Empresários brasileiros se mobilizam contra a alta carga tributária

A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo. Ela corresponde, em média, a 41,80% do rendimento bruto de cada cidadão. Como forma de conscientizar a população sobre esse expressivo índice, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a CDL Jovem realizam, no dia 1º de junho, quinta-feira, a 11ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).

Durante a ação, empresários da capital mineira, dos mais variados segmentos, irão comercializar produtos e serviços com desconto referente ao valor dos impostos incidentes. Os itens vão desde brinquedos, vestuário e alimentos a aluguel de equipamentos para construção, acessórios para carros e motos, entre vários outros. A lista completa de produtos pode ser acessada no site http://dli.cdlbh.com.br. O Dia da Liberdade de Impostos também será realizado, simultaneamente, em vários estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Para Bruno Falci, presidente da CDL/BH, a elevada carga tributária não pode continuar sufocando o orçamento dos brasileiros e emperrando os negócios do pequeno, médio e grande empresário. “O atual sistema de cobrança de impostos do Brasil é totalmente incompatível com a política adotada pelos países que buscam o fomento do setor produtivo, a melhoria do bem-estar da população e a redução das desigualdades sociais”. O dirigente ainda ressalta que não é uma questão de ser contra a cobrança de impostos. “Nossa luta é por um sistema tributário mais simples e menos oneroso, que vá ao encontro do desenvolvimento que todos queremos para o nosso País”.

O dia 1º de junho marca, simbolicamente, a data em que os brasileiros passam a trabalhar para proveito próprio. Nos 153 dias anteriores, todo o valor recebido é destinado exclusivamente ao pagamento de tributos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Esse período corresponde ao dobro do tempo na comparação com as décadas de 1970 e 1980, quando eram dedicados, respectivamente, 76 e 77 dias de trabalho para tal objetivo.

Serviço:

11ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI)
Venda de vários produtos e serviços com desconto referente ao valor dos tributos incidentes
1º de junho, quinta-feira
Mais informações: http://dli.cdlbh.com.br