Imprensa - 27 de abril de 2015 Dia das Mães 2015 Sugestão de Pauta Segundo pesquisa realizada pela CDL/BH, no período de 6 a 16 de abril, com 100 empresários da capital mineira, a estratégia para atrair os clientes e aumentar as vendas para o Dia das Mães serão as ofertas e as promoções, de acordo com 48,42% dos entrevistados. Alguns empresários também utilizarão propagandas para divulgação (9,47% dos entrevistados) e estratégias para melhorar a qualidade do seu mix de produtos (9,47%). Ainda é alto o número de lojistas que não decidiu qual estratégia utilizar durante essa data (11,58%). Um percentual de 9,47% dos lojistas entrevistados não irá utilizar nenhuma estratégia para atrair os consumidores. GRÁFICO 1 Diante do cenário econômico atual, a maioria dos empresários alega incerteza sobre o valor do tíquete médio para o Dia das Mães. Por esse motivo, um alto percentual de lojistas (66,32%) não soube responder essa questão. Os que acreditam em tíquete médio de até R$ 30 totalizam 1,05% dos entrevistados. Em seguida estão: tíquete entre R$ 30,01 a R$ 60 (15,79% dos lojistas), de R$ 60,01 a R$ 90 (9,47%), de R$ 90,01 a R$ 120 (5,26%), de R$ 120,01 a R$ 150 (1,05%) e de R$ 150,01 a R$ 170 (1,05%). GRÁFICO 2 Comparando com os anos de 2014 e 2013, houve queda no tíquete médio esperado pelos lojistas para 2015. 2015 2014 2013 Tíquete médio* R$ 68,75 R$ 138,25 R$ 125,74 *Calculado através da média ponderada das respostas Forma de pagamento – A maioria dos empresários (45,26%) afirmou que as compras serão parceladas em até seis vezes no cartão de crédito. A segunda forma de pagamento mais citada é o dinheiro, segundo 20% dos entrevistados. Em seguida estão: não sabe/não respondeu (17,89%), cartão de débito (6,32%), parcelado no carnê/crediário (5,26%), parcelado no cartão da própria loja (3,16%), parcelado no cheque (1,05%) e a vista no cartão de crédito (1,05%). GRÁFICO 3 Comparando com os dois últimos anos, caiu o número de percentual de vendas a prazo. Por outro lado houve aumento na forma de pagamento através do dinheiro. 2015 (%) 2014 (%) 2013 (%) A vista no cartão de crédito 1,05 1,0 20,3 Cartão de débito 6,32 4,0 2,03 A vista no cheque 0,0 0,0 4,57 A vista cartão da própria loja 0,0 0,0 0,51 Dinheiro 20,0 2,0 3,55 Parcelado no carnê/crediário 5,26 1,0 2,54 Parcelado no cartão da própria loja 3,16 0,0 0,51 Parcelado no cartão de crédito 45,26 91,0 62,94 Parcelado no cheque 1,05 1,0 3,05 Não sabe/ Não respondeu 17,89 0,0 0,0 O número de lojistas que não soube responder qual a forma de pagamento os consumidores utilizarão cresceu em 2015 quando comparado aos anos anteriores, o que indica grande incerteza dos empresários devido ao cenário econômico atual. GRÁFICO 4 Pessimismo – Para 70,53% dos lojistas as vendas para o Dias das Mães em 2015 serão inferiores as do mesmo período de 2014. GRÁFICO 5 Comparando com os anos anteriores, o ano de 2015 foi o que registrou maior pessimismo para o volume de vendas no Dia das Mães. Na pesquisa realizada em 2014, quase metade (49%) dos lojistas esperava um período melhor que o ano anterior. O mesmo ocorreu na pesquisa de 2013, na qual a maioria dos lojistas (56,85%) estava otimista para o Dia das Mães daquele ano. 2015 (%) 2014 (%) 2013 (%) Melhor 13,68 49,0 56,85 Igual 13,68 28,0 31,47 Inferior 70,53 23,0 11,68 NR 2,11 0,0 0,0 GRÁFICO 6 Para os lojistas que estão pessimistas com a data, uma grande parcela espera queda acima de 15% nas vendas. Por outro lado, os otimistas estão prevendo vendas com crescimento acima de 15%. GRÁFICO 7 Cenário – De acordo com os entrevistados, os principais fatores que poderiam contribuir para uma melhora nas vendas são a diminuição da inflação e o aumento real na renda dos trabalhadores. O que pode ajudar nas vendas? Frequência Menor inflação 42,11% Não acredita em melhora 17,89% Diminuir a propaganda negativa da crise – Mídia positiva 8,42% Aumento da renda real dos trabalhadores 7,37% Mercado de trabalho aquecido 7,37% Taxa de juros 5,26% Não sabe/ Não respondeu 3,16% Outros – Mudança no governo 3,16% Outros – Depende de nós 2,11% Outros – Mais confiança na população 1,05% Outros – Mais fiscalização com lojistas chineses 1,05% Outros – Única solução é entrar em contato com o cliente, alertando-o para promoções 1,05% Total 100,00% Os dois principais fatores indicados como os prejudiciais às vendas são a crise econômica e política, e a inflação alta. O que pode prejudicar as vendas? Frequência Crise econômica/política 69,47% Inflação alta 10,53% Desemprego 6,32% Inadimplência 5,26% Não sabe/Não respondeu 2,11% Taxa de juros altas 2,11% Renda menor 1,05% Outros – Boatos de crise 1,05% Outros – Nada, cada lojista deve fazer sua parte 2,11% Total 100% Perfil – Foram entrevistados 100 empresários do comércio varejista de Belo Horizonte de todas as regionais do município e de diferentes ramos de atividade. GRÁFICO 8 19% dos lojistas não responderam em qual regional atuam. GRÁFICO 9 Desempenho das vendas no mês de maio Mês de Maio Dia das Mães Variação em relação ao ano anterior Valor de Vendas do Comércio de Belo Horizonte – (aproximada) (em R$ de Abril/2015) 2004 +10,5% 1,3 bilhão 2005 +17,4% 1,5 bilhão 2006 +5,6% 1,6 bilhão 2007 + 6,2% 1,7 bilhão 2008 +7,8% 1,83 bilhão 2009 +1,5% 1,86 bilhão 2010 +3,4% 1,92 bilhão 2011 +3,65% 1,99 bilhão 2012 +5,03% 2,09 bilhões 2013 +1,91% 2,13 bilhões 2014 +0,47% 2,14 bilhões 2015 +0,21% (P) 2,145 bilhões (P) (P) = Previsão