Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Endividamento das famílias chega a 78,8%

Clipping

Fique por dentro das notícias deste domingo

CDL/BH
Após interrupção de redução da Selic, comércio espera ajuste fiscalJornal Amanhecer – Home – RJ – Online – 19/06/2024Para CDL/BH, o equilíbrio entre as políticas fiscal e monetária é fundamental para que próximo semestre não tenha tantas turbulências Marcello Casal/Agência Brasil  A interrupção do ciclo de redução da taxa Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, acendeu o alerta de atores econômicos, dentre eles o…
Após interrupção de redução da Selic, comércio espera ajuste fiscalRÁDIO ELDORADO FM 107,3 ONLINE – Home – Internet – Online – 19/06/2024  A interrupção do ciclo de redução da taxa Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, acendeu o alerta de atores econômicos, dentre eles o setor de comércio e serviços, representado na capital mineira pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). Para a entidade, uma das alternativas para se ter um período…
FCDL Minas desaprova interrupção de cortes na SelicCDL Contagem – Home – MG – Online – 20/06/2024A interrupção do ciclo de redução da taxa Selic, que se manteve em 10,5% após reunião do Copom na tarde de ontem (19/06), acendeu o alerta de atores econômicos, dentre eles o setor de comércio e serviços. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, avalia como negativa a decisão…
Muriaé conquista pela segunda vez o Prêmio Band Cidades ExcelentesSilvan Alves – Home – MG – Online – 20/06/2024Pelo segundo ano consecutivo, Muriaé foi a cidade vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes nas categorias “Educação” e “Saúde e bem-estar”. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (19), na sede da CDL-BH, em Belo Horizonte. Os prêmios foram recebidos em mãos pelo prefeito Marcos Guarino. As secretárias de Educação,…
O comércio aguarda ajuste fiscal após interrupção na redução da SelicAção Inovadora – Home – GO – Online – 20/06/2024 A pausa no ciclo de redução da taxa Selic, decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, tem preocupado diversos setores da economia, incluindo o comércio e os serviços, representados pela CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte). Para garantir um período prolongado de queda nos juros, em alinhamento…
Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da UnescoVG News – Home – MG – Online – 22/06/2024O artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro de uma ação cultural promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na França.A iniciativa, realizada em parceria com Fartura e Cemig, ocorreu nesta quarta-feira (19/6), na Embaixada…
Governo De Minas Acompanha Anúncio Da Chegada De Curso De Cozinha Da Francesa Le Cordon Bleu A Belo HorizonteJornal Web Minas – Notícias – MG – Online – 23/06/2024Com o objetivo de fortalecer os laços entre Minas Gerais e França, e atrair investimentos por meio da cultura e educação, o vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, visitaram, nesta terça-feira (18/6), o campus da Le Cordon Bleu, em Paris.Fundada em 1895 e uma das mais importantes escolas…
Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da UnescoTV Tarobá – *** – PR – Online – 23/06/2024O artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro de uma ação cultural promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na França.A iniciativa, realizada em parceria com Fartura e Cemig, ocorreu nesta quarta-feira (19/6), na Embaixada…
Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da UnescoJornal de Uberaba – Notícias – MG – Online – 23/06/2024Ação cultural do Governo do Estado na Embaixada do Brasil em Paris colocou em destaque a cozinha mineira, o artesanato produzido por artistas de várias regiões do estado e diversos tipos de queijo – Foto: Imprensa MG/DivulgaçãoO artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro…
Queijo Minas Artesanal Está Mais Perto De Se Tornar Patrimônio Mundial Da UnescoGiro Sertão – Notícias – Online – 23/06/2024O artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro de uma ação cultural promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na França.A iniciativa, realizada em parceria com Fartura e Cemig, ocorreu nesta quarta-feira (19/6), na Embaixada…
Governo de Minas acompanha anúncio da chegada de curso de cozinha da francesa Le Cordon Bleu a Belo HorizonteBSB Times – Home – DF – Online – 23/06/2024 Com o objetivo de fortalecer os laços entre Minas Gerais e França, e atrair investimentos por meio da cultura e educação, o vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo , Leônidas de Oliveira, visitaram, nesta terça-feira (18/6), o campus da Le Cordon Bleu, em Paris. Fundada em 1895 e uma das mais importantes escolas de cozinha do mundo, a Le Cordon Bleu estreia, em parceria com o Centro Universitário UniBH, do grupo Ânima, novo curso de gastronomia em Belo Horizonte, com 24 vagas já no primeiro semestre de 2025.
Cidades
O perigo máximo do trânsito de BHEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,38,39 – 23/06/2024 – Gabriel RonanUma morte a cada seis dias, um acidente grave a cada 13 horas e uma ocorrência de trânsito a cada 37 minutos. Esse é o tamanho do risco de pilotar uma motocicleta em Belo Horizonte, mostra o Núcleo de Dados do Estado de Minas em sua última publicação da série de reportagens “Risco sobre Rodas”. Durante a última semana, o EM trouxe números que colocam o Anel Rodoviário e as avenidas Cristiano Machado, do Contorno, Amazonas e Antônio Carlos, nessa ordem, como as vias mais perigosas da cidade, ao considerar a soma de acidentes de cada uma delas.
Economia – Política
A culpa dos outrosO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B3 – 23/06/2024 – Albert FishlowEmbora o presidente insista que “a única coisa desajustada que há no País” seja o comportamento do Banco Central, a realidade discorda veementemente. Pelo contrário, o comportamento do BC, que tanto desagrada a Lula, reflete principalmente os muitos desajustes produzidos por seu governo.
Apagão de dados continua a ser a regra nos municípios brasileirosO Globo – O GLOBO – RJ – 2 – 23/06/2024 – Merval PereiraArtigos MERVAL PEREIRA A direita mostra sua cara eg que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Melonem, fez ao ser cumprimentada pelo presidente francês, Macron, e a conversa amistosa que ela teve com o presidenteargentino, Javier Milei, que por sua vez declarou ter amizade pelos Bolsonaro, mostra como a direita internacional sente-se à vontade no atual confronto com as forças do centro, e da esquerda, no munão.
Atos do STF que impactam Congresso crescem 1.600% em quase duas décadasO Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A8,A9 – 23/06/2024O aumento das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que impactam, em algum grau, nos mandatos de parlamentares do Congresso Nacional tem sido um dos principais motivos para o tensionamento entre os dois Poderes nos últimos anos. É o que revela um mapeamento realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Judiciário e Democracia da Universidade de São Paulo (USP). O estudo mostra que, de 1988 a 2004, houve 36 deliberações desse tipo, enquanto no período de 2005 em diante, o número saltou para cerca de 636, incluindo medidas identificadas como controversas e atípicas, o que contribuiu ainda mais para o acirramento do conflito. Em quase duas décadas, a evolução corresponde a um aumento de 1.666% na comparação com o período anterior.
Candidatos barrados nas eleições de 2020 custaram R$ 26 milhõesO Estado de S. Paulo – Política – SP – A11 – 23/06/2024 – Samuel LimaA adoção do financiamento público das campanhas, a ausência de regra mais rigorosa para a distribuição interna dos partidos e o prazo curto de análise dos registros pela Justiça Eleitoral possibilitam o desperdício de milhões de reais a cada eleição. Parte dos recursos é usada pelas legendas para bancar candidaturas inviáveis nas urnas e que, durante a campanha ou somente após o resultado ser declarado, têm a participação vetada na Justiça.
Com medo de desgaste, PT fica a reboque em ‘PEC das praias’ e PL sobre abortoFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A4 – 23/06/2024A cautela adotada pelo governo na chamada pauta de costumes no Congresso para dar prioridade a propostas econômicas levou o PT e o próprio Executivo a ficarem a reboque de outros partidos e de artistas em dois temas que dominaram o debate público recentemente: a chamada “PEC das Praias” e o PL Antiaborto por Estupro.
Defensoria capacita mulheres para lutar por comunidadesEstado de Minas – Política – MG – Capa,3 – 23/06/2024 – Alessandra MelloEm um estado marcado pela violência na política de gênero, com deputadas e vereadoras mineiras andando sob escolta devido a ameaças de morte e violência, e que ocupa o segundo lugar no ranking nacional de casos de feminicídio, cerca de 300 mulheres foram diplomadas neste sábado (22/6) defensoras populares.
Dez anos de ajuste fiscalFolha de S. Paulo – Ilustrada – SP – C9 – 23/06/2024Ao final de 2024, se completarão dez anos do início do ajuste fiscal, definido aqui como o período em que governos de várias linhas ideológicas implementaram políticas com o objetivo de melhorar o resultado primário em meio ao crescimento da dívida pública.
Endividamento das famílias chega a 78,8%Correio Braziliense – Economia – DF – 8 – 23/06/2024O número de famílias brasileiras endividadas atingiu, em maio, o maior nível desde novembro de 2022, com 78,8%. Segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), maio foi o terceiro mês seguido, no ano, com crescimento da taxa — março apresentou 78,1% e abril, 78,5%.
Entre dar os incentivos fiscais errados e não ter, é melhor não terFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,5 – 23/06/2024 – Jorge Gerdau JohannpeterCiente das limitações que a idade traz, o empresário Jorge Gerdau procura evitar qualquer atividade que o coloque em risco de ter que pausar a rotina diária de trabalho e exercícios físicos. Ele prefere não desafiar a natureza, como relatou à Folha em um papo mais informal antes da entrevista no escritório de sua assessoria de imprensa, em São Paulo.
Erro sobre erroO Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A12 – 23/06/2024 – Carlos Pereirao meio da fuzilaria em torno do Banco Central (seu presidente, agora, passou de “este senhor” para “este rapaz”, na escala de insultos usada por Lula a seu respeito), da queda da bolsa, da subida do dólar e de outras tristezas de uma política econômica bêbada, o governo recorre mais uma vez à sua compulsão básica: cometido um erro, a reação au comática é cometer mais um, ou quantos forem necessários, para turbinar o erro inicial.
Extrema-direita em sintonia globalCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,4 – 23/06/2024 – Ingrid SoaresEm meio ao fortalecimento da extrema-direita na Europa e a possibilidade da vitória do republicano Donald Trump nos Estados Unidos, os conservadores do Brasil se alvoroçaram com a expectativa de que essa onda possa influenciar nas eleições municipais de outubro. Paralelamente, a esquerda teme o enfraquecimento de sua base e atua para evitar o avanço do discurso de direita.
Fernando HaddadO Globo – Política – RJ – Capa,14,15,16 – 23/06/2024A quarta-feira, 12 de junho, foi o dia mais tenso de uma semana vista como a pior que Fernando Haddad enfrentou no cargo de ministro da Fazenda. Tudo estava contra ele. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolveu ao governo uma MP proposta pelo ministro, empresários criticavam a política econômica, alguns em tom estridente, o presidente Lula deu uma declaração que elevou ainda mais o dólar, e nas análises a palavra “isolado” era a mais repetida quando se falava de Haddad. Ele ficou em silêncio naquele dia. .
Inútil briga com o Banco CentralO Globo – Economia – RJ – Capa,22 – 23/06/2024 – Henrique MeirellesBanco Central autônomo não é de esquerda, nem de direita. O Partido Trabalhista aprovou a independência do Banco da Inglaterra, no governo Tony Blair, em 1997, e agora os conservadores é que falam em rever a lei. Donald Trump brigou ferozmente com o presidente do FED, Jerome Powell, e chegou a postar nas redes: “minha única dúvida é: quem é o maior inimigo, Powell ou o presidente Xi”. Já o presidente Joe Biden manteve o indicado por Trump.
Juro alto é herança maldita do Plano Real, diz Bresser-PereiraFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 1 – 23/06/2024 – Douglas GavrasNa visão de Luiz Carlos Bresser-Pereira, 89, ter domado a inflação descontrolada que castigava o Brasil antes do lançamento do real é, sem dúvida, o grande mérito do plano econômico que em 2024 chega aos 30 anos.
Legado da indexação pressiona contas públicas e alimenta inflaçãoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,1 – 23/06/2024Adotada como mecanismo de defesa contra a corrosão do poder de compra pela inflação, a indexação da economia brasileira diminuiu após a implementação do Plano Real, mas ainda está presente mesmo 30 anos depois do lançamento da nova moeda. .
Lula turbina intervenções nas estatias e repete as gestões anterioresO Estado de S. Paulo – Economia – SP – Capa,B4,B5 – 23/06/2024 – BrasíliaDe meados de 2016 a 2022, nos governos Temer e Bolsonaro, o Brasil viveu um raro período em sua história de encolhimento do “Estado empresário”, com a retomada da privatização, ainda que em marcha lenta, a venda de diversas subsidiárias de estatais e a realização de concessões em série de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.
Marco legal dos seguros é aprovado no SenadoCorreio Braziliense – Economia – DF – 7 – 23/06/2024O Senado aprovou, na última semana, o Projeto de Lei Complementar 29/2017, conhecido como Marco Legal dos Seguros. Como houve modificações, o texto retornou à Câmara dos Deputados, onde se originou. Com parecer favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD- BA), o texto prevê a alteração da Lei 10.406/2002 para regular o mercado de seguradoras privadas.
Ministro critica PL do aborto durante culto evangélicoEstado de Minas – Política – MG – 4 – 23/06/2024O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi aplaudido por evangélicos ao criticar o PL Antiaborto em um culto de que participou na noite desta sexta-feira (21).
Muito calor e pouca luzCorreio Braziliense – Economia – DF – 8 – 23/06/2024As falas enfezadas do presidente Lula, os artigos de economistas e os comunicados insossos de entidades empresáriais pré e pós cada sessão do Copom, o Comitê deliberativo da taxa Selic formado pelos nove diretores do Banco Central, têm algo em comum, seja contra ou a favor da decisão sobre os juros: todos eles contam meias verdades. A diretoria do BC, isto é, o Copom, decidiu na quarta-feira parar a desengorda da Selic.
O que é preciso entender sobre o BCO Globo – O GLOBO – RJ – 3 – 23/06/2024A atuação do Banco Central (BC) tornou-se assunto polêmico em função de críticas ácidas de Lula dirigidas a Roberto Campos Neto, como se a atuação dele fosse motivada pelo desejo de sabotar o governo. Ora, nada mais desrespeitoso e absurdo, principalmente se levarmos em conta que a forte subida de juros se deu ainda durante a campanha presidencial e que eles caíram no atual governo. Teria então Campos Neto sabotado a campanha de Bolsonaro, que o indicou, para beneficiar Lula? Óbvio que não.
O supremacismo branco disfarçado na políticaEstado de Minas – Política – MG – 4 – 23/06/2024A baixa reprisentatividade de negros na política é um problema para toda a população e impede um desenvolvimento social necessário a todos. Por isso mesmo, a anistia às multas impostas aos partidos por não cumprirem as cotas destinadas ao financiamento das candidaturas de mulheres e negros autodeclarados (pretos e pardos) seria um desserviço do Congresso à democracia brasileira.
Planalto interfere em decisões estratégicas da PetrobrasO Estado de S. Paulo – Economia – SP – B5 – 23/06/2024Por seu gigantismo e visibilidade, a Petrobras é um exemplo emblemático do rumo que vem sendo dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às estatais, enquanto ele tenta viabilizar em outras frentes a revogação das mudanças implementadas de 2016 a 2022 para conter a atuação do Estado empresário no País.
Pós-eleição exigirá rearranjo para ver quais partidosO Globo – Política – RJ – 8 – 23/06/2024 – Jeniffer GularteENTREVISTA Márcio França/ MINISTRO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Conhecido por articular palanques, ex-governador de SP avalia que reforma ministerial vai se impor quando siglas da base precisarem escolher de que lado estarão em 2026: do presidente ou do bolsonarismo JENIFFER GULARTE jeniltes gularteStsh b be da br ERASÍLIA PÓS-ELEIÇÃO EXIGIRÁ REARRANJO PARA VER QUAIS PARTIDOS FICARÃO COM LULA senhor é do PSB, mas há ministros de outros partidos não alinhados ao governo.
PT se une ao PL e apoia partido de Tarcísio na Grande São PauloFolha de S. Paulo – Política – SP – A10 – 23/06/2024 – Joelmir TavaresPT seune ao PL e apoia partido de Tarcísio na Grande São Paulo Coligação com pré-candidato que votou em Bolsonaro dívidaesquerda e direita Joelmir Tavares sÃo pauLO O PT de Lula se encaminha para estar junto do PL de Jair Bolsonaro no apoio aum candidato do partido de Tarcísio de Freitas na eleição paraa Prefeitura de Francisco Morato, na Grande São Paulo . Ildo Gusmão (Republicanos), que é pastor da Igreja Quadrangular, eleitor de Bolsonaro e atual vice-prefeito, deverá ter como vice o presidente municipal do PT, Chicão Bernabé, num arranjo aprovado pelos petistas no município e a vaiizado em maio pela cúpula nacional do partido.
Sociedade impõe limites a excessos na políticaFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 23/06/2024 – DatafolhaAo que tudo indica, caminha para o fracasso a tentativa de uma minoria estrepitosa de deputados federais de fazer retroceder a já antiquada legislação sobre aborto no Brasil. A forte reação da sociedade à proposta de criminalizar a prática em gravidezes decorrentes de estupro impôs limites à insanidade.
STF forma maioria para trocar sete deputadosEstado de Minas – Política – MG – 6 – 23/06/2024 – Victor CorreiaSete deputados federais correm o risco de perder seus mandatos em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).A mudança na distribuição das chamadas sobras eleitorais pode, caso aplicada no pleito de 2022, alterar as bancadas do Amapá, Tocantins, Roraima e do Distrito Federal. Um dos possíveis beneficiados é o ex-governador do Distrito Federal e atual secretário nacional de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg. Na sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal formou maioria para derrubar a cláusula de desempenho para as sobras eleitorais nas últimas eleições, mas ministros ainda podem mudar o voto.
Trinta anos do real, uma celebração necessáriaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – Capa,A6 – 23/06/2024 – Henrique MeirellesTerremoto na economia: o dólar sobe, o mercado se agita e o presidente Lula briga com o Banco Central num momento de inflação em alta e temor de um buraco maior nas contas públicas. As projeções hoje inquietantes – inflação próxima de 4% e rombo fiscal de 0,7% do PIB neste ano – seriam festejadas há 30 anos. Naquele momento, o governo implantava um novo plano para tentar, mais uma vez, conter os preços disparados e arrumar a bagunça nos mercados. Em 1993 o aumento do custo de vida havia batido em 2.477%. Era urgente deter a onda inflacionária. Mas um sucesso duradouro dependeria de uma reordenação financeira em todos os níveis da administração pública. A grande mudança, no entanto, havia começado. Um programa de ajuste e reconstrução seria implantado sem mágicas, sem grandes truques e sem tentativas de contornar a realidade. Uma economia renovada poderia surgir a partir de 1994.
TurbulênciaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 23/06/2024Dólar subinão, Bolsa em patamar crítico, poucos investimentos, empresas fechando e ameaça de elevação inflação nária, sem dúvida, são fatores que colocaram o Banco Central (BC) de prontidão e a defender a manutenção da taxa de juros básica da economia, a Selic, em 10,5% ao ano. Estemos, pois, em plena turbulência. Então, a unanimidade na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) demonstra que a entidade quer, mesmo, prestigiar a técnica, deixando de lado a política, especialmente a políticalha feita por Lula da Silva.
Lula volta a turbinar Estado empresário e retoma agenda de governos anteriores do PT nas estataisTerra – HOME – SP – Online – 23/06/2024 – José FucsEm seu terceiro mandato, presidente resgata receituário heterodoxo que marcou atuação de empresas e bancos públicos nas primeiras gestões petistas; para Ministério da Gestão, fortalecimento das estatais busca aumentar suas contribuições para o crescimento econômico De meados de 2016 a 2022, nos governos Temer e Bolsonaro, o Brasil viveu um raro período em sua história de encolhimento do Estado empresário, com a retomada da privatização, ainda que em marcha lenta, a venda de diversas subsidiárias de estatais e a realização de concessões em série de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.
Bacia do Arrudas e fabricação de desastres climáticosO Tempo – Home – MG – Online – 23/06/2024Por Letícia Clipes Garcia Publicado em 23 de junho de 2024 | 07:00 O ciclo da água pode ser visualizado como uma história com início, meio e fim, através da escala da bacia hidrográfica. Um dos momentos dessa história chama atenção pela gravidade com que afeta a rotina urbana: inundações e deslizamentos em períodos chuvosos. Ao depararmo-nos com tais situações – cada vez mais frequentes e intensas – tendemos a considerar que a água está no lugar errado, “invadindo” nossas construções e nossas ruas.
CCJ libera bingos e Bolsonaro reclama que seus apoiadores podem perder o interesse em políticaO Globo – Home – RJ – Online – 23/06/2024RESUMO A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou uma proposta que libera jogos de azar no Brasil como bingo, jogo do bicho e cassino. A urna eletrônica, outro jogo de azar popular no país, já está liberada. O ex-presidente Bolsonaro não gostou da decisão, com medo que sua base de apoio troque o vício de repassar fake news no Zap por bingos e cassinos.
De Tarcísio a Huck: o que dizem os possíveis adversários de Lula sobre 2026Terra – HOME – SP – Online – 23/06/2024 – Karina FerreiraApesar de ter dito que não pretende, por ora, discutir a reeleição em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta semana que pode ser candidato caso seja “necessário”. A necessidade citada por Lula seria a de impedir que “trogloditas voltem a governar”. Sem citar nomes, mas falando de “governo de negacionistas”, o recado foi endereçado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antecipação do saque-aniversário do FGTS já movimentou R$ 151 bilhões, mas cuidado com os jurosO Tempo – Home – MG – Online – 23/06/2024 – Simon NascimentoPor Simon Nascimento Publicado em 23 de junho de 2024 | 06:00 Basta passar perto de agências de instituições financeiras ou fazer uma simples busca na internet sobre o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que o trabalhador seja inundado por diversas ofertas de antecipação dos valores. Atrativas e pouco explicativas, elas parecem vender um verdadeiro sonho.
Prefeito de Nova Lima investiu R$ 1,4 bilhão no ano passadoO Tempo – Home – MG – Online – 23/06/2024 – Helenice LaguardiaPor Helenice Laguardia Publicado em 23 de junho de 2024 | 10:50 Atualizado em 23 de junho de 2024 | 10:51 A temporada Minas S/A Desenvolvimento e Construção tem hoje o terceiro episódio com João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima, nas plataformas de O TEMPO. Com 323 anos, Nova Lima (MG) tem mais de 50% do seu território preservado em mata nativa.
Entidades Parceiras
Notícias – Consumidor Iniciativa privada de Caeté apresenta projeto, fruto de diálogos com MPMG, para humanizar atendimento a pessoas com autismoMPMG – Home – MG – Online – 22/06/2024“Selo Amigos do TEA” pretende capacitar vários segmentos do comércio do município, visando cumprir a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista Devido à insatisfação de alguns pais e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (Tea), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté, instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar políticas de inclusão na iniciativa privada. No Dia Nacional do Orgulho Autista, celebrado na terça-feira, 18 de junho, o Instituto CAIS e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciac)/ Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) estiveram na 2ª Promotoria de Justiça de Caeté para apresentar o projeto social Selo Amigos do TEA, demonstrando o compromisso social com a causa. No encontro, as entidades explicaram que o projeto tem o objetivo de disponibilizar capacitação a vários segmentos do comércio de Caeté e região para oferecer atendimento humanizado e acolhedor.
Com 145 mil caxienses negativados, especialistas dão dicas para evitar dívidasGauchazh – Home – RS – Online – 23/06/2024 – Pablo RibeiroEstabelecer um planejamento financeiro é o ponto de partida para o consumidor deixar as contas no azul Acabar com as dívidas é o desejo de muitas pessoas, mas, segundo especialistas, é preciso, antes de tudo, consciência, comprometimento, organização e um bom planejamento financeiro. De acordo com o último estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, são cerca de 145 mil caxienses negativados, cerca de 35% da população da cidade considerada economicamente ativa.
O caminho para uma IA responsável e segura no setor financeiroExame – HOME – SP – Online – 23/06/2024Por Antonio Kikuti* Com as incontáveis vantagens apresentadas pela inteligência artificial (IA) em diversos setores, o uso de seus modelos no mercado financeiro já pode ser observado em variadas instituições. Entretanto, a cibersegurança relacionada a utilização dessa tecnologia é um tema que desperta a atenção das empresas e também de seus clientes.
Sebrae e parceiros lançam 11º Festival Sabores de TeixeiraJornal Alerta – Home – BA – Online – 23/06/2024 – Junior OrigemProgramação do Festival Gastronômico foi apresentada à imprensa nesta sexta-feira (21); Abertura oficial será no dia 3 de julho Foto: Junior Origem para ML Comunicação Com o objetivo de difundir a qualidade de oferta gastronômica de Teixeira de Freitas, estimular o fortalecimento do setor gastronômico local e promover o desenvolvimento sustentável através da integração da cadeia produtiva de alimentos do campo com os estabelecimentos participantes, o Sebrae, com o apoio de diversos parceiros, realizará, de 4 a 21 de julho, o 11º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira.
84% dos que atrasaram contas em maio são reincidentesMarket Insider – Home – SP – Online – 23/06/202484% dos que atrasaram contas em maio são reincidentes Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostram que, do total de dívidas contraídas em maio de 2024, cerca de 84,82% vieram de inadimplentes reincidentes. Segundo as entidades, essas pessoas já haviam aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Siderúrgicas ampliam barreiras contra aço importado da ChinaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B6 – 23/06/2024Além das medidas lançadas pelo governo federal em abril, visando estancar as importações de aço, principalmente da China, siderúrgicas brasileiras decidiram atacar o material chinês por outro flanco. Fabricantes locais decidiram abrir vários processos antidumping na Secretaria de Comércio Exterior (Secex). As ações atingem, na maioria, produtos não incluídos no esquema de cotas-tarifas adotado nas medidas do governo, que passaram a vigorar no início de junho.
Crise da economia argentina impacta o Brasil em cenário de alternativas limitadasO Povo – Home – CE – Online – 23/06/2024Exportações ao terceiro maior parceiro comercial do Brasil despencaram em meio a encolhimento do PIB argentino e a falta de moeda estrangeira. Argentina ameaça perder posto para Holanda.Em um momento de relações turbulentas entre os dois países, políticas de controle inflacionário adotadas pelo governo do presidente argentino Javier Milei têm impactado negativamente o Brasil.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Itens de vestuário lideram compras para o inverno em Caxias do SulJornal do Comércio – RS – HOME – RS – Online – 22/06/2024Tíquete médio dos consumidores pode ultrapassar os R$ 712 Para medir o impacto do início inverno, que começou na quinta-feira, no comércio, a CDL Caxias do Sul realizou novamente a pesquisa de intenção de compras com consumidores. Do total de entrevistados que pretendem fazer compras, 65,9% já adquiriram algum produto para a estação mais fria do ano .
Moda sustentável: startup de Ponta Grossa usa fungos para transformar resíduos em biotecidoG1 – HOME – MG – Online – 23/06/2024Alternativa ecológica ao couro utiliza materiais descartados da agroindústria para criar biotecidos duráveis e sustentáveis a partir do cogumelo. Startup de Ponta Grossa desenvolve biotecido a partir de cogumelo Uma startup de Ponta Grossa , nos Campos Gerais do Paraná, criou uma alternativa ecológica ao couro com a ajuda de fungos como o cogumelo.
Varejo – Material de Construção
Reformas respondem por 70% do comércio de material de construção no CearáO Povo – Home – CE – Online – 21/06/2024O cimento, por exemplo, teve alta de 5,1% em maio deste ano nas vendas no Nordeste, enquanto apresentou retração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste As reformas de casas, apartamentos e outras edificações são responsáveis por 70% das vendas de material de construção no Ceará. A informação foi dada pelo presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE), Carlito Lira, no último dia da Expoconstruir Nordeste 2024, 6ª edição da feira.
Consumo mato-grossense avança 14,6% e deve movimentar R$ 133 bilhões em 2024Mato Grosso Econômico – Home – MT – Online – 22/06/2024Ao longo deste ano, as famílias brasileiras deverão desembolsar cerca de R$ 7,3 trilhões com os mais diversos itens de bens de consumo , o que representa um aumento real de 2,5% em relação ao ano passado. A conclusão, seguindo a atual expectativa do PIB de 2,2%, é da Pesquisa IPC Maps 2024, especializada há 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo, com base em fontes oficiais.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Lugar onde você encontra o que precisaO Globo – GLOBO NITERÓI – RJ – 4 – 23/06/2024LUGAR ONDE VOCÊ ENCONTRA O QUE PRECISA Presente na vida de milhões de brasileiros, o 25% Ponto Frio comercializa desonaio eletro domésticos, eletrônicos e móveis das melhores marcaseserviços associados. O catálogo da loja é voltado para a satisfação das neces sidades e sonhos de consumo do público brasileiro, assegurando um alto índice de fidelidade com excelência no atendimento.
Como a Inteligência Artificial está criando experiências de viagens inesquecíveisVisite Brasília – Home – DF – Online – 23/06/2024Com a chegada das férias de julho, o setor de turismo no Brasil se prepara para um aumento significativo na demanda. Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) indicam que o período de recesso escolar é um dos mais movimentados do ano, representando cerca de 25% do volume anual de viagens no país. De acordo com o Ministério do Turismo, destinos domésticos como Nordeste e Sul do Brasil estão entre os mais procurados durante o período e no exterior, a América do Norte e Europa estão a todo vapor por conta dos parques temáticos e cidades repletas de atrações.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Com inflação em alta, argentinos consomem menos carneDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 22/06/2024Buenos Aires – Famosos pelas churrascarias, vastas fazendas de gado, churrascos e “parrilla”, os argentinos estão consumindo menos carne do que nunca, forçados a apertar os cintos pela inflação de três dígitos e por uma recessão. O consumo de carne caiu quase 16% neste ano até agora no país sul-americano, onde sempre foi uma parte essencial do tecido social, ao lado do futebol e do mate.
‘Mimos’ estão de volta ao carrinhoO Globo – Economia – RJ – Capa,21 – 23/06/2024 – Glauce CavalcantiJoão Luiz Corrêa, 66 anos, morador do Jacaré, na Zona Norte do Rio, é taxista. Após anos de trabalho como autônomo, ele se aposentou no início deste ano e passou a ganhar pouco mais de R$ 1.400 por mês. Manteve o táxi para complementar a renda, mas se permite trabalhar menos horas. E não é a única nova “regalia” que diz ter agora, com um pouco mais de dinheiro no bolso.
Descontos e cashback reforçam benefícios de segurosFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 3 – 23/06/2024 – DatafolhaQuem busca a contratação de um seguro quer se precaver contra imprevistos do cotidiano. Na esteira dessa proteção, os consumidores têm desejado também outros tipos de benefício, como descontos em produtos e serviços através do plano contratado. No caso dos clientes do Grupo Bradesco Seguros, as promoções de que podem desfrutar estão reunidas no Clube de Vantagens.
Com renda maior e inflação menor, ‘mimos’ como iogurte e chocolate voltam ao carrinho de comprasO Globo – Home – RJ – Online – 23/06/2024 – Rafaela Gama, Glauce CavalcantiBrasileiros da classe DE, com renda de até R$ 3,2 mil por mês, compram mais produtos do que há 12 meses, mostra pesquisa. Consumo de carne também cresceu RESUMO João Luiz Corrêa, 66 anos, morador do Jacaré, na Zona Norte do Rio, é taxista. Após anos de trabalho como autônomo, ele se aposentou no início deste ano e passou a ganhar pouco mais de R$ 1.400 por mês.
Cafeína e creatina estão mesmo entre as ‘drogas da inteligência’? Saiba o que diz a ciênciaG1 – HOME – MG – Online – 23/06/2024Pesquisadores da Universidade de Canberra discutem a real eficácia dos chamados nootrópicos, avaliando se realmente são bons estimulantes cerebrais. Cafeína é considerado um nootrópico com potencial para estimular a atividade cerebral. — Foto: Freepik Os seres humanos há muito tempo procuram um “elixir mágico” para nos tornar mais inteligentes e melhorar nosso foco e memória .