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Imprensa -

Empresários da capital esperam alta nas vendas no Dia dos Namorados

Sugestão de Pauta

A maioria dos empresários da capital mineira esperam vender mais neste Dia dos Namorados. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 57,5% dos entrevistados estão otimistas para a data. Porém, devido à proximidade com a Copa do Mundo, este percentual diminuiu em relação ao registrado no ano passado (65,0%). Os lojistas mais confiantes são dos segmentos de vestuário, calçados, bijuterias e joias. Mas, cabe ressaltar que a pesquisa foi realizada entre os dias 2/05 a 21/05, período anterior à paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias e gerou queda nas vendas em todo comércio, o que pode afetar a expectativa dos empresários. “O Dia dos Namorados está entre as melhores datas comemorativas para o comércio, por isso, mesmo com os impactos causados pela paralisação esperamos uma retomada das vendas e um bom resultado”, afirma Marco Antônio Gaspar, vice-presidente da CDL/BH.

Ainda de acordo com o levantamento, a expectativa do comércio é que R$ 2,09 bilhões sejam injetados na economia com a comercialização dos presentes, o que representa um crescimento de 2,30% nas vendas do mês de junho, em relação ao mesmo período de 2017.

O tíquete médio esperado pelos lojistas é de R$ 141,05,  valor 5,95% maior em relação a 2017 (R$ 133,13). A maioria dos comerciantes entrevistados (38,2%) prevê que o consumidor deve gastar entre R$ 50,01 e R$ 100. Na abertura da pesquisa por regiões da cidade, os empresários das Regionais Centro-Sul (R$ 196,11), Pampulha (R$ 193,75) e Nordeste (R$ 165,94) são os que esperam os maiores valores para o tíquete médio.

pesquisa também mostra que o valor a ser desembolsado pelo consumidor poderá variar conforme o tipo de presente escolhido. Segundo os empresários, quem presentear com joias e bijuterias vai desembolsar o maior valor (R$ 210,78). O custo com roupas deve girar em torno de R$ 151,21, já com os calçados deve ser de  R$ 142,03.

Roupas devem ser os produtos mais procurados

Segundo os empresários, os principais presentes pelos quais os consumidores devem optar serão as roupas (48,3%), os calçados e acessórios (22,1%) e as joias e bijuterias (8,4%). “Estes produtos estão sempre entre os mais citados, pois se adaptam melhor a realidade atual do consumidor e costumam agradar os diversos públicos”, comenta o vice-presidente da CDL/BH. As demais opções citadas foram: material esportivo (4,6%); maquiagens e cosméticos (4,0%); perfumes e hidratantes (3,9%); utensílios domésticos (2,5%); óculos (2,2%); livros (0,9%); flores (0,9%); artigos do lar em geral (0,8%); bombons (0,8%); eletrodomésticos/eletrônicos (0,3%) e bichos de pelúcia (0,3%).

Em relação ao número de presentes, a maior parte dos empresários (96,0%) acredita que os consumidores irão comprar um ou dois produtos.

Parcelado no cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada

Para a maioria dos empresários (67,1%), a forma de pagamento mais utilizada para as compras do Dia dos Namorados será o parcelado no cartão de crédito. As demais formas de pagamento citadas pelos empresários foram: à vista no cartão de crédito (15,0%); cartão de débito (13,4%); parcelado no carnê/crediário (1,6%); parcelado no cartão da própria loja (1,5%); dinheiro (1,1%) e à vista no cartão da própria loja (0,4%).

Divulgação dos produtos é a principal estratégia para alavancar as vendas

Na opinião de 32,3% dos comerciantes, a divulgação dos produtos é a principal estratégia para alavancar as vendas no Dia dos namorados. E o meio mais utilizado para isso serão as redes sociais (Whatsapp, Facebook e Instagram). Para 59,4% dos lojistas, essa tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e chegar até os consumidores. “Esses canais são os mais utilizados devido ao seu baixo custo de investimento e ao alto alcançe aos consumidores”, comenta Gaspar.

A decoração da loja (30,3%), o atendimento qualificado (15,0%) e as promoções/liquidações (12,5%) também estão entre as estratégias que serão utilizadas pelos empresários para aquecer as vendas na data.

O que pode ajudar ou prejudicar as vendas no Dia dos Namorados

Na opinião dos comerciantes, entre os fatores que podem contribuir para alavancar as vendas no Dia dos Namorados estão: liquidação/promoção/oferta de produtos (48,9%); aumento do emprego (14,3%); atendimento qualificado (9,4%), queda da inflação (6,6%); divulgação (6,5%); flexibilidade na forma de pagamento (4,5%); queda dos juros (2,8%); quitação da dívidas/redução da inadimplência (1,6%) e chegada do inverno (1,6%). Não sabem somaram 3,8%.

Em contrapartida, as opções citadas na pesquisa que podem prejudicar as vendas presenciais, segundo os lojistas, são: atendimento ruim (44,6%); desemprego (17,8%); aumento do preço dos produtos (9,7%); diminuição da renda dos trabalhadores (9,3%); crise financeira do País (6,3%); aumento da inadimplência (3,1%); falta de divulgação (1,8%); falta de compras pelos consumidores (1,6%); Copa do Mundo (0,7%); e-commerce (0,4%) e falta de mercadoria (0,4%). Os que responderam que nada deve atrapalhar totalizam 4,1%. Além destes fatores, o momento vívido no País também pode ser um empecilho para as vendas.

Metodologia – Foram entrevistados 276 empresários de Belo Horizonte e Região Metropolitana, no período de 2 a 21 de maio de 2018