Dia Livre de Impostos é oportunidade para adquirir produtos com valor até 70% menor

Ação promovida pela CDL/BH busca conscientizar a população sobre os altos valores dos impostos que não retornam para a população.

A 15ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem de Belo Horizonte neste dia 27 (quinta-feira) é a grande oportunidade para quem deseja adquirir produtos sem a cobrança de impostos.

“O DLI é uma excelente oportunidade para quem está planejando adquirir novos produtos e, até mesmo, antecipar o presente de Dia dos Namorados. Os valores, sem a carga tributária, são muito atrativos e, certamente, muitas pessoas vão aproveitar a oportunidade”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A ação nacional conta com a participação de 1.515 lojas em todo o país, abrangendo 23 estados. Em Belo Horizonte, mais de 300 lojas já estão confirmadas. Nomes como Drogaria Araújo e Tontri Esportes vão oferecer produtos com valor até 70% menor.

Segundo o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto, a empresa apoia esse importante movimento que questiona não só as altas cargas tributárias do nosso país, assim como o uso do valor arrecadado com esses impostos. “Com essa ação queremos aumentar o poder de compra das pessoas, evidenciando, com os descontos, a alta carga tributária que impacta diretamente na quantidade de produtos que vai na cestinha do consumidor”, explica. Apesar de ser pago normalmente pela empresa, o valor dos impostos não será repassado ao consumidor final.

A loja Tontri Esportes, localizada no bairro Sion, participa do DLI desde a primeira edição. Para o proprietário, Leandro Soares Camargos, a ação é uma excelente oportunidade para conscientizar a população sobre o real preço dos produtos. “Quase metade do valor final de uma mercadoria corresponde a impostos. Muitas vezes, o consumidor acredita que é determinada loja que pratica preços abusivos, mas não é. Por isso, o DLI é muito importante para que o cliente saiba o que ele realmente está pagando”, pontua. Camargos exemplifica alguns valores: um tênis da marca Mizuno, modelo Ocean, com impostos sai a R$ 399,90. Sem os tributos, este valor cai para R$ 249,90. Uma bota da Caterpillar, modelo Elude WP, em dias comuns é comercializada a R$ 799,90, no DLI ela custará R$639,90.

Sobre o DLI

Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem, há 15 anos na capital mineira, e há quatro anos em outros estados brasileiros, com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o movimento tem o objetivo de conscientizar a população quanto aos altos índices de impostos sem retorno do dinheiro para o cidadão. “Além de protestar contra a alta carga tributária, o DLI também reivindica um retorno efetivo dos impostos para a sociedade em forma de investimentos em serviços essenciais, como saúde e educação”, afirma Souza e Silva.

Lojas de todo o país vão oferecer produtos sem as taxas dos impostos, responsáveis por sobrecarregar o valor final dos produtos. São drogarias, perfumarias, supermercados, autoescola, escola de idiomas, lojas de material de construção, pet shop, lojas de calçados, roupas e acessórios, entre outras, que comercializarão produtos e serviços sem o valor dos impostos. A lista completa de empresas e produtos pode ser consultada no site www.dialivredeimpostos.com.br