Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Economia colheu boas notícias em 2023

Clipping

Confira essa e outras notícias no clipping desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Economia – Política
‘Investir nos EUA neste momento é bom’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B19 – 15/01/2024 – Jenne AndradeInvestir nos EUA neste momento é bom – CEO da Avenue afirma que 80% da captação dos últimos meses foi direcionada à renda fixa americana ENTREVISTA Executivo fundou e dirigiu empresas como Wintrade Investimentos e a Clear Corretora, antes de chegar à Avenue JENNE ANDRADE E-INVESTIDOR gp> á cinco anos, na mentalidade dos investidores pessoa física, ter investimento no exterior era equivalente a praticar “caixa 2”, A percepção foi capturada pelas pesquisas feitas pelos fundadores da Avenue quando eles ainda estudavam o mercado para lançar a corretora internacional no Brasil.
‘O gasto público é hoje uma preocupação de curto prazo no Brasil’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B7 – 15/01/2024 – Luiz Guilherme GerbellO gasto público é hoje uma preocupação de curto prazo no Brasil – Para o economista, impulso fiscal de 2023 foi muito forte e deixou desafios a serem enfrentados ENTREVISTA Economista, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 e presidente do IInsper LUIZ GUILHERME GERBELLI a> economista Marcos ( 0) Lisboa avalia que a “o economia colheu boas notícias em 2023, mas pondera que a área fiscal tem uma “série de desafios” que deixaram de ser um problema de médio prazo e estão se transformando numa questão de curto prazo.
Atenção na eleição americana está em decisões da JustiçaO Globo – Opinião – RJ – 2 – 15/01/2024Trump, favorito entre republicanos, se defende em quatro processos criminais e tenta manter seu nome nas cédulas; corrida eleitoral nos Estados Unidos começa hoje com as prévias no estado de Iowa. De acordo com as pesquisas, as primárias ao longo do semestre consagrarão mais uma vez como adversários o republicano Donald Trump e o democrata Joe Bidem. Ao mesmo tempo, a atenção estará nos tribunais, onde Trump tenta defender sua candidatura de toda sorte de acusação.
Chuva deixa 11 mortos, alaga vias e inunda hospital no RioFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – Capa,B2 – 15/01/2024 – Bruna FanttiFortes chuvas registradas neste final de semana na zona norte do Rio de Janeiro e em municípios da região metropolitana causaram pelo menos 11 mortes, segundo informações divulgadas na tarde deste domingo (14) pelo Corpo de Bombeiros. Uma pessoa continuava desaparecida até as 17h.
Chuvas castigam o Rio e matam 11Correio Braziliense – Brasil – DF – Capa,5 – 15/01/2024 – Rubens PaivaESTADO DE EMERGÊNCIA NO RIO Fortes chuvas provocam a morte de pelo menos 11 pessoas e duas estão desaparecidas. PÁGINA 5 > ÂNDREA MALCHER s fortes chuvas que castigaram o estado do Rio de Janeiro na madrugada de ontem causaram alagamentos em diversos pontos da capital fluminense, que está em estágio 4, O segundo maior na escala de risco, bem como em outros municípios, como Niterói, que está em alerta máximo.
Cinco maiores bilionários dobram riqueza em três anos, diz relatórioFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A16 – 15/01/2024O fim da pandemia deu impulso à produção de riqueza global, mas também a desigualdade cresceu nos primeiros anos desta década, indica a nova edição do relatório global da ONG Oxfam sobre o tema, “Desigualdade S. A”. O Levantamento, divulgado oficialmente nesta segunda (15) por ocasião do encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, que reúne nos Alpes suíços o topo da pirâmide política econômica global, indica que a soma de bilionários Ea planeta está US$ 3,3 trilhões -ou 34% – mais rica do que no início desta década de crise, e seu patrimônio cresceu o triplo do que a inflação no período.
Dez Estados e o DF decidem elevar a alíquota de ICMSO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1,B2 – 15/01/2024Dez Estados brasileiros e o Distrito Federal decidiram aumentar em até 2,5 pontos percentuais a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) este ano. A partir deste mês, seis unidades da federação – Ceará, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal – estão cobrando imposto mais elevado. Outros cinco Estados – Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás – se preparam para subir o ICMS até abril.
Dos 57 mil presos que saíram no Natal, menos de 5% não voltaramFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – Capa,B1 – 15/01/2024 – RAQUEL LOPES4,8% dos presos não retornam depois de saída temporária Levantamento abrange 18 unidades federativas; projeto para eliminar benefício ganhou impulso com morte de PM Levantamento feito pela Folha aponta que só.924 presos obtiveram o direito à saída temporária no último Natalem 18 unidades da Federação. Desse total, 2.741, OU 4,8%, não retornaram às instituições.
FuncionalismoO Globo – Economia – RJ – Capa,15 – 15/01/2024Reforma administrativa: governo tem proposta para se opor a Lira O Planalto já trabalha em um projeto que mira os servidores públicos mais suave que o do presidente da Câmara. FUNCIONALISMO Governo tenta deter proposta defendida por Lira com medidas de reestruturação RENAN MONTEIRO E VICTORIA ABEL econcmisBagiobo. com.br BRASÍLIA N o momento em que o governo se prepara para realizar concursos públicos e voltar a contratar servidores, o andamento da Reforma Administrativa deve opor o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),e o ministro da Fazenda, Fernando Haddar, e outros integrantes da equipe econômica do governo Lula, Lira pretende tocar em 2024 as discussões sobre a Reforma Administrativa, comando como base o texto enviado pelo governo Jair Bolsonaro em 2020.
Gestão das polícias esbarra na falta de políticas clarasO Globo – Brasil – RJ – Capa,10,11 – 15/01/2024 – AgendaURGÊNCIA NACIONAL Operações letais e politização das polícias em busca de soluções federais No segundo dia da série do GLOBO sobre os desafios do governo federal para entrar de vez no combate ao crime, especialistas debatem como a União pode induzir os governos estaduais a melhorar a gestão das polícias em quesitos como a alta de casos de mortes em operações. PÁGINAS 10 e11 GESTÃO DAS POLÍCIAS ESBARRA NA FALTA DE POLÍTICAS CLARAS INAÇÃO FEDERAL NO TEMA PREOCUPA ESPECIALISTAS RAFAEL SOARES E ALINE RIBEIRO políticafogiobacom br RIO E SÃO PAULO a última década, o número de óbitos em ações das polícias brasileiras quase triplicou – passou de 2.202, em 2013, para é.429 em 2022.
Gleisi defende ministra da Saúde e trava novo embate com o CentrãoO Globo – Política – RJ – 8 – 15/01/2024 – AgendaPresidente do PT atribui críticas a Nísia por liberação de verbas a grupos políticos ávidos por abocanhar a pasta PÂMELA DIAS pamela asfogiobo.com.br E novo embate com o Centrão, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), saiu em defesa da ministra Nísia Trindade, após a titular da Saúde se tornar alvo de críticas por causa da liberação de verbas da pasta.
Governo debate acordo sobre desoneração com transição mais longaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A15 – 15/01/2024 – Idiana TomazelliGoverno debate acordo sob desoneração com transição mais longa Para Fazenda, porta de saída de benefício e alternativas a fim de repor arrecadação são premissas da negociação Idiana Tomazelli BrasíLIA O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta costurar um acordo sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores que contemple uma transição mais longa para encerrar o benefício e medidas alternativas para compensar a perda de arrecadação.
Laços com a direita além-marCorreio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 15/01/2024 – Vicente NunesSOCIEDADE Laços com a direita além-mar Imigrantes do Brasil, na maioria evangélicos, das classes média e alta e com cidadania portuguesa são fortes apoiadores do partido ultraconservador Chega. Apesar da estreita Ligação, até agora, apenas uma brasileira foi eleita pela Legenda, na Ilha da Madeira > VICENTE NUNES Correspondente isboa – Aproximadamente 500 mil brasileiros obtiveram a cidadania portuguesa entre 2010 e 2023, segundo o Ministério da Justiça de Portugal, Esse contingente representa 5% da população lusitana, pouco para mexer no tabuleiro político – menos da metade exerce o direito ao voto no país -, mas barulhento o suficiente para atrair a atenção dos principais candidatos às eleições parlamentares de 10 de março, antecipadas pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Souza.
Lembrar do passado para construir o presenteCorreio Braziliense – Cidades – DF – Capa,17 – 15/01/2024 – Ana Maria CamposA história preservada Série sobre museus cívicos da cidade destaca a importância do Memorial JK e do acervo da Câmara dos Deputados. As amigas Litsia Calixto (E) e Svea Moreal foram conhecer um pouco da nossa memória. PÁGINA 17 > MARIANA SARAIVA > FERNANDA CAVALCANTE” espaços que nos permitem voltar no tempo. Assim, são os museus cívicos do Distrito Federal, guardiões das heranças históricas e do legado da capital.
Maria da Penha para militaresCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,4 – 15/01/2024 – Renato SouzaPresidente do STM quer rigor contra agressor de mulher Brigadeiro Joseli Parente Camelo destacou o feminicídio como algo intolerável. Projeto da deputada Katia Sastre (PL-SP) propõe que crimes de violência doméstica cometidos por militares sejam transferidos da Justiça Militar para a Justiça comum. “Concordo, não vejo objeção”, disse o presidente do STM sobre a proposta.
Multas aceleradas pela imprudência nas estradasEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,30,31,32 – 15/01/2024 – Mateus ParreirasMULTAS EM ALTA NAS ESTRADAS Rodovias mais movimentadas de Minas têm aumento de infrações no período de férias Quem se prepara para viajar nas férias tem uma preocupação a mais com as estradas. Um levantamento do Estado de Minas com base nos dados de 2022 e 2023 da Polícia Rodoviária Federal aponta que, em janeiro e fevereiro, as multas aplicadas por infrações de trânsito têm alta considerável, graças à imprudência ao volante.
No coração dos centros de torturaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2 – 15/01/2024Atrocidades do Golpe de 64 PÁGINA 2 — No coração dos centros de tortura Ministério dos Direitos Humanos tem programação extensa para Lembrar os Anos de Chumbo e vai criar Locais de memória em instalações onde ocorreram mortes e desaparecimentos de opositores do regime militar Esandro ÊboLi/CR/D. A Press > EVANDRO ÉBOLI ara lembrar os 60 anos do golpe militar que implantou a ditadura no país por 21 anos, de 1964 a 1985, O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma série de atos e uma programação extensa para relembrar, em detalhes, as atrocidades e as violações cometidas naquele período.
Nos EUA, transição para veículo elétrico esfria à medida que a demanda diminuiO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B6 – 15/01/2024E&N Meio ambiente Bb Queda na busca de carro elétrico freia gasto de fábricas na transição nos EUA Preços, autonomia de bateria e a falta de estações de recarga afasta os consumidores americanos. Nos EUA, transição para veículo elétrico esfria à medida que a demanda diminui Montadoras reduzem investimentos enquanto consumidores se preocupam com preços, bateria e pontos de recarga O esforço do governo de Joe Bi den para incentivar mais americanos a comprar veículos elétricos está ficando abaixo das expectativas, pois os consumidores se preocupam com os preços, a autonomia da bateria e a falta de estações de recarga.
O jogo dos tronosFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A2 – 15/01/2024 – Renan CalheirosMarcus André Melo Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante da Universidade Yale. Escreve às segundas O modelo de Simón Bolívar para a América Latina era “reis eleitos, com o título de presidentes” Mas presidencialismo imperial é coisa do passado. Os presidentes perderam poderes discricionários e alguns constitucionais . Como no Brasil, onde as relações Executivo-Legislativo estão se reacomodando.
O semipresidencialismoO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 15/01/2024 – Miguel Realeato, valor e norma. Era a lição do professor Miguel Reale quando ressaltava que certos fatos vão sendo tão valorizados que, em dado momento, são normatizados. Seja: viram leis. É o caso, penso, do semipresidencialismo. Falava-se pouco desse sistema de governo. Que é semi porque não é o presidencialismo puro, nem o parlamentarismo. É amálgama dos dois sistemas. Com efeito, trata se de fórmula em que o presidente da República também “reina e governa”, já que recebe atribuições que não significam apenas presença governativa nas relações exteriores, mas tarefas como a chefia das Forças Armadas, a designação do primeiro-ministro e até a possibilidade de sanção ouve a projetos de lei juntamente com o primeiro-ministro.
Por uma utopia pragmáticaO Globo – Economia – RJ – 16 – 15/01/2024E as energias na passagem de ano, é hora de agir diante de imensos desafios pela frente. Em escala global, provavelmente nada é mais urgente do que enfrentar a emergência climática. Estimativas confiáveis apontam 2024 como ainda mais quente que 2023, quando o planeta teve a maior temperatura média já registrada . O ano também será de decisões cruciais sobre o futuro da democracia no mundo.
Praça da Bandeira, o marco cívico da capitalEstado de Minas – Gerais – MG – 33 – 15/01/2024Praça da Bandeira, O marco cívico da capital TÚLIO SANTOS/EM/ D. A PRESS = 12/1/24 ANA LUIZA SOARES” Na tranquila Praça da Bandeira, em Belo Horizonte, repousa o imponente Marco Cívico do Centenário, testemunha silenciosa da história da cidade. Com origem na antiga Fazenda Mangabeiras, que deu nome ao bairro, a praça é hoje um espaço aberto e contemplativo, com vista para a Serra do Curral.
Previdência Privada é aliada em todas as fases da vida (informe publicitário)Folha de S. Paulo – Política – SP – A13 – 15/01/2024Previdência Privada é aliada em todas as fases da vida Com rendimento, em média, acima da inflação e tributação mais vantajosa para o investidor, modalidade é excelente para planejamento de longo prazo 4 A Previdência Privada é mais do que somente um veículo para complementar a aposentadoria. Ela é um excelente investimento de longo prazo.” A avaliação de Bruno Holfmann, sócio e responsável pela área de seguridade da corretora Nomos, encontra coro no mercado: se a intenção é usar o dinheiro depois de alguns anos, essa pode ser uma solução sólida, Com rendimento, em média.
RECEITA PARA A REELEIÇÃOEstado de Minas – Política – MG – 2 – 15/01/2024Despolitizar as eleições municipais deste ano, especialmente nas capitais e grandes cidades. A receita é da prefeita e pré-candidata à reeleição, Marília Campos (PT). Prefeitos e prefeitas ficam sobrecarregados com as obras, o principal compromisso de gestões sérias, até porque as demandas sociais e climáticas batem à sua porta. O prefeito de BH, Fuad Noman, é pré-candidato à reeleição e diz que o que mais o motiva a se candidatar é a garantia da continuidade das obras que está fazendo.
Reconstrução da confiança no futuroFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A3 – 15/01/2024O aumento da divisão, a escalada da hostilidade e o crescimento dos conflitos estão definindo o cenário global atual. A necessidade eterna de gestão de crises está esgotando a fundamental energia do ser humano, que, de outra forma, poderia ser canalizada para moldar um futuro mais otimista.
Reféns dos deputados, governos Zema e Lula ignoram os prefeitosEstado de Minas – Política – MG – Capa,2 – 15/01/2024ORION TEIXEIRA Deputados mandam no governo, mas não dão apoio político Reféns dos deputados, governos Zema e Lula ignoram os prefeitos Cinco anos do governo de Zema (Novo) e um ano de Lula (PT) depois, os prefeitos e prefeitas permanecem desamparados, mais do que isso, esquecidos das políticas públicas estaduais e federais. Era comum dizer que os prefeitos batiam as portas desses governos de pires na mão.
Sai, tentaçãoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 15/01/2024A fila dos pesadelos que assolam o presidente recém-eleito da Argentina é muito longa. Mas a crise do setor externo certamente tem um grande papel de destaque.
Sem populismoFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 15/01/2024Sobre ofensiva contra saída temporária de presos. Sem populismo Saída temporária de presos tem objetivo meritório; regra não deve ser debatida a base de emoção É trágica a morte do polícial militar mineiro Roger Dias da Cunhà, no dia 7 de janeiro, após ser baleado durante perseguição a um presidiário foragido do sistema. O criminoso havia sido beneficiado com asaída temporária, mas não retornou na data prevista.
Temporada dos sonhos para concurseirosEstado de Minas – Política – MG – Capa,3,4 – 15/01/2024 – Joana Gontijo TEMPORADA DOS SONHOS PARA OS CONCURSEIROS Quem busca uma carreira e a estabilidade de um emprego no serviço público pode começar a se preparar: em 2024, diversos órgãos federais, estaduais e municipais terão seleção. PÁGINAS 3 E 4 JAIR AMARAL /EM / DA PRESS É e. ” ENEM DOS CONCURSOS TEMPORADA DOS SONHOS PARA CONCURSEIRO Em Minas e pelo país, 2024 reserva uma gama de possibilidades para quem almeja uma carreira no serviço público.
Tese do “Brasil voltou” será testada no fórum econômico de DavosO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B4 – 15/01/2024 – Celso AmorimUma das principais bandeiras do primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a reintegração do Brasil no mapa político internacional, após um mergulho no ostracismo durante a gestão de Jair Bolsonaro. E o primeiro teste relevante da tese de que o
Transição energética e crise do clima dominam DavosFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A16 – 15/01/2024 – Luciana CoelhoO encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, que reúne nos Alpes suíços governantes, empresários, acadêmicos, executivos, jornalistas e líderes sociais para debater os problemas do planeta, começa nesta segunda (15) com dois temas determinantes e interligados na agenda: a transição energética e a crise do clima.
Um abismo que só aumentaCorreio Braziliense – Economia – DF – 7 – 15/01/2024FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL Um abismo que só aumenta o Estudo que será apresentado em Davos aponta que a desigualdade de renda disparou desde 2020. Cinco mais ricos do mundo mais do que dobraram as fortunas no período, enquanto 5 bilhões viram o rendimento médio cair > RAFAELA GONÇALVES s cinco homens mais ricos do mundo mais que dobraram as fortunas desde 2020, que passaram de US$ 405 bilhões para US$ 869 bilhões, o equivalente a cerca de US$ 14 milhões por hora.
Setor Varejista
Serviços de logística chega às comunidadesO Globo – Classificados – RJ – 20 – 15/01/2024 – Negócios & LeilõesNEGÓCIOS. LEILÕES ROBERTO HADDAD Em captação para grande leilão em janeiro Delivery. Empresas contratam mão de obra local, que conhece as vielas CONTEALIGETTY INAGES SERVIÇOS DE LOGÍSTICA CHEGA ÀS COMUNIDADES Compras on-line para entrega em endereços sem CEP aumentam graças à atuação de empresas em áreas não atendidas por transportadoras tradicionais O do comércio eletrônico no país voltado para consumidores de mais baixa renda está aumentando o faturamento de empresas de logística especializadas na entrega de produtos em áreas não atendidas pelas transportadoras tradicionais.
Turismo
‘Esquenta’ do Carnaval 2024 passa no testeO Tempo – BH – Cidades – MG – Capa,21,22 – 15/01/2024 Ambulantes prova uso com desconto para Os testes para o Carnaval vai de BH mostraram quem pagou ambiente, em geral, foi de paz. Trânsito ficou complicado no sábado, e, apesar dos 200 banheiros químicos, xixi na rua ainda é problema. Páginas 21 e 22 que a sonorização está melhor, e o com pix. y, 21 FOTOS FLÁVIO TANARESVO TEMP Mau sinal Nos dois dias de ensaios, a polícia registrou pelo menos 37 ocorrências de furtos e roubos de celulares.
BH espera receber 5 milhões de foliõesCorreio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 15/01/2024A prefeitura de Belo Horizonte cadastrou 532 blocos de carnaval, que vão participar de 580 desfiles entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O setor de turismo da capital mineira espera que o carnaval vai deste ano injete mais de R$ 2 bilhões na economia e atraia 5 milhões de foliões para os festejos ao longo dos 20 dias do calendário oficial. O presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, disse que o desafio é “manter a diversidade e pluralidade, mas, também, a segurança e as coisas funcionanão, com um impacto menor na cidade”.
Testado e aprovadoEstado de Minas – Gerais – MG – 34 – 15/01/2024 – Bruno NogueiraTESTADO E APROVADO Organizadores de blocos aplaudem a performance da nova sonorização da folia da capital, apresentada no Ensaio Geral do fim de semana. “Momento histórico”, classificou um deles MARCOS VIEIRA (EM /DA PRES ME. b À Ê DESFILE DO BAIANAS OZADAS DURANTE O ENSAIO GERAL: PARA O GRUPO, A FESTA AVANÇOU “10 ANOS EM UM” MARCOS VIEIRA [EM /D. A PRESS LEANDRO)