Inadimplência de pessoas físicas recua na capital mineira

O número de consumidores endividados de BH registrou queda de -0,49%, em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2016. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, essa retração é resultado da desaceleração da inflação, aliada à queda na taxa de juros, o que facilita a negociação da dívida. “A melhora desses indicadores, somada à entrada de recursos extras do FGTS, está possibilitando à população quitar seus débitos”, afirma. Em abril de 2016, o índice de inadimplência foi de alta de +5,64%. Na comparação mensal (Abr.17/Mar.17), o recuo no número de devedores foi de -0,14%.

Na variação anual de devedores (Abr.2017/Abr.2016) por faixa etária, o número de inadimplentes mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, apresentou queda de -29,30%. Já a faixa etária acima de 50 anos, registrou alta de +31,39%. Falci explica que esses dados mostram uma tendência que já vem sendo observada desde o início do ano. “A redução entre os mais jovens se justifica pela entrada tardia no mercado de trabalho. Sem renda, não há consumo e, portanto, o endividamento é menor. Por outro lado, os adultos acima de 50 anos, que são responsáveis financeiros pelas famílias, sentiram mais o impacto do aumento do custo de vida e a redução na renda”, ressalta.

Número de dívidas em atraso junto ao SPC também recua

O indicador de dívidas em atraso junto ao SPC apresentou, em abril de 2017, queda de

-1,60% na comparação com março deste ano. Na variação anual (Abr.17/Abr.16), o decréscimo foi ainda maior (-5,10%). “Esse recuo está relacionado ao receio da população em consumir, devido ao alto índice de desemprego, mas também em função dos recursos extras do FGTS”, explica o dirigente da CDL/BH.

Na abertura anual por faixa etária (Abr.17/Abr.16), a maioria das dívidas no SPC da CDL/BH está concentrada no intervalo acima de 50 anos (+26,21%). De acordo com pesquisa do Perfil do Inadimplente, a dívida média dos idosos gira em torno de R$ 2.156,00.

inadimplência de pessoas jurídicas está maior

O levantamento da CDL/BH também analisou a situação das empresas da capital mineira. Em abril de 2017, houve crescimento de +8,93% no número de pessoas jurídicas endividadas, na comparação com o mesmo mês de 2016. “Aumento dos custos, queda nas receitas e, consequentemente, nos lucros impactam diretamente a capacidade de pagamento das empresas”, analisa Bruno Falci. O presidente da CDL/BH ressalta, porém, que mesmo em alta, esse crescimento vem desacelerando. “Em abril de 2016, o índice foi de +16,58%, quase o dobro”. Na comparação mensal (Abr.17/Mar.17), o aumento no número de empresas inadimplentes em BH foi de +0,94%.

Com relação ao número de dívidas em atraso de pessoas jurídicas junto ao SPC, no mês de abril de 2017 foi registrado crescimento de +5,91% em relação ao mesmo período de 2016. “O momento adverso da economia fez com que o consumo das famílias desacelerasse, devido à falta de confiança e ao desemprego. Esses fatores afetam diretamente a receita das empresas”, afirma Falci. Na comparação mensal (Abr.17/Mar.17), o índice foi de alta de +0,78%.