Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Gastos com alimentação e bebidas devem ter alta em MG

Clipping

Fique por dentro destas e outras notícias deste sábado

CDL/BH
Secretário Leônidas Oliveira lança seu livroCenário Minas – Home – MG – Online – 18/10/2024 – Cenario Minas“Arte, Cultura e Fé”, publicado pela editora C/Arte, examina o legado da arquitetura mineira no Brasil a partir da análise de movimentos fundamentais como o barroco e o modernismo Após lançar “Arte, Cultura e Fé” (editora C/Arte) em Belo Horizonte, na última quarta-feira (16), em um evento para convidados na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas…
Minas Trend Kids leva para as passarelas um misto de moda sustentável e autoralBH Eventos – Home – MG – Online – 18/10/2024A moda infantojuvenil outono/inverno 2025 vai tomar conta das passarelas na 32ª edição do Minas Trend, de 22 a 24 de outubro, agora de casa nova, no BH Shopping. Tendências e novidades serão ícones nos três dias de desfiles, com um viés voltado às boas práticas, valorizado pela criatividade e pelo uso de materiais sustentáveis. Com o tema…
Minas Trend Kids leva para as passarelas um misto de moda sustentável e autoralOresumodamoda – Home – SP – Online – 18/10/2024Público e lojistas terão a oportunidade de conhecer a coleção outono/inverno 2025 em 40 estandes e nos oito desfiles. Tudo isso agora de casa nova: no BH Shopping A moda infantojuvenil outono/inverno 2025 vai tomar conta das passarelas na 32ª edição do Minas Trend, de 22 a 24 de outubro, agora de casa nova, no BH Shopping. Tendências e novidades…
Minas Trend Kids leva para as passarelas um misto de moda sustentável e autoralO Blogueiro Oficial – Home – PE – Online – 18/10/2024Público e lojistas terão a oportunidade de conhecer a coleção outono/inverno 2025 em 40 estandes e nos oito desfiles. Tudo isso agora de casa nova: no BH Shopping A moda infantojuvenil outono/inverno 2025 vai tomar conta das passarelas na 32ª edição do Minas Trend, de 22 a 24 de outubro, agora de casa nova, no BH Shopping. Tendências e novidades…
Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais dedica novo livro a artista Yara TupynambáPortal Show Vip – Home – SP – Online – 19/10/2024O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, lançou nesta quarta-feira (16), o livro “Arte, Cultura e Fé”, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. O livro que trata da evolução do barroco desde as origens europeias até a expressão singular no Brasil colonial, foi dedicado à artista plástica…
Cidades
A potência do saber compartilhadoO Globo – GLOBO ZONA SUL – RJ – Capa,6,7,8 – 19/10/2024 – Elisa TorresPesquisadora da Fiocruz, moradora de Laranjeiras, cria cartilhas de saúde inclusivas sobre temas como aleitamento e direitos das pessoas com deficiência na roda de conversa da favela, na oficina de leitura da escola, no museu e no centro cultural. Com ilustrações coloridas e versões em cordel, cartilhas educativas sobre saúde e direitos das pessoas com deficiência produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se destacam e ganham espaços diversos, Brasil afora.
Novas poéticas em cartazEstado de Minas – Cultura – MG – 15 – 19/10/2024Em 2011, a Casa Camelo foi fundada por um grupo de artistas visuais prestes a se formar na Escola de Belas Artes da UFMG. No Bairro Santa Efigênia, eles abriram a Casa Camelo, que abrigou exposições tanto do coletivo quanto de outros autores. Seis anos depois, o espaço foi fechado, mas o coletivo P cemas para Gaza continuou a promover eventos em vários locais da capital.
Pintando e aprendendoEstado de Minas – Cultura – MG – 13 – 19/10/2024 Um subsolo abafado, entulhado de tralhas, com um laboratório fotográfico mínimo e um retroprojetor que ninguém sabia para que servia. Naquele espaço escondido estava o melhor lugar do mundo: a Fundação Escola Guignard. Tal descrição foi tirada do texto da crítica de arte Maria Angélica Melendi, a Piti, que atua como fio condutor da exposição “Fundação Escola Guignard: Anos 80 nos 80 anos”.
Economia – Política
Vida longa ao vinhoRevista Exame – SP – Santé – SP – 106 – 01/10/2024 – Malu SevieriNo Brasil, o consumo de vinho transcende o mero ato de beber; é uma experiência que reflete a riqueza cultural e o dinamismo econômico do país. Atualmente, temos dez regiões reconhecidas pela excelência na produção de vinho ou pelas características singulares da bebida, moldadas pelo ambiente geográfico — fatores naturais, como clima, solo e altitude, aliados ao conhecimento humano —, que conferem uma distinta denominação de origem.
‘Constrangimento é coletivo, mas fatos serão apurados’O Globo – Política – RJ – Capa,10 – 19/10/2024“Há uma profunda amargura, mas os fatos serão apurados” Ministro diz que um servidor já foi afastado em investigação da PF sobre suposto esquema de venda de sentenças na Corte que preside. No comando do Superior Tribunal de Justiça, ministro fala pela primeira vez sobre o impacto da investigação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de venda de sentenças na Corte.
“Motocarreata” e carnaval agitam as campanhas dos candidatosEstado de Minas – Política – MG – 3 – 19/10/2024Bruno Engler (PL) recebe o reforço do ex-presidente Jair Bolsonaro hoje, enquanto Fuad Noman (PSD) participa de foliã temporã na Afonso Pena. Na reta final do segundo turno, os dois candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o prefeito Fuad Noman (PSD) e o deputado estadual Bruno Engler (PL), terão um fim de semana movimentado na busca de votos.
“Não pediu nada”, diz Engler, sobre apoio de ZemaDiário do Comércio – MG – Política – MG – 7 – 19/10/2024e º Itatiaia O candidato à prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PL) disse na sexta-feira (18), durante uma agenda de campanha no bairro Providência, na região Norte de Belo Horizonte, que o apoio do governador Romeu Zema (Novo) à sua eleição, formalizado na quinta (17), é um “alinhamento de ideias: O deputado estadual celebrou a parceria com Zema, dizendo que ela aconteceu sem contrapartidas por parte do governo estadual.
A Enel e o caos em São PauloDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,3 – 19/10/2024A Enele o caos em São Paulo (STEFAN SALEJ) GIRO PELO MUNDO STEFAN SALEJ Ex-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), empresário, analista da política internacional e presidente da Slovenian Global Business Network À Enel e o caos em São Paulo O caos provocado pela tempestade e falta de energia na cidade de São Paulo é simplesmente inacreditável.
A PEC que limita decisões individuais de ministros do STF é adequada?Folha de S. Paulo – Opinião – SP – A4 – 19/10/2024O fortalecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e da democracia são os principais resultados que serão obtidos com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021. O texto limita a tomada de decisões monocráticas por ministros do STF em temas de
Agenda tributária federalDiário do Comércio – MG – Legislação – MG – 13 – 19/10/2024Histórico Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Apesar de conter, basicamente, obrigações tributárias, de âmbito estadual e municipal, a agenda não esgota outras determinações legais, relacionadas ou não com aquelas, a serem cumpridas em razão de certas atividades econômicas e sociais específicas.
Agilidade em diagnóstico e tratamento do câncer de mamaEstado de Minas – Gerais – MG – 27 – 19/10/2024 – Rafael oliveiraPrograma do estado busca ampliação da mamografia em Minas e rastreamento mais ágil na atenção ambulatorial especializada. Investimento é de R$ 24,4 milhões LAURA SCARDUA* Uma iniciativa para melhorar o enfrentamento ao câncer de mama em Minas Gerais foi anunciada pelo governo do estado ontem (18/10), véspera do dia mundial de combate a essa doença.
Alternativa ao RRF ainda não tem data para ser votada na CâmaraO Tempo – BH – Política – MG – 8 – 19/10/2024Proposta, que seria discutida até o fim do ano, pode ser escanteada por pauta anti-STF Senador Rodrigo Pacheco é um dos articuladores da proposta alternativa ao RRF Governador Zema planeja migrar do RRF para o Propag assim que possível BE GABRIEL FERREIRA BORGES Dois meses depois de ser aprovada pelo Senado, a alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para equacionar a dívida dos Estados com o governo federal não tem previsão para ser discutida na Câmara dos Deputados.
As ambições e as frustrações de NikolasEstado de Minas – Política – MG – 2 – 19/10/2024“Não penso no Planalto. Meu presidente tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro”. Foi assim que Nikolas Ferreira (foto), deputado federal, respondeu à coluna minutos depois de saber que seu aliado Bruno Engler (PL) havia sido o mais votado no primeiro turno das eleições em Belo Horizonte. A liderança de Engler foi também uma conquista pessoal de Nikolas, considerado o maior cabo eleitoral do PL – talvez até maior que seu próprio ídolo e mentor, Jair Bolsonaro (PL).
BH terá prefeito mais velho ou mais jovem de sua históriaO Tempo – BH – Política – MG – Capa,6 – 19/10/2024Eleições BH terá o prefeito mais velho ou mais jovem da história A diferença de 50 anos entre os candidatos no segundo turno vem sendo explorada na companhà. BH terá seu prefeito mais idoso, com Fuad Noman, 77, ou o mais novo, com Bruno Engler, 27. 6 Para especialistas, aproveitar tema cada vez mais usual em eleições. O resultado das eleições em Belo Horizonte será histórico independentemente de quem vencer.
Brasil olha para o futuro em um presente de guerras e aquecimento globalCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 19/10/2024Deputado (Cidadania-SP), foi relator do PL do Combustível do Futuro e é presidente da Frente Parlamentar peto Brasil Competitivo um grande painel emulando uma floresta tropical, a frase impactante “Brasil Líder Mundial da Transição Energética” e a assinatura inspirada trazida de nosso hino pátrio “Gigante pela própria natureza” davam o clima exato do que passava pela mente de cada um dos presentes na Base Aérea, no último dia 8, durante a sanção do PL do Combustível do Futuro.
Crianças exploradas no paísCorreio Braziliense – Economia – DF – Capa,8 – 19/10/2024Mas ainda há 1 milhão de crianças e adolescentes vítimas de exploração. Muitos têm jornada de 40 horas semamais. pácina 8 Trabalho infantil é o menor desde 2016 Crianças exploradas no país Trabalho infantil atinge 1, é milhão de crianças e adolescentes. Apesar de gritante, número cai ao menor nível em 8 anos > RAFAELA GONÇALVES erca de 1, é milhão de crianças e adolescentes entre de 5 e 17 anos ainda vivem em situação de trabalho infantil no Brasil.
Derrota do Novo em BH cola em Mateus Simões, vice de Zema, e pode impactar 2026O Estado de S. Paulo – Política – SP – A2 – 19/10/2024A derrota do Novo em BH cola em Mateus Simões, vice de Zema, e pode impactar 2026 à primeira vista, a derrota do partido Novo na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte caiu sobre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Porém, em uma leitura mais ampla do cenário mineiro, influentes atores políticos do Estado são taxativos: o resultado negativo cola no vice-governador Mateus Simões, do mesmo partido.
Dinheiro não cai do céu, mas Lula nega essa obviedadeO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B3 – 19/10/2024 – Rolf KuntzDinheiro não cai do céu, é finito e cada real investido fica indisponível para outras finalidades, tanto quanto o recurso destinado ao custeio do governo ou ao consumo dos indivíduos. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insiste em negar essa obviedade. O investimento não é gasto, repetiu ele na Bahia, ao discursar sobre o Pé de Meia, programa de incentivo a estudantes.
Engler comemora embarque do governador na campanhaO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 19/10/2024O candidato do PL à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler, comemorou ontem a decisão do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), de apoiá-lo no segundo turno das eleições. O chefe do Executivo confirmou anteontem o embarque na campanha do deputado estadual. Engler disse que, se eleito, pretende “bater na porta” de Zema diversas vezes durante seu mandato.
Engler diz que vê apoio de Zema como “alinhamento de ideias”Estado de Minas – Política – MG – 5 – 19/10/20242424 ELEIÇÕES Candidato do PL à Prefeitura de BH afirma que o governador não impôs condições para aderir à sua campanha e que, se eleito, baterá muito à porta dele. O deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, disse ontem que o governador Romeu Zema (Novo) não fez pedidos para condicionar seu apoio à campanha no segundo turno.
Engler participa de sabatina em O TEMPO; Fuad recusa conviteO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 19/10/2024 – EntrevistaO deputado estadual Bruno Engler (PL) foi o único dos concorrentes no segundo turno à Prefeitura de Belo Horizonte a confirmar participação no debate de O TEMPO, na próxima segunda-feira (21), a partir das 8h. Também convidado, o prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), alegou incompatibilidade de agenda e informou que não poderá comparecer. Com isso, o debate se tornará, na prática, uma sabatina de Bruno Engler.
Estado precisará qualificar 1,6 milhão de profissionaisO Tempo – BH – Economia – MG – Capa,11 – 19/10/2024A indústria mineira Mapa do Trabalho Industrial revela que o Estado precisará formar 257,3 mil novos profissionais e requalificar 1,3 milhão de trabalhadores já empregados, entre 2025 e 2027. 11 Mapa. Indústria mineira terá que formar 257 mil novos trabalhadores entre 2025 e 2027 Estado precisará qualificar 1, é milhão de profissionais Logística, construção e manutenção estão entre os segmentos com maior demanda. A busca por profissionais qualificados para a indústria de Minas deve ser um desafio para o setor nos próximos anos.
Fuad Noman minimiza apoio dado por Zema ao adversárioO Tempo – BH – POLÍCIA – MG – 4 – 19/10/2024 – Lucas Negrisoli O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), afirmou esperar que o apoio do governador Romeu Zema (Novo) ao adversário dele na disputa pela PBH, Bruno Engler (PL), não mude em nada as eleições. A declaração foi dada ontem, durante visita ao hospital Luxemburgo, no bairro Luxemburgo, região Centro-Sul da cidade.
Fuad promete agilizar acesso ao tratamento oncológicoEstado de Minas – – – MG – 4 – 19/10/2024O prefeito Fuad Noman (PSD), que disputa novo mandato, prometeu ontem, durante visita ao Instituto Hospital Mário Penna, especializado em tratamento oncológico, acelerar o acesso ao tratamento contra o câncer.
ImpeachmentCorreio Braziliense – Opinião – DF – 10 – 19/10/2024Afirmou o ministro Gilmar Mendes, em entrevista à CNN, que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode analisar a constitucionalidade do impeachment contra seus ministros. Ocorre que o STF referendou todos os processos de impeachment até hoje desde a Constituição de 1988, com base na Lei nº 1.079/50, que rege o processo de impedimento de modo geral. Em muitos aspectos, a própria Constituição copia literalmente as hipóteses previstas nessa lei.
Importações nas alturasO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B10 – 19/10/2024Muitas pessoas se perguntam por que as importações brasileiras estão crescendo, mesmo com o dólar no patamar atual. Sem dúvida, o câmbio alto é um fator restritivo, mas não impeditivo para o crescimento das compras no exterior. Diferentemente de 2023, quando a balança
LOA: especialistas apontam desafios para “fechar as contas”Diário do Comércio – MG – Política – MG – Capa,7 – 19/10/2024Para 2025, governo mineiro prevê déficit de R$ 71 bi <ic; LOA: especialistas apontam desafios para “fechar as contas” % GOVERNO DO ESTADO Diário do Comércio ouviu advogados tributaristas sobre o orçamento de 2025; proposta já chegou à Assembleia Legislativa e estima déficit de R$ 71 bilhões THYAGO HENRIQUE Para que as contas de Minas Gerais não encerra 2025 “no vermelho”, o governo estadual terá bastantes desafios pela frente.
Morre o colunista Mário FontanaEstado de Minas – Cultura – MG – Capa,14 – 19/10/2024 – HelvécioMorre o colunista Mário Fontana Jornalista tinha sete décadas de carreira e trabalhou no Estado de Minas. Formado em direito, trocou a advocacia pelas redações, atuando em jornais e emissoras de TV MELISSA SOUZA O jornalista e colunista social Mário Fontana morreu na manhã de ontem, aos 92 anos, de câncer.
Não se pode tergiversar sobre gastos e investimentosEstado de Minas – Opinião – MG – 10 – 19/10/2024Por definição constitucional, o Orcomento da União é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em quais despesas serão utilizado s) a cada ano. Ao englobar receitas e despesas, é peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas e indica as prioridades do governo para a sociedade.
Onde foi que falhamosEstado de Minas – Política – MG – 6 – 19/10/2024O Prêmio Nobel de economia foi concedido a três economistas cuja obra é dedicada à investigação das causas que explicam por que uns países são ricos e outros são pobres. A grande maioria dos economistas em todo o mundo deixou de lado as questões do crescimento de longo prazo para se dedicar apenas ao estudo das questões conjunturais e de curto prazo. Interessante é que o livro fundador da ciência, de Adam Smith, intitulava-se “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”.
Proibição do uso de celular em escolas deve valer já em 2025O Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – Capa,A19 – 19/10/2024 – Renata CafardoAcordo entre governo e oposição ao País deve iniciar 2025 com proibição de celular nas escolas – Veto valeria para colégios públicos e particulares; tendência é de aprovação de projeto pelo Congresso um provável e raro entendimento entre governo e oposição, o País deve começar o’ano letivo de 2025 com uma lei proibindo os celulares nas escolas das redes pública e particular.
Reajuste escolar deve ser de até 10%O Tempo – BH – Economia – MG – 11 – 19/10/2024 – FolhapressSÃO PAULO. O investimento em tecnologias de ensino tem gerado cada vez mais impacto no custo das escolas particulares e, com isso, teve peso no reajuste do valor da mensalidade. Uma pesquisa do Grupo Rabbit, consultoria de gestão do ensino privado no Brasil, aponta que as mensalidades de 2025 deverão ter um aumento, em média, de 8% a 10%, o dobro da inflação projetada para este ano, que é de 4,4%.
Repactuação pela tragédia de Mariana chegará a R$ 170 biO Tempo – BH – POLÍCIA – MG – Capa,3 – 19/10/2024Divisão. Valor será destinado a União, Estados, municípios, indenizações individuais, reassentamento e meio ambiente Pagamento pela tragédia de Mariana chegará a R$ 170 bi Acordo em vias de ser fechado foi comunicado ao mercado por Vale e BHP Billiton, sócias na Samarco Deve ser sacramentada em Brasília na próxima sexta-feira a repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
Governo Lula aprova reajuste de imposto sobre produtos de aço e ferroSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 19/10/2024 – Juliana PeixotoO Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão vinculado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), anunciou nesta quinta-feira, 17 de outubro de 2024, um aumento significativo no imposto de importação de 11 produtos feitos de aço e ferro. A nova taxa, que passa a ser de 25%, busca proteger a indústria nacional, atendendo a uma demanda do Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel).
Salário mínimo de R$ 6,7 mil no Brasil? Saiba mais sobre o valorSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 19/10/2024 – Juliana PeixotoA discussão sobre o salário mínimo no Brasil sempre gera debate. Embora o valor oficial de 2024 esteja em R$ 1.412,00, uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) indica que, para atender às necessidades básicas de uma família, o valor deveria ser significativamente maior, chegando a R$ 6.723,41. …
Realidade e percepção sobre a economia brasileiraO Tempo – Home – MG – Online – 19/10/2024 – Independente Ifi, Marcus PestanaPor Marcus Pestana Publicado em 19 de outubro de 2024 | 07:00 A situação da economia determina a qualidade de vida da população, o ânimo dos investidores, os humores políticos e o grau de esperança no futuro. Na análise dos fatos não bastam os dados frios e objetivos, mas também a percepção e as expectativas que geram. Tão ou mais importante que a foto do momento é o filme que esboça tendências e rumos.
Governo articula criação de órgão supervisor das autarquiasCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 19/10/2024 – Rafaela GonçalvesQueda de braço com a Aneel leva governo a articular criação de órgão supervisor das autarquias, além de PL para coincidir mandatos Apagão em São Paulo serve de argumento para mudar a forma de gestão das agências. O Governo estuda uma maneira de fazer com que os mandatos e as diretorias estejam alinhados com o Palácio do Planalto – (crédito: Miguel Schincariol/AFP) Depois da crise gerada pelo apagão em São Paulo, o governo viu uma oportunidade de ampliar o controle sobre as agências reguladoras.
Imposto para milionários tem potencial de R$ 40 bi ao ano, mas deve gerar R$ 20 biBOL – Home – SP – Online – 19/10/2024A criação de um imposto mínimo para milionários no Brasil, com uma alíquota efetiva de 12%, tem potencial em elevar a arrecadação do governo em torno de R$ 40 bilhões por ano, mas deve gerar de fato algo próximo a R$ 20 bilhões em razão do planejamento tributário. O montante seria insuficiente para repor a perda de pelo menos R$ 45 bilhões com a promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de isentar o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Entidades Parceiras
29.3Jornal Opinião – Home – MG – Online – 18/10/2024Parque recebe observação de pássaros No dia 19, o Parque Ecológico da Pampulha realizará a atividade de observação de aves chamada Avistavis. Os participantes devem se concentrar na portaria principal do parque, onde receberão orientações antes da observação, que começará às 7h30. Os participantes deverão levar máquinas fotográficas ou binóculos…
JF deve criar mil vagas temporáriasJornal de Patrocínio – Home – MG – Online – 18/10/2024COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG JF deve criar mil vagas temporárias Muitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas…
É NotíciaPopular Mais – Home – SP – Online – 18/10/2024Alitéia Milagre Foto: Divulgação/Uberlândia – MG Meu nome é Alitéia Milagre, sou jornalista há 26 anos, residindo em Uberlândia, no coração do Triângulo Mineiro. Tenho o prazer de anunciar o início de uma nova jornada no universo do jornalismo: a partir de agora, serei colunista semanal do site Popular Mais intitulada “É Notícia!” Este trabalho,…
JF deve criar mil vagasJornal Mantiqueira Online – Home – MG – Online – 18/10/2024 – Luciano SantosMuitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, Gabriela Martins, 10,4% do comércio varejista do estado planeja contratar funcionários temporários para o final do ano. Em Juiz de Fora, a expectativa é que sejam criadas mil vagas até dezembro.
Araguari: Campanha Natal sem Fome mobiliza entidadesCorreio da Cidade – Conselheiro Lafaiete – MG – 26 – 19/10/2024Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais A campanha Natal sem Fome 2024 em Araguari reuniu diversas instituições, associações e forças de segurança em um esforço conjunto para transformar o Natal de famílias em situação de vulnerabilidade. Liderada pela CDL Araguari, a iniciativa busca mobilizar o setor público, privado, organizações civis e religiosas para arrecadar e distribuir alimentos.
JF deve criar mil vagas temporáriasA Terra do Café – Home – MG – Online – 19/10/2024COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br JF deve criar mil vagas temporárias Muitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens,…
JF deve criar mil vagas temporáriasPor Dentro de Minas – Home – MG – Online – 19/10/2024COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG JF deve criar mil vagas temporárias Muitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas…
COLUNA MGClic Folha – Home – MG – Online – 19/10/2024Muitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra. Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, Gabriela Martins, 10,4% do comércio varejista do estado planeja contratar funcionários temporários para o final do ano. Em Juiz de Fora, a expectativa é que sejam criadas mil vagas até dezembro.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
‘Falta política de crédito para os criativos da moda’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B9 – 19/10/2024 – Shagaly FerreiraCadeia que envolve dos insumos da agricultura às vitrines do varejo, a indústria da moda no Brasil tem uma série de desafios até alcançar uma operação mais sustentável. Uma das principais dificuldades, especialmente para os pequenos ateliês, está em assumir o alto custo de uma produção baseada em materiais “verdes”, sem impactar o valor das peças para o consumidor final ou penalizar a remuneração de costureiros.
Ajuda ao pequeno exportadorCorreio Braziliense – Economia – DF – 8 – 19/10/2024 – Victor CorreiaRicardo Stuchernt/PR > VICTOR CORREIA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem oficialmente o Programa Acredita, cujo principal objetivo é fornecer crédito para negócios de pequeno porte. A cerimônia ocorreu em um salão do Allianz Park, estádio do Palmeiras, na capital paulista. Estima-se que a medida possa injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia nos próximos anos, em forma de empréstimos, para incentivar pequenos empreendimentos e investimentos em sustentabilidade no mercado secundário imobiliário.
Varejo – Material de Construção
Livros contam histórias da formação e da riqueza de MinasEstado de Minas – Home – MG – Online – 19/10/2024 – Gustavo WerneckDanilo Arnaldo Briskievicz narra a história das minas do Serro do Frio de 1702 a 1714. Ramon Victor Cesar mostra conquista e povoação da região entre 1723 e 1860 A história de Minas Gerais desde os primórdios, do fim do século 17 a meados do 18, se abre aos olhos e ouvidos dos pesquisadores como fonte inesgotável de episódios políticos, exploração econômica, ocupação do território, vasta riqueza cultural e mudanças nos costumes, entre muitos outros aspectos.
Processo seletivo da Leroy Merlin oferece salário de RR$ 6 milJC Concursos – HOME – SP – Online – 19/10/2024 – Nara MercadoOs interessados em participar do processo seletivo da Leroy Merlin vão até o dia 11 de novembro e oferece vagas em várias regiões do Brasil Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Leroy Merlin , oferecendo vagas de emprego em diversas regiões do Brasil. Os interessados podem se candidatar até 11 de novembro. O Programa de Trainee da Leroy Merlin é voltado para profissionais recém-formados que buscam construir uma carreira no setor de varejo.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Como é bom trabalhar aquiRevista Exame – SP – Carreira – SP – Capa,04,44 a 65 – 01/10/2024 – Layane SerranoCARREIRA As empresas em destaque no 1º Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas 44 CARREIRA Estudo inédito elege as empresas campeãs do 1º Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas UMA PESQUISA INÉDITA DA EXAME E DA CONSULTORIA MERCER MAPEOU AS 12 EMPRESAS DO BRASIL COM AS PRÁTICAS DE RH MAIS BEM AVALIADAS PELOS SEUS FUNCIONÁRIOS LAYANE SERRANO Os departamentos de recursos humanos estão ganhando importância nas empresas do mundo todo.
Perigos que rondam a MG-010Estado de Minas – Gerais – MG – Capa,22,23 – 19/10/2024 – Leandro CouriLigação importante do Vetor Norte de BH, dando acesso ao aeroporto de Confins e passando por mais oito municípios em seus 263 quilômetros de extensão, a rodovia MG-010 concentra em um curto trecho de 18 quilômetros em Vespasiano (foto), na região metropolitana da capital, quase um terço dos acidentes registrados na estrada nos oito primeiros meses do ano.
Varejo – Papelaria e Livraria
Dois mergulhos em nosso passadoEstado de Minas – Pensar – MG – 10,11 – 19/10/2024 – Gustavo Werneckmergulhos em nosso passado Pesquisadores mineiros lançam livros neste sábado em BH sobre aspectos de Minas Gerais em outros séculos. Natural do Serro, Danilo Arnaldo Briskievicz conta,em“O ouro do Brasil”, a história das minas do Serro do Frio de 1702 a 1714. Ramon Victor César, de Lagoa da Prata, narra em “Formação territorial do Centro-Oeste de Minas Gerais” a conquista e povoação da região no período entre 1723 e 1860 GUSTAVO WERNECK A história de Minas Gerais desde os primordiais, do fim do século 17 a meados do 18, se abre aos olhos e ouvidos dos pesquisadores como fonte inesgotável de episódios políticos, exploração econômica, ocupação do território, vasta riqueza cultural e mudanças nos costumes, entre muitos outros aspectos.
Crise climática chega também às prateleiras das livrariasCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 19/10/2024 – Nahima MacielA crise climática chegou com força às prateleiras das livrarias e ao mercado editorial. Na última década, os lançamentos se acumulam e vão das distopias embaladas pelo apocalipse gerado pelo desequilíbrio do clima aos ensaios assinados por cientistas e pesquisadores que mergulham nas consequências sociais e políticas da situação. Agora, uma espécie de angústia discreta também se mostra cada vez mais presente em ficções climáticas contemporâneas, gênero literário que não é novo, mas ganhou um fôlego extraordinário nos últimos anos.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
De comer com os olhosO Tempo – BH – Magazine – MG – Capa,23 – 19/10/2024O TEMPO GASTRÔ Nani Rodrigues e Nenel Neto debatem a força da imagem no mundo da gastronomia. 23 Seminário O TEMPO Gastrô gastronômico é à dono do perfil no, Instagram Baixa Gastronomia BE LAURA MARIA Hoje praticamente impossível pensar em um restaurante ou qualquer outro tipo de estabelecimento que trabalhe com alimentação e que não esteja presente nas redes sociais, não apenas para apresentar aos seguidores as novidades do cardápio, como também para informar detalhes de horário e dias de funcionamento, por exemplo.
Gastos com alimentação e bebidas devem ter alta em MGDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 19/10/2024O consumo de alimentos e bebidas em 2024 no Estado está estimado em R$ 110,8 bilhões pela Pesquisa IPC Maps FOTO: DIVULGAÇÃO / RODRIGO-SABBA Gastos com bebidas e alimentos em Minas tendem a subir 9,9% Às despesas com alimentação e bebidas dentro e fora de casa das famílias mineiras deverão aumentar 9,9% neste ano frente a 2023. Minas é o segundo estado com maior previsão de gastos nos segmentos de acordo com levantamento nacional, perdendo apenas para São Paulo .
Um elefanteO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 24 – 19/10/2024Em setembro, o Malvado Bolsonaro, quer dizer, o governo do Zimbábue, na Amazônia, melhor, na África, autorizou o abate de 200 elefantes para alimentar a faminta população. Os humanos desmatam, queimam, destroem e quem paga o pato são os bichos, no caso, os elefantes que, naturalmente, procuram comida e água onde apontam seus instintos. Incomoda muita gente A medida veio combater a fome aguda que afetava quase metade da população.
Asserj destaca 5 boas estratégias para melhorar a receita em supermercadosPortal Fator Brasil – HOME – RJ – Online – 19/10/2024Estratégias assertivas para gestão e atendimento são um caminho interessante para melhorar a experiência do cliente no varejo. O varejo vem observando nos últimos anos a necessidade de se adaptar às mudanças provocadas por novas tecnologias. O hábito dos consumidores está no centro das pesquisas que colaboram com um campo maior de possibilidades e entregam resultados cada vez mais influenciados pelas gerações.
Lucro maior em cidade pequena: confira 10 negócios para entrar como MEISeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 19/10/2024 – Juliana PeixotoSe você está considerando se formalizar como Microempreendedor Individual MEI ) e deseja iniciar um negócio próprio em uma cidade pequena, há diversas opções que podem proporcionar bons retornos financeiros e estabilidade. Abaixo, listamos 10 negócios que costumam ser bem-sucedidos nesse contexto, destacando áreas variadas que atendem às necessidades locais e oferecem potencial de crescimento Leia Mais: Negócios que dão mais lucro como MEI em cidade pequena Loja agropecuária Em áreas rurais e pequenas cidades, uma loja agropecuária pode ser fundamental, oferecendo produtos como rações, ferramentas agrícolas e insumos para a comunidade agrícola local.
Tecnologia
Tecnologia impacta custo das escolas, e mensalidades devem subir até 10%Folha de S. Paulo – Cotidiano – SP – Capa,A40 – 19/10/2024 – Adriano VizoniCusto da tecnologia eleva reajuste de parcela escolar, que deve subir até 10% O investimento em tecnologias A Cifra é o dobro da inflação de ensino tem impactado o pre- projetada para este ano, de 4,4%. ço das mensalidades de escolas Além do custo da tecnologia, a particulares. Em 2025, a pesquisa aponta que a recuperação de to será de 8% a 10%, em média, perdas da pandemia como outro diz pesquisa do Grupo Rabbit.
Turismo
Campanha do QMA para Patrimônio Mundial ganha as ruasDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 19/10/2024Campanha do QMA para Patrimônio Mundial CLÁUDIA DUARTE, Editora Agora é para ganhar mesmo as ruas, o Brasil e o mundo! O queijo artesanal acaba de ficar mais em evidência. O governo de Minas deu início à campanha “Uma tradição única no mundo: Queijo Minas Artesanal rumo ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco”. O objetivo é reforçar a mobilização pela candidatura dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, que será avaliada na primeira semana do mês de dezembro.
Passo para se tornar patrimônio mundialEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,24,25 – 19/10/2024Minas Gerais dá um importante passo para conquistar mais um título mundial, graças ao seu rico patrimônio natural. Foi iniciada nesta sexta-feira (19/10) a vistoria técnica pelo cientista português José Bernardo Rodrigues Brilha ao conjunto do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, entre os municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas.
Antigo cine Roxy é reinaugurado como casa de shows e entra em roteiro turístico do RioCNN Online (Brasil) – Home – SP – Online – 19/10/2024 – Rafaela CascardoMoradores e turistas se aglomeraram em frente ao Roxy para ver a nova casa de espetáculos O antigo icônico cinema Roxy , em Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, abriu as portas novamente na quinta-feira (17) , mas em novo formato. Após dois anos de reforma e investimento de R$ 65 milhões, o Roxy Dinner Show foi inspirado em casas de espetáculos renomadas como o Moulin Rouge , em Paris, na França, e o Señor Tango , em Buenos Aires, na Argentina.
Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte BrincanteBH Eventos – Home – MG – Online – 19/10/2024 – Bh EventosAtravessando estradas e gerações, a Carroça de Mamulengos é um dos principais símbolos do teatro de bonecos do país. Há 47 anos, a trupe itinerante leva, em seus espetáculos, tradições, culturas e belezas de muitos Brasis – histórias que fazem parte de suas criações e de seus integrantes: são 20 artistas no palco, entre avós, filhos, genros e netos.
Mão de concreto gigante replica cumprimento de motociclistas e vira ponto turístico em cidades no interior de SPG1 – HOME – SP – Online – 19/10/2024✌ Na região de Itapetininga são duas. Em Piraju, a mão feita de concreto tem mais de 4 metros e pesa aproximadamente 4 toneladas e também existe uma em Guapiara (SP). Ao todo, são 16 monumentos espalhados pela chamada Rota Biker. Monumento com o gesto ‘biker wave’ foi construído em Piraju (SP) em Rota Biker, no Parque da FECAPI — Foto: Piraju em foco/Reprodução No momento da adrenalina de percorrer as estradas, enfrentar obstáculos, vislumbrar paisagens e enfrentar o frio e o calor sobre duas rodas, às vezes não dá tempo de parar para conversar, por isso, os motociclistas utilizam um sinal feito com as mãos para cumprimentar outros motociclistas que encontram em suas viagens.