país está passando por um cenário de recessão econômica, com inflação e juros elevados, aumento do desemprego e queda na renda do trabalhador. O momento é grave para todos: setor público, empresários e trabalhadores.

O Estado precisa fazer como a iniciativa privada faz nesses momentos: reduz custos e aumenta a produtividade. Declarar estado de calamidade financeira não é a solução para os problemas que todos têm enfrentado. A saída está nos ajustes de receitas e despesas, com efetivo corte de custos.