Dia do Comerciante será marcado com a entrega de medalhas para 27 empresários da capital

27 empresários das nove regionais da capital, escolhidos por votação de lojistas da região, serão homenageados com a “Medalha 16 de Julho” pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), representante do comércio varejista da capital mineira.

A homenagem que será realizada no dia 16 de julho, quinta-feira, às 20 horas, na sede da entidade, localizada à Avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários, faz parte das comemorações do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho.

Também serão homenageados com a “Medalha 16 de Julho” autoridades que contribuíram para o desenvolvimento do comércio. São elas: Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Militar de Minas Gerais e Sebrae Minas.

Os 27 empresários homenageados se destacaram nas seguintes categorias:

· Perseverança – reconhecimento a empresas antigas e tradicionais de Belo Horizonte que resistiram às mais diversas dificuldades.

· Inovação – reconhecimento a empresas inovadoras que enfrentaram e venceram desafios com criatividade.

· Liderança – reconhecimento a empresários capazes de motivar outros comerciantes na busca por melhorias e resultados para todas as empresas.

A história – O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio.

O comércio – Vocação natural de Belo Horizonte, o comércio junto com a área de serviços, forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da capital. É responsável por mais de R$ 41 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, por 9,01% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado pelo Estado e por 70,87% do PIB de Belo Horizonte. Em Minas Gerais, são mais de 995 mil pessoas vivendo do comércio.