Imprensa - 26 de setembro de 2012 Dia das Crianças Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 26 de setembro de 2012 – Para 32,41% dos lojistas da capital mineira o aumento da renda real dos trabalhadores pode ajudar nas vendas para o Dia das Crianças. A pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no período de 10 a 19 de setembro com 206 empresários, apontou também que a queda nos juros, o aumento do crédito, o mercado de trabalho aquecido, preços mais baixos e a possibilidade de dividir as compras no cartão de crédito podem ajudar nas vendas. “Por outro lado a concorrência dos produtos importados, os juros ainda muito altos, a inadimplência e a desaceleração econômica são fatores que podem prejudicar as vendas”, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. De acordo com 70,19% dos empresários entrevistados, a expectativa é que os consumidores paguem suas compras parceladas no cartão de crédito, seguido das seguintes formas de pagamento: a vista no cartão de crédito (20,19%), crediário/carnê (3,85%); dinheiro (2,88%), cartão de débito (1,92%) e cheque pré-datado (0,96%). O ticket médio esperado por 24,27% dos lojistas entrevistados não deve ultrapassar os R$ 75. Os outros valores dos presentes segundo os lojistas são: de R$ 30,01 a R$ 50 (21,36%), de R$ 100,01 a R$ 150 (21,36%), até R$ 30 (10,68%), de R$ 75,01 a R$ 100 (9,71%), acima de R$ 400 (7,77%), de R$ 200,01 a R$ 300 (1,94%), de R$ 300,01 a R$ 400 (1,94%) e de R$ 150,01 a R$ 200 (0,97%). Para 38,1% dos entrevistados as vendas em 2012 serão melhores que as do ano anterior; 35,24% acreditam em vendas iguais e 26,67% acham que haverá queda. Os produtos que os lojistas acreditam que deverão ter o melhor desempenho são: brinquedos (40,86%), roupas (39,78%), calçados (9,68%), jogos eletrônicos (6,45%), telefones celulares (2,15%) e livros (1,08%). A estratégia mais utilizada pelos lojistas para atrair os clientes será uma vitrine atrativa de acordo com 30,85% dos entrevistados, seguida de publicidade e propaganda (29,79%), promoções (15,96%), variedade de marcas e produtos (9,57%), descontos (4,26%), prazo de pagamento (4,26%) e brindes (3,19%). Natal – Perguntados sobre a melhor data para o comércio, o Natal, 61,68% dos entrevistados acreditam que as vendas em 2012 serão melhores que as do ano anterior; 29,91% acreditam que será igual e 8,41% piores. Os que acreditam em vendas melhores acham que elas devem crescer acima de 15% (34,25% dos lojistas), entre 9% a 12% (19,18%), entre 1% a 3% (13,7%), entre 5% a 7% (9,59%), entre 12% a 15% (9,59%), entre 3% a 5% (8,22%), entre 7% a 9% (5,48%). Para atender a demanda, 75,24% dos lojistas pretendem fazer aumento de estoque; 22,86% não farão e 1,9% ainda não sabem.