Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Inadimplência na capital mineira fechou 2015 com crescimento de 4,69%

Sugestão de Pauta

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) o número de pessoas inadimplentes em Belo Horizonte cresceu 4,69% em 2015 na comparação com 2014. Em 2013, a inadimplência cresceu 0,4% na comparação com o ano anterior.

Para a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, esse resultado é causado principalmente pela alta da inflação. “Com as taxas de juros elevadas, o orçamento das famílias fica cada vez mais pressionado, resultando em uma dificuldade maior de manter as contas em dia”, explicou.

Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Dez.15/Nov.15), o número de pessoas inadimplentes apresentou queda de 0,37%. Para a economista da CDL/BH esta queda está diretamente relacionada com o pagamento do 13º salário. “Essa renda extra, recebida no mês de novembro, contribuiu para que o consumidor pudesse quitar suas dívidas atrasadas”, completou.

(Imagem 1)

Faixa etária – Em dezembro de 2015, a maior parte dos registros (30,36%) no SPC da CDL/BH foi de consumidores na faixa etária acima de 50 anos. “São pessoas que ainda respondem financeiramente por suas famílias e que estão sentindo mais no bolso o aumento do custo de vida”, explicou Ana Paula. A única faixa etária que apresentou queda (-18,13%) abrange consumidores entre 18 e 24 anos. 

(Imagem 2)

Intervalo da dívida – Sobre o tempo de atraso da dívida, o intervalo que apresentou maior concentração de consumidores inadimplentes (11,96%) ficou entre 91 a 180 dias. Segundo Ana Paula, o atual cenário econômico, aliado à falta de planejamento financeiro, tem contribuído para que os consumidores acumulem dívidas. “Como a renda das famílias está cada vez menor devido ao aumento da inflação e dos juros, os consumidores não têm conseguido arcar com todas as despesas, e acabam inadimplentes”, Finalizou a economista.

(Imagem 3)