Em busca de soluções inovadoras, empresários da capital se reúnem com startups israelenses

Desde ontem empresas da capital mineira estão tendo a oportunidade de conhecer soluções inovadoras para seus negócios desenvolvidas por startups israelenses. Resultado de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Israel Trade & Investment Brazil, começou nesta segunda-feira, 4, uma série de reuniões de conexão entre as startups e os empresários da capital. Os encontros com os israelenses continuam hoje no Espaço de inovação Varejo Inteligente, que fica na sede da CDL/BH (Av. João Pinheiro, 495 – Boa Viagem), a partir das 12h.

O empresário Fernando Cardoso, da rede de óticas Centro Visão, participou ontem da primeira rodada de reuniões. Para ele o contato com as soluções desenvolvidas pelos israelenses foi muito relevante. “Pude conhecer duas empresas de Israel que oferecem alternativas inovadoras que podem melhorar os negócios. A primeira startup trouxe uma estratégia de interação e vendas online para lojistas de pequeno e médio porte conseguirem competir com grandes varejistas. Tudo de uma maneira simples e que gera a melhor experiência possível para o cliente. A segunda startup era ligada à parte de Recursos Humanos, e a solução apresentada foi realmente impressionante. Por meio do sistema desenvolvido por eles são realizadas entrevistas de recrutamento que podem ser feitas pelo celular ou pelo computador de qualquer lugar. O programa avalia o tom de voz e a fisionomia do candidato dentro de uma estratégia que pode contemplar todos os cargos de uma empresa”, explicou Cardoso. Ele destacou também que o futuro do varejo está cada vez mais ligado à tecnologia. “A conexão do comércio com startups é o caminho para o desenvolvimento dos negócios”, conclui.

Reunião de hoje

Estão confirmadas para participarem das reuniões de hoje empresas como os supermercados Verdemar e Super Nosso, o Banco Semear, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Rommanel. As startups que apresentam suas soluções fazem parte do Scale Up in Brazil, programa de aceleração e mentoria que seleciona novas empresas israelenses que têm interesse em entrar no mercado brasileiro. O Scale Up in Brazil é uma iniciativa da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em conjunto com o Israel Trade & Investment Brazil e com a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).

Startups – Ao todo, três startups estão participando das reuniões e expondo suas soluções para grandes empresas do varejo da capital e de outros segmentos. Uma das statups é a SuperUp, que criou uma plataforma móvel de compras e publicidade que conecta consumidores, varejistas, anunciantes e marcas e que foi projetada para obter novos dados e insights dos consumidores. Já a Intervyo oferece soluções de RH para análise de pessoas, baseada em inteligência artificial. A terceira empresa israelense é a SeeTree, uma AgroTech, cuja tecnologia permite análise de saúde e potencial da produção de árvores.

Parceria – A parceria para realização dessas conexões começou a ser desenhada após uma visita do Itzhak “Tsahi” Reich, atual Cônsul para Assuntos Econômicos do Israel Trade & Investment, na CDL/BH no final de setembro. O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, ressalta a relevância desta parceria internacional. “Para a CDL/BH ser articuladora de conexões desse nível no ecossistema de inovação é muito significativo. Essa é uma iniciativa importante, que nos coloca em um patamar elevado de relacionamento com programas internacionais. Além disso, Israel tem sido um dos países mais procurados do mundo quando se trata de inovação, o que torna ainda mais expressiva essa aproximação, já que a CDL/BH tem atuado para fomentar cada vez mais a cultura da inovação nos setores de comércio e serviços da capital”, comenta Souza e Silva