Imprensa -

Empresas que optam em oferecer assistência médica a seus funcionários obtêm melhores resultados e se diferenciam dos concorrentes

Sugestão de Pauta

Com a população se preocupando cada vez mais com a saúde e a evolução da medicina, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou nos últimos anos. Porém, os custos para se ter um plano de saúde privado não é um valor acessível para todos. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde particular – seja ele individual ou empresarial, e esse percentual ainda é maior entre as pessoas das classes C, D e E (77%). Por isso, o plano de saúde é a terceira conquista mais desejada pelos brasileiros (67%), perdendo apenas para educação e casa própria, segundo pesquisa do Ibope, feita a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, os resultados destes levantamentos indicam a importância que a assistência médica privada possui na vida dos brasileiros. “Um dos principais motivos para isso é a precariedade da saúde pública. Sabemos que não é tão simples conseguir um atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Existe uma demanda muito grande que o SUS nem sempre consegue atender. Por isso, os planos de saúde são tão desejados”, esclarece Falci.  Desta forma, cada vez mais, as pessoas estão buscando adquirir um plano de saúde, e um dos meios para isso tem sido a adesão a planos de saúde empresariais.  Nessa modalidade, a empresa arca com uma parte ou total dos custos médicos de seus funcionários. Este benefício tem sido, extremamente, valorizado pelos profissionais e tornou-se um diferencial decisivo na hora de aceitar ou não uma vaga de trabalho. Sendo assim, as empresas que ainda não oferecem assistência médica acabam perdendo a preferência da mão de obra qualificada e com isso até mesmo o seu desempenho pode ser afetado.

O aumento da produtividade é uma das vantagens de investir na saúde e bem-estar dos empregados

Investir em um plano de saúde é vital para a boa imagem da empresa, a satisfação dos funcionários e a melhora da produtividade. Além de garantir a saúde do trabalhador, os planos podem melhorar até mesmo a rotina de trabalho, permitindo que o funcionário se mantenha mais focado no serviço. “É fundamental valorizar uma das peças mais importantes para o bom andamento de uma empresa: os colaboradores. É imprescindível oferecer boas condições de trabalho à equipe para conquistar bons resultados, pois, desta maneira, os funcionários sentem-se motivados e vestem cada vez mais a camisa da empresa”, explica o presidente da CDL/BH.

Para o empresário Leirson Agnes, que disponibiliza assistência médica aos seus empregados há mais de dez anos, este recurso possibilitou que fosse oferecido um tratamento diferenciado a um de seus colaboradores. “Tivemos um caso muito relevante no uso do plano de saúde. Há algum tempo um de nossos funcionários teve uma doença séria, e por intermédio da empresa, conseguimos oferecer a ele um tratamento diferenciado, inclusive ampliando a sua cobertura pelo plano. Com isso, os laços entre a empresa e os funcionários foram reforçados, o que contribuiu significativamente para o bom desempenho do trabalho de todos”, conta. “Entendemos que ao oferecer o plano de saúde, inclusive extensivo aos dependentes, estamos investindo nos diferenciais da empresa”, acrescenta.

Entre as principais vantagens para as empresas ao oferecer o plano de saúde, além das já citadas, estão à melhora na relação empregado/empregador, a diminuição no número de faltas/afastamento, a redução de gastos, o suporte em casos de acidentes de trabalhos, e destacar a empresa entre os concorrentes.

A empresária Mariana Alves, também considera imprescindível investir na saúde e bem-estar dos empregados. “Tivemos um ganho enorme ao oferecer este benefício. O número de ausências devido a problemas médicos reduziu, e agora é possível organizar melhor os horários que os funcionários precisam para realizar consultas e atendimentos médicos. Sabemos que é muito complicado ficar sem plano de saúde, e nesse momento em que presenciamos tantas empresas sendo obrigadas a cortar gastos e reduzir os benefícios dos funcionários, ficamos muito satisfeitos em poder oferecer isso para os nossos empregados. E eles nos dão um excelente retorno. É um diferencial a mais para a nossa empresa. E isso reflete positivamente na produtividade de todos”, conclui Mariana.

CDL/BH oferece três opções de planos de saúde empresariais para seus associados

Por meio de parcerias estratégicas, a CDL/BH oferece planos de saúde e odontológicos com condições especiais e benefícios diferenciados para seus associados. Com o serviço, os empresários podem escolher planos adequados à necessidade de sua empresa. Além disso, seus funcionários utilizarão um plano de saúde e/ou odontológico com preço mais acessível. As opções de planos oferecidas pelo CDL Saúde são: Unimed, Premium Saúde, Vitallis e Belo Dente.

Mais informações sobre os planos no telefone (31) 3249-1666 ou saa@cdlbh.com.br.