Imprensa - 7 de janeiro de 2014 Inadimplência cresceu 4,48% em 2013 Sugestão de Pauta Os consumidores da capital mineira encerraram o ano de 2013 mais inadimplentes. Isto é o que apontou o indicador de inadimplência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL/BH, cresceu 4,48% no acumulado do ano. De acordo com a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o resultado é reflexo do aumento do nível de preços. “O efeito da inflação sobre a renda dos trabalhadores foi corrosivo ao longo de 2013”, explicou. “Com o poder de compra comprometido, muitos consumidores apresentaram dificuldades em manter suas finanças em dia, desorganizando-se financeiramente”, completou a economista. Na comparação com o mês imediatamente anterior (Dez.13/Nov.13) o número de registros apresentou aumento de 6,9%. De acordo com a economista da CDL/BH, muitos comerciantes aproveitaram o período para incluírem as dívidas no SPC, tendo em vista a Campanha de recuperação de crédito da CDL/BH, realizada no mês de dezembro. “Com a campanha, os empresários foram estimulados a registrarem seus inadimplentes para que estes consumidores pudessem negociar e quitar suas dívidas”, explicou Ana Paula. Em relação ao mesmo ano do mês anterior (Dez.13/Dez.12), a inadimplência cresceu 5,81%. Perfil – Em dezembro de 2013, o maior índice de inadimplência registrou-se nas faixas de consumo de até R$ 249 (77,41%). Para a economista da CDL/BH, a inadimplência nesta faixa é atribuída à falta de planejamento financeiro dos consumidores, somada ao cenário de aumento dos preços e das taxas de juros. Cancelamentos – Entretanto, o número de cancelamentos de registros também apresentou crescimento de 2,11%, no acumulado do ano. Para Ana Paula Bastos, o aumento é atribuído ao bom momento do mercado de trabalho. “Ao longo de 2013, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentou índices relativamente estáveis”, explicou. “Fator determinante para que muitos consumidores pudessem quitar suas dívidas em atraso”, completou a economista da CDL/BH. Comparando com o mês imediatamente anterior (Dez.13/Nov.13), dezembro apresentou aumento de 7,2% no número de cancelamentos de registros. “O crescimento é resultado da Campanha de recuperação de crédito da CDL/BH, que levou 22.835 consumidores a regularizarem suas dívidas”, afirmou. “Através do mutirão, os consumidores que estavam impedidos de efetuar compras a prazo voltaram ao mercado”, completou Ana Paula. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Dez.13/Dez.12), o número de cancelamentos de registros cresceu 6,52%. “Este aumento também é efeito da Campanha de recuperação de crédito da CDL/BH, tendo em vista que em 2013 o mutirão ocorreu em dezembro, quando em 2012 a campanha ocorreu em novembro”, finalizou a economista da CDL/BH.