Imprensa - 25 de maio de 2015 Empresários apostam em ofertas e promoções para aumentar as vendas no Dia dos Namorados Sugestão de Pauta De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 100 empresários da capital, entre os dias 5 e 20 de maio, 29% dos entrevistados estão apostando em ofertas e promoções para intensificar as vendas no Dia dos Namorados. A decoração (17%) e a propaganda e publicidade (17%) vêm logo em seguida como opções de estratégias. Outros 11% investirão em atendimento qualificado e 8% em ambiente agradável. Somente 2% acreditam que os brindes irão conquistar os clientes. (Imagem 1) Segundo a pesquisa, neste ano a expectativa do tíquete médio de compras está em torno de R$ 101,85. Em 2014 o valor foi de R$ 145,82. Para Davidson Cardoso, vice-presidente da CDL/BH, essa diminuição pode ser explicada pelo aumento da inflação, que limita o poder de compra do consumidor. “A alta da inflação provoca um efeito corrosivo sobre a renda, com isso a capacidade de adquirir bens e serviços torna-se menor”, ressalta. Para Cardoso, a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil explica, inclusive, o alto índice de entrevistados (33%) que não soube responder qual a expectativa do tíquete médio para a data em 2015. (Imagem 2) Vendas – Para 57% dos empresários, as vendas do Dia dos Namorados desse ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos entrevistados pessimistas, essa queda deve representar em média 25%. Outros 29% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, com um crescimento médio de 15%. Para os 14% restantes, a expectativa é de que elas sejam iguais à de 2014. (Imagem 3) Perguntados sobre o que poderia ajudar nas vendas, 31% dos lojistas responderam que seria o mercado de trabalho aquecido. 18% deles acreditam que seria a redução de juros e inflação. Com relação ao que poderia prejudicar as vendas, 36% acham que é a alta da inflação e 33% a crise política. (Imagem 4) Presentes – Para 25% dos empresários, os calçados serão a principal opção de presente para os namorados. As roupas vêm em segundo lugar, com 21% da preferência. Em seguida estão as flores (12%), os artigos diversos (9%), perfumes e cosméticos (6%), joias e bijuterias (5%). Itens de cama, mesa e banho correspondem a 5%, bombons somam 4%, cartões 4% e outros, 9%. O vice-presidente da CDL/BH aposta na comercialização de kits como uma boa estratégia para atrair clientes. “Além de um bom custo-benefício, os kits podem ajudar principalmente os homens na escolha do presente ideal”, afirma. (Imagem 5) Ainda segundo Davidson Cardoso, o setor de serviços também é beneficiado pelo período do Dia dos Namorados, visto que bares, restaurantes, cinemas e motéis estão normalmente no topo das preferências do público alvo da data. Pagamento – A maioria dos entrevistados (68%) aposta nas vendas com cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, como principal opção de pagamento. Na opinião de 12% a opção será o dinheiro e outros 10% acreditam no cartão de débito. A opção de parcelamento no cartão da loja não foi mencionada por nenhum lojista. (Imagem 6) Crescimento – De acordo com a CDL/BH, 2015 deve registrar um leve crescimento de 0,12% nas vendas no Dia dos Namorados em relação ao ano anterior, resultando em um valor de vendas em torno de R$ 2,142 bilhões. “O comércio vem sofrendo quedas nas vendas desde 2014, reflexo de inflação alta e taxa de juros em patamares maiores. Isso inibe o consumo de bens de maior valor agregado”, explica Davidson Cardoso. Mês de Junho Dia dos Namorados Variação em relação ao ano anterior (%) Valor de Vendas do Comércio de Belo Horizonte – (aproximada) (em R$ de Maio/2015) 2001 +1,2 1,34 bilhão 2002 -5,5 1,27 bilhão 2003 -0,9 1,25 bilhão 2004 +20,2 1,51 bilhão 2005 +10,4 1,67 bilhão 2006 -2,4 1,63 bilhão 2007 +6,2 1,74 bilhão 2008 +5,5 1,83 bilhão 2009 +2,0 1,87 bilhão 2010 +5,2 1,98 bilhão 2011 +2,38 2,03 bilhões 2012 +4,37 2,12 bilhões 2013 +0,22 2,13 bilhões 2014 +0,18 2,14 bilhões 2015 +0,12 (P) 2,142 bilhões (P) (P) = Previsão