Empresários mineiros solicitam que cobrança do ICMS não seja antecipada

Belo Horizonte, 03 de março de 2016 – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entidade que representa o varejo da capital, encaminhou ofício ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, pedindo que a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas instaladas no estado não seja antecipado do dia 9 para o dia 2. A antecipação da cobrança foi anunciada pelo governo no fim do mês de fevereiro, como uma das estratégias para conseguir pagar as contas, especialmente da folha de pagamento dos funcionários ativos e inativos.

Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, os empresários sabem da dificuldade de caixa do estado, mas não têm como aceitar e cumprir a antecipação. “As empresas já vêm enfrentando diversos desafios e problemas em função da conjuntura econômica do país. Aliado a isto, todo quinto dia útil do mês os empresários têm de pagar os salários de seus empregados, o que inviabiliza o pagamento do imposto em data antecipada”, disse.