Imprensa - 28 de maio de 2013 Dia dos Namorados 2013 Sugestão de Pauta Pesquisa realizada pela CDL/BH no período de 14 a 22 de maio com 410 consumidores da capital mineira apontou que o valor médio do presente do dia dos namorados deve ficar entre R$ 100,01 a R$ 150, segundo 26,85% dos entrevistados. Os que pretendem gastar de R$ 75,01 a R$ 100 totalizam 18,97% dos consumidores e 18,23% dos entrevistados desembolsarão de R$ 150,01 a R$ 200 com o presente. Em seguida estão: de R$ 200,01 a R$ 300 (11,08% dos entrevistados), de R$ 50,01 a R$ 75 (8,62%), acima de R$ 400 (4,43%), até R$ 30 (4,19%), de R$ 30,01 a R$ 50 (3,94%) e de R$ 300,01 a R$ 400 (3,69%). Este ano o ticket médio está maior do que o do ano anterior, quando 40,06% dos entrevistados afirmaram que iriam gastar de R$ 51 a R$ 100 com o presente para a data. Os lojistas podem se preparar, pois o consumidor continua deixando as compras para a última hora. Segundo 69,95% dos entrevistados as compras serão feitas no mês de junho. “A indecisão na hora das compras e talvez a esperança de uma dica melhor por parte do namorado ou namorada, aliado à tendência de deixar tudo para a última hora movimentará as lojas no mês de junho”, explica o vice-presidente da CDL/BH, Vilson Mayrink. Local das compras – De acordo com 41,98% dos consumidores as compras serão feitas nos shoppings centers. Em seguida estão: região onde mora (14,57%), Hipercentro / região central (8,4%), internet (4,2%), Savassi (3,95%), Barro Preto (3,7%), centros comerciais (3,21%); shopping popular (2,47%) e não têm preferência (17,53%). Os presentes serão pagos em parcelas no cartão de crédito segundo 40% dos entrevistados. Dinheiro foi escolhido como segunda opção (28,4% das respostas), seguido de cartão de débito (13,58%), à vista no cartão de crédito (8,89%), cartão da própria loja (5,43%), à vista no cheque (2,22%), parcelado no carnê (0,99%) e parcelado no cheque (0,49%). Presente ideal – Roupa foi o item mais escolhido, com 39,09% das respostas, o que confirma a tendência de presentear com artigos úteis. Calçados ficou em segundo lugar com 20,97% das respostas, seguido de perfumes/cosméticos (12,25%), flores (5,2%), não sabe ainda o que comprar (5,03%), Livraria e Papelaria (3,69%), joias/bijuterias (2,85%), bombons (2,68%), viagens (2,35%), celular (2,01%), eletro/eletrônicos (1,68%), CDs/DVDs (1,01%), móveis (0,34%) e cama, mesa e banho (0,17%). Atrativos – Segundo 28,94% dos entrevistados o que mais os agradam na hora de efetuar as compras é o atendimento qualificado. Em seguida estão: ambiente agradável (23,53%), preço/valor dos produtos (15,06%), qualidade/mix de produtos (8,24%), segurança (8%), acesso/estacionamento (6,12%), facilidades de pagamento (4,47%), proximidade de casa (3,29%) e grife/marca (2,35%). As principais dificuldades que os consumidores encontram na hora das compras são: atendimento desqualificado (30,79%), preço/valor dos produtos (23,39%), filas muito longas (21,48%), qualidade/mix de produtos (13,37%), falta de flexibilidade na negociação (6,21%), formas de pagamento (2,15%), condições de pagamento (1,91%) e outros que incluem não saber o que comprar (0,72%). Comemoração – De acordo com 34,16% dos consumidores a comemoração do Dia dos Namorados será feita com jantar fora de casa. Em seguida estão 15,35% dos entrevistados que optaram por ir ao cinema; 9,41% almoçarão fora de casa; 7,18% não farão nenhum tipo de comemoração; 7,18% jantarão em casa; 6,93% irão ao motel; 5,69% ainda não sabem o que fazer; 3,47% decidiram por outros programas; 3,22% comemorarão com almoço em casa; 2,97% viajarão; 2,23% farão um lanche fora de casa; 1,49% optaram em ir ao boliche e 0,74% irão ao centro de diversões. Crescimento – A terceira melhor data de vendas para o varejo deve movimentar entre R$ 2,22 a R$ 2,24 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte. Esta é a expectativa da CDL/BH que prevê um crescimento entre 4,5% a 5,5% em relação ao mesmo período de 2012 nas vendas para o Dia dos Namorados. Alguns dos fatores que contribuirão para este crescimento, na opinião do vice-presidente da CDL/BH são a evolução positiva do emprego, da renda e do crédito que têm estimulado o consumo. Comparativo – Enquanto o consumidor está privilegiando o atendimento qualificado e ambiente agradável na hora de efetuar as compras, o lojista vai investir em propaganda/publicidade e promoções para atrair os clientes. Mais conservador o lojista espera ticket médio entre R$ 50,01 a R$ 75 para a data, enquanto o consumidor garantiu comprar presentes com valor entre R$ 100,01 e R$ 150.