Imprensa - 21 de julho de 2015 Expectativa é de queda para vendas do Dia dos Pais, aponta CDL/BH Sugestão de Pauta De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as vendas para o Dia dos Pais devem apresentar queda de 1,02% neste ano, na comparação com 2014. A expectativa para a data, que é a pior dos últimos 12 anos, deve injetar na economia da capital mineira cerca de R$ 1,8 bilhão. Para o vice-presidente da CDL/BH, João Victor Renault, a perspectiva de queda é reflexo dos indicadores econômicos. “Com a elevação das taxas de juros e da inflação, a pressão no aumento do custo de vida faz com que os consumidores evitem gastos exagerados e procurem presentes com menor valor”, afirmou. “As compras serão feitas de forma menos emocional e com mais racionalidade”, completou. Os produtos mais procurados pelo consumidor serão os itens de moda, como vestuário e calçados, além de perfumes, bebidas e livros. Apesar da desaceleração na economia é importante que o lojista se prepare para receber o consumidor. “Condições de pagamento facilitadas, preços atrativos, ambiente agradável e bom atendimento são os fatores mais observados pelo cliente ao realizar as compras”, explicou o vice-presidente da CDL/BH. “As dicas para quem vai presentear é pesquisar os preços, analisar as condições de pagamento oferecidas pelas lojas e observar se o valor que se pretende gastar cabe dentro do orçamento”, finalizou. Mês de agosto Dia dos Pais Variação em relação ao ano anterior (%) Valor de vendas do comércio de Belo Horizonte (aproximada) (em R$ de julho de 2015) 2003 -3,4 1,04 bilhão 2004 +14,3 1,19 bilhão 2005 +8,1 1,29 bilhão 2006 +6,1 1,37 bilhão 2007 +8,1 1,48 bilhão 2008 +6,3 1,57 bilhão 2009 +1,6 1,59 bilhão 2010 +4,9 1,67 bilhão 2011 +3,06 1,72 bilhão 2012 +3,24 1,78 bilhão 2013 +1,87 1,81 bilhão 2014 +0,81 1,82 bilhão 2015 (P) -1,02 1,801 bilhão (P)= Previsão