Estacionamento rotativo será gratuito por uma hora para empresas de carga e descarga que atuam em Belo Horizonte

O estacionamento para veículos de carga e descarga de produtos será gratuito por uma hora para empresas de transportes que utilizam o sistema rotativo por aplicativos em Belo Horizonte. A decisão foi anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte após reunião, na última segunda-feira (3 de junho), entre o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, o vice-presidente da entidade Marcos Innecco e o diretor do Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Mendanha.

O encontro ocorreu na sede da CDL/BH, com o objetivo de discutir os detalhes da implantação do rotativo digital de carga e descarga, que começa a operar nesta quarta-feira, 5 de junho. A CDL/BH solicitou à BHTrans que o estacionamento digital seja gratuito para as empresas que utilizam o serviço: “O empresário já gasta demais no dia a dia, arca com uma carga tributária elevada e sofre com a recessão econômica. Seria muito pesado pagar mais esse gasto”, explica Marcelo de Souza e Silva. “E esse custo extra aumentaria as despesas do comércio, justamente o setor que mais emprega e movimenta a economia em Belo Horizonte, o que dificultaria a necessária e urgente retomada do crescimento."

A BHTrans concordou com os argumentos da CDL/BH e acatou o pedido para que todas as 2.656 vagas de carga e descarga do rotativo digital sejam gratuitas para motoristas de caminhões e demais veículos que fazem entregas em Belo Horizonte. O órgão explicou que o rotativo terá a finalidade de otimizar o uso do espaço e poderá ser utilizado por uma hora.

Em casos pontuais, cuja carga e descarga demandem tempo maior de utilização do rotativo, o associado pode entrar em contato com a CDL/BH, formalizando o pedido para uma gratuidade maior.

A solicitação será encaminhada pela entidade à BHTrans, que analisará cada caso. O associado pode entrar em contato com a CDL/BH pelo telefone (31) 3249-1666 e pelo e-mail institucional@cdlbh.com.br