Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Investimentos: por onde começar a avaliar a saúde financeira?

Clipping

Confira as notícias destaques desta segunda-feira

Economia – Política
‘É natural adotar medidas fiscais no decorrer do ano’O Globo – Economia – RJ – Capa,9 – 13/01/2025 – Manoel VenturaFazenda prevê novas medidas fiscais para manter o arcabouço. O primeiro alvo é retomar a limitação de supersalários de servidores e garantir a aprovação da idade mínima para aposentadoria de militares. O governo adotará novas medidas fiscais neste ano para manter o arcabouço de pé, após a má reação do mercado ao pacote anunciado em 2024. O primeiro objetivo é retomar a limitação de supersalários de servidores e garantir a aprovação da idade mínima para aposentadoria de militares, afirma o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, em entrevista a Thaís Barcellos e Manoel Ventura.
Analista de renda variável projeta 2025 com maior volatilidadeO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B11 – 13/01/2025O ano de 2025 começou com o pessimismo dos investidores, refletindo um combo de abertura na curva de juros, expectativas de inflação além da meta oficial e disparada do dólar – que afetou diretamente a Bolsa em 2024. Enquanto o mercado tenta calibrar suas estratégias de
Brasília do futuroCorreio Braziliense – CIDADES + POLÍTICA E ECONOMIA NO DF – DF – Capa,13 – 13/01/2025O futuro de Brasília será sobre trilhos Especialistas ouvidos pelo Correio destacam que a expansão do metrô e a implementação de trens modificarão a mobilidade urbana na capital do país nas próximas décadas. Na semana passada, o Ministério dos Transportes deu início às tratativas sobre a viabilização de uma Linha férrea entre Luziânia (GO) e Brasília. O Metrô-DF assinou contrato para a expansão da linha 1 no trecho de Samambaia.
Contra o aquecimento global, mais verdeCorreio Braziliense – TECNOLOGIA – DF – 12 – 13/01/2025Com as mudanças climáticas, as cidades estão ameaçadas de sofrer com o calor extremo, chuvas intensas e enchentes. Em estudos conjuntos, cientistas afirmam que o caminho é a adoção de infraestruturas urbanas verde-azul-cinza , o rastro das mudanças climáticas, a combinação de urbanização e do aquecimento global leva ao aumento das temperaturas nas cidades e agrava a intensidade de eventos de calor extremo.
Controle da máquinaO Globo – Política – RJ – Capa,4 – 13/01/2025Cobiçado por Lira e PSD, Ministério da Agricultura é turbinado com emendas Alvo de disputa entre o presidente da Câmara, Arthur Lira(PP),eo PSD, o Ministério da Agricultura foi turbinado com emendas de comissão e reservou, em dezembro, R$ 535 milhões para a compra de máquinas. 
Desafios na área fiscal serão maiores em 2025Correio Braziliense – Economia – DF – Capa,7 – 13/01/2025 – Rosana HesselEconomia Área fiscal será problema Economistas preveem um ano difícil para a equipe de Fernando Haddad, que terá de se esforçar para zerar o déficit primário até 2023. Desafios na área fiscal serão maiores em 2025 Dificuldade para equilibrar as contas públicas seguirá em pauta e dificilmente o governo conseguirá zerar o déficit primário até 2026. O novo arcabouço fiscal tem encontrado dificuldades para ficar em pé desde a sua aprovação e, após a primeira alteração – antes mesmo de um ano de vigência da regra -, em abril de 2024, ganhou uma pequena sobrevida com a aprovação pelo Congresso Nacional do pacote fiscal, proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no fim do ano passado.
Dia decisivo para equacionar a dívida bilionária de MinasEstado de Minas – Política – MG – 3 – 13/01/2025 – Guilherme AmadoO Presidente Lula deve sancionar hoje o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados. Com ou sem vetos presidenciais, o governo mineiro terá de se ajustar às regras.  Encerra-se o hoje um dos capítulos mais decisivos na longa e arrastada novela da dívida de Minas com a União. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) camará hoje sua decisão a respeito do Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) após o Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024 ter passado pelo Congresso Nacional e sofrido algumas alterações em relação ao texto original.
Dino cobra transparênciaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,3 – 13/01/2025 – Eduarda EspositoDino volta a pressionar sobre emendas Ministro do Supremo Tribunal Federal (STE) dá prazo de 30 dias para o governo federal e os estados explicarem as regras sob destinação de recursos para universidades. Auditoria da CGU encontrou falta de informações em metade das entidades de ensino. PÁGINA 3 Dino cobra transparência O ministro do Supremo Tribunal Federal deu 30 dias para o governo federal e estados publicarem regras para emendas parlamentares a universidad > EDUARDA ESPOSITO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu que o Ministério da Educação (MEC), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) devem definir normas ou orientações para prestação de contas sobre uso de emendas parlamentares por instituições de ensino superior e fundações de apoio em 30 dias.
Direita embaralha nomes e dá respiro momentâneo a aliados de Lula para 2026Folha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A8 – 13/01/2025 – Ronaldo CaiadoDireita embaralha nomes e dá respiro a petistas para 2026 A indefinição da direita para 2023, com Jair Bolsonaro (PL) inelegível e pré-candidaturas pulverizadas, é vista por aliados de Lula (PT) como favorável ao campo governista, enquanto persistem dúvidas se petista disputará reeleição ou tentará fazer sucessor. Política A8 Direita embaralha nomes e dá respiro momentâneo a aliados de Lula para 2026 Chance de pulverização de candidaturas com indefinição de Bolsonaro é considerada útil para petista caso vá a reeleição Joelmir Tavares são pauLO A Indefinição do bolsonarismo para 2023, com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) e a multiplicação de pré-candidaturas, é vista por aliados de Lula (PT) como favorável para o campo governista, enquanto persistem dúvidas sobre a busca de reeleição pelo presidente ou a tentativa de fazer um sucessor.
EconomiaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 13/01/2025 – Fabio GiambiagiMeta de inflação Sou contra o Arroubos do economista Lula da Silva, mas apesar disso entendo que uma meta de inflação em 4,5% ao ano é uma tremenda ousadia para um país com as nossas características. O que as autoridades monetárias deveriam ter como meta é uma taxa de inflação em torno de 10%, porém com mecanismos garantir poderá comprar de uma determinada faixa da população, a de menor poder aquisitivo.
Em 8 cartas, BC já culpou câmbio e clima por inflação fora da metaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A16 – 13/01/2025 – Paula SopranaO Banco Central enviou na sexta-feira (10) uma carta aberta a Fernando Haddad (Economia) para explicar a inflação acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta em 2024. É a oitava desde a criação do sistema de metas para a inflação, em 1999.
Emendas avançam sobre Orçamento e consomem até 74% da verba dos ministériosFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A6,A7 – 13/01/2025 – Mateus VargasEmendas parlamentares são até 14% dos recursos em ministérios Maior percentual ocorre no Esporte; no gasto discricionário total, proporção vai a 19,5% Como aumento expressivo da intervenção do Congresso no Orçamento, emendas apresentadas por deputados e senadores representam até 74% de verbas nos ministérios. O percentual é atingido no Esporte, comandado por André Fufuca (PP-MA).
Exames indicam melhora, mas Fuad segue na UTIO Tempo – BH – Política – MG – 6 – 13/01/2025THOMAS SANTOS – 268.204 Prefeito Fuad Noman tem apresentado melhora, segundo médicos O prefeito Fuad Noman (PSD), que está internado desde o dia 3 de janeiro para tratar um quadro de pneumonia, está em processo de retirada progressiva da ventilação mecânica. Conforme boletim médico divulgado ontem, exames laboratoriais indicam melhora nos parâmetros da infecção, mas o chefe do Executivo de BH permanece internado na UTI no hospital Mater Dei.
Governo Zema quer ampliar a comunicação no interior de MGO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 13/01/2025 – Clarisse Souza Em entrevista exclusiva a O TEMPO, secretária adjunta de Estado de Comunicação Social faz balanço das ações da pasta, criada em 2023, admite gargalos que dificultam o diálogo com o cidadão mineiro e projeta metas a partir da ampliação de recursos para a área Governo Zema quer ampliar a comunicação no interior de MG EE CLARISSE SOUZA À Secretaria de Comunicação está entre as pastas criadas em 2023 pela reforma administrativa do governo Zema.
Impasse na PBHEstado de Minas – Política – MG – 2 – 13/01/2025IMPASSE NA PBH Ante a delicada situação de saúde do prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), o interino Álvaro Damião (União) tem evitado conversar com a imprensa. É nítida a falta de rumo da prefeitura com a ausência do titular. Descrentes, alguns secretários já arrumam as gavetas. Como não há vácuo na política, especialmente na área pública, aliados de Damião vão ocupando os espaços.
Lula tem até hoje para sanção a projeto de dívida dos EstadosO Tempo – BH – Política – MG – Capa,6 – 13/01/2025 – Gabriel Ferreira BorgesPropag Hoje é último dia para sanção de projeto de dívida estadual Projeto aprovado pelo Senado em novembro é alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal e oferece contrapartidas para redução de taxa de juros. é Lula tem até hoje para sanção a projeto de dívida dos Estados Ministro da Fazenda recomendou que o presidente Lula vete trechos do Propag. Hoje é o último dia do prazo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para renegociar a dívida dos Estados com a União.
Mercado teme alta da inflaçãoCorreio Braziliense – Política – DF – 8 – 13/01/2025 – Rosana HesselPara especialistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar acima de 6%, o que exigirá juros cada vez mais elevados. O aumento das incertezas em relação ao compromisso do governo em recuperar o equilíbrio fiscal reacendeu o debate do risco de o país entrar novamente em um cenário de dominância fiscal – quando a política monetária não consegue mais surtir efeito no controle da inflação devido à piora do quadro fiscal – a perna manca tradicional do tripé macroeconômico – que é composto por câmbio flutuante, metas de inflação e superávit primário das contas públicas.
NOVO SM: CUSTO DE R$ 4,4 BIEstado de Minas – Política – MG – 2 – 13/01/2025De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aumento de 7,5% no salário mínimo custará R$ 4,41 bilhões aos municípios brasileiros. Neste mês, o salário mínimo passou de R$ 1.412 para R$ 1.518. Cerca de 21 milhões servidores no país possuem remuneração de até um salário mínimo e meio. O presidente da Associação Mineira de Municípios e vice-presidente da CNM, Marcos Vinicius, avaliou que os impactos afetam especialmente os municípios mais pobres, que têm funcionários com remunerações próximas ao mínimo.
O Brasil precisa se transformar numa nação esportivaO Globo – Opinião – RJ – 3 – 13/01/2025MARCO LA PORTA né de ser potência olímpica, o Brasil precisa ser uma nação esportiva. Esse é o exemplo que os países desenvolvidos nos dão e que fica muito evidente nos Jogos Olímpicos. Eles investem alto, atrelando esporte a educação, saúde e cultura, em iniciativas enraizadas na sociedade e que já mostraram sua eficiência. Em todos os estudos disponíveis, para cada real investido no esporte o retorno é algumas vezes maior, seja reduzindo gastos futuros na saúde, na segurança ou na educação.
O pior dos impostosEstado de Minas – Economia – MG – 8 – 13/01/2025O pior imposto é o que vem mascarado sob a forma de mais inflação , quando as empresas são obrigadas a remarcar seus preços para repassar custos mais elevados, juros mais pesados e salários subindo por decreto. A inflação corrói o poder de compra da população. É um imposto sem aviso nem amparo legal. Qualquer empresário pensa duas vezes antes de remarcar preços.
PLs para energia solar podem limitar poder de distribuidorasO Tempo – BH – Economia – MG – Capa,8,9 – 13/01/2025 – Gabriel Rodrigues
Segurança vai polarizar debate político até as eleições de 2026O Tempo – BH – Política – MG – 3 – 13/01/2025 – Entrevista
Sem rumo, Fazenda sofre duas derrotas no governo ZemaEstado de Minas – Política – MG – 2 – 13/01/2025Criticada pela falta de comunhão, a Secretaria da Fazenda de Minas abriu o ano com duas derrotas consecutivas em iniciativas das quais havia empenhado a palavra de seu secretário. Na sexta-feira, o Diário Oficial do estado consumou o ato do governador Romeu Zema e as derrotas, ao vetar duas emendas que, se não tiveram influência, tinham, pelo menos, a palavra de apoio dele.
Supersalários nos governos estaduais chegam a R$ 49 milFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,A14 – 13/01/2025Supersalários proliferam no serviço público estadual, mostra relatório Dados coletados pelo Instituto República.org mostram discrepâncias salariais mais frequentes nos estados do que na União. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, um auditor fiscal pode ganhar até R$ 49 mil, acima do teto do serviço público (R$ 44 mil). Mercado A14 Supersalários nos governos estaduais chegam a R$ 49 mil Com cenário pior que o da União, estados têm excesso de tabelas remuneratórias e discrepâncias entre carreiras, mostra anuário do Instituto República.org de 2024 Luany Galdeano RIO DE JANEIRO Governos estaduais mantêm gestão de pessoas pouco eficiente, com discrepâncias salariais entre profissionais e excesso de tabelas remuneratórias.
Troca ministerial de Lula pode atingir Silveira e abrir espaço para PachecoO Tempo – BH – Opinião – MG – 2 – 13/01/2025A reforma ministerial do governo Lula, prevista para acontecer em fevereiro, depois da eleição para a presidência da Câmara e do Senado, deve mudar a representação de Minas Gerais no primeiro escalão da gestão petista. O ministério de Minas e Energia, hoje comandado pelo mineiro Alexandre Silveira (PSD), pode mudar de mãos, e o senador pelo Estado Rodrigo Pacheco (PSD), atual comandante do Congresso, estaria avaliando deixar o Legislativo rumo à Esplanada dos Ministérios.
Zuckerberg e o BrasilO Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A7 – 13/01/2025 – Vera RosaA eleição de Donald Trump juntou a fome com a vontade de comer de Mark Zuckerberg, CEO da Mela. A mesma vontade, aliás, de outras big techs que resistem às pressões para conter a disseminação de desinformação e às tentativas de regulação que enfrentam mundo afora. Leis como a de Serviços Digitais, da União Europeia, em vigor desde fevereiro do ano passado, que buscam promover maior transparência, responsabilidade e segurança online, acabam por impor custos às plataformas e limitam sua capacidade de rentabilizar com conteúdos danosos.
Governo vai adotar novas medidas fiscais em 2025 para manter arcabouço, afirma secretárioO Globo – Home – RJ – Online – 13/01/2025 – Manoel Ventura, Thaís BarcellosLimite a supersalários e idade mínima para militares voltarão à agenda em 2025, diz Dario Durigan em entrevista ao GLOBO. Câmbio e juros altos preocupam RESUMO O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, sinaliza que o governo deve adotar novas medidas fiscais neste ano — que podem diminuir as frustrações dos investidores com o pacote considerado tímido de ajuste de gastos.
A boa notícia do déficit de 2024UOL – HOME – SP – Online – 13/01/2025 – Felipe SaltoAs expectativas do mercado financeiro para o déficit público em 2024 eram piores do que o dado final deverá mostrar. Na Warren Investimentos, coletamos os dados do SIGA-Brasil, sistema mantido pelo Senado para acompanhar a execução do Orçamento, e concluímos que o déficit primário (sem incluir juros da dívida) encerrou o ano passado em R$ 47,5 bilhões ou 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto).
Lula retoma demarcações, mas não freia ‘boiadas’ e ataques contra indígenasUOL – HOME – SP – Online – 13/01/2025 – Rafael NevesLideranças indígenas avaliam que a primeira metade do governo Lula (PT) foi um misto de conquistas e frustrações. Por um lado, o país retomou as demarcações de terras e amenizou crises em regiões invadidas pelo crime ambiental. Os movimentos pedem , no entanto, que o Executivo se empenhe mais para conter a violência nos territórios e defender direitos dos indígenas no Congresso.
Quanto sua cidade gasta com você? Veja o valor em seu municípioTerra – HOME – SP – Online – 13/01/2025A Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) elaborou um levantamento com dados oficiais de diversas fontes, a pedido da BBC News Brasil, que mostra as despesas de cada município brasileiro por habitante nas áreas de saúde e educação Todos os municípios brasileiros devem, pela Constituição Federal, aplicar uma parcela mínima de seus recursos em serviços básicos de saúde e educação.
Entidades Parceiras
Investimentos: por onde começar a avaliar a saúde financeira?Empresas & Negócios – SP – 6 – 11/01/2025 – Natalia BaranovNatalia Baranov (*) Empreender é, acima de tudo, tomar decisões. E poucas são tão complexas quanto decidir, quando e como buscar investimento o Brasil, com a taxa Selic em 11,25%, ainda há um desafio extra: o custo do capital. Nesse contexto, cresce a importância de avaliar rigorosamente a saúde financeira da empresa antes de iniciar qualquer captação. Sem essa base, até os projetos mais promissores se tornam armadilhas.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Carros híbridos leves e elétricos compactos são a tendência para 2025Estado de Minas – Home – MG – Online – 12/01/2025 – Núbia RangelO ano de 2025 promete ser um marco na indústria automotiva, com um forte movimento em direção aos híbridos leves. Marcas de luxo, assim como fabricantes de modelos mais acessíveis, estão adotando essa tecnologia como uma solução viável para a infraestrutura de carregadores, que ainda é insuficiente. Este fenômeno marca uma mudança nas expectativas em relação aos veículos elétricos e híbridos plug-in, que dominaram as discussões no passado.
Produção de ‘aço verde’ ainda depende de gastos bilionáriosO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1,B2 – 13/01/2025 – Luciana DyniewiczA siderurgia, maior emissora de gases poluentes na indústria, depende de investimentos bilionários e do desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir suas emissões. Ainda assim, medidas nesse sentido são vitais para que os países cumpram suas metas de redução de poluição.
Veículos movidos a hidrogênio? ConfiraISTOÉ – Online – Home – SP – Online – 13/01/2025 – Yzaura SantanaO mercado automotivo global passou por transformações significativas nas últimas décadas, com o surgimento de tecnologias sustentáveis. Entre as inovações, os veículos movidos a hidrogênio despontaram como uma promessa de transporte ecológico. No entanto, em 2024, observamos um declínio acentuado no interesse por esses veículos, a começar pela decisão da Toyota de reorientar suas estratégias de produção.
A contenção do preço dos combustíveisFecombustíveis – HOME – RJ – Online – 13/01/2025Há seis meses a Petrobras mantém inalterado o preço da gasolina que sai de suas refinarias; o último reajuste, em julho de 2024, foi de 7,04%. Para o diesel, a manutenção é maior: a última mudança foi em dezembro de 2023 e para baixo, com redução de 7,85%. A defasagem em relação às cotações internacionais dos derivados de petróleo já está em 10% para a gasolina e em 16% para o diesel, segundo cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
O que esperar do mercado automotivo brasileiro em 2025?Estado de Minas – Home – MG – Online – 13/01/2025 – KelvinO ano de 2024 foi marcado por um crescimento significativo no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil. As vendas totais atingiram 2.484.740 unidades, representando um aumento de 14,02% em comparação com o ano anterior. Este é um dos maiores crescimentos observados desde 2008, criando expectativas otimistas para o ano de 2025. Estima-se que, em 2025, o crescimento continue, com uma projeção de 5% de aumento.
Toyota repensa sua aposta no hidrogênio após avanço dos elétricosTerra – HOME – SP – Online – 13/01/2025 – Sergio QuintanilhaCom apenas 27.500 carros com célula de combustível vendidos em 10 anos, a sonhada “Sociedade do Hidrogênio” vira vapor d’água A Toyota decidiu repensar sua aposta no hidrogênio como solução para a descarbonização dos carros de passeio. Segundo uma reportagem do jornal britânico Financial Times , a Toyota foi vencida pelo avanço dos carros elétricos, cujas baterias estão cada vez mais baratas.
Montadoras chinesas começam a produzir carros elétricos no Brasil em 2025 e acirram disputaFecombustíveis – HOME – RJ – Online – 13/01/2025Depois de ampliar suas exportações para o Brasil, as montadoras chinesas BYD (Build Your Dreams) e GWM (Great Wall Motors) iniciam um novo capítulo de sua ofensiva no país este ano: começam sua produção local de seus veículos híbridos e elétricos. A GWM confirmou que a fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo, será inaugurada em maio, e a produção para o mercado brasileiro começa no início do segundo semestre com o híbrido Haval 6, a gasolina.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Paixões por ídolos alavanca vendasO Globo – Negócios e Leilões – RJ – 14 – 13/01/2025 – Augusto Ribeiro7 e a preferência do consumidor para al avançar as vendas depende, além de fatores racionais como preço e qualidade, de fortes conexões emocionais. Uma prova disso é o sucesso comercial que a admiração de fãs por seus ídolos vem promovendo em diversos mercados. Coleções inspiradas em artIstas, craques do esporte ou em personagens de ficção ganham espaço em prateleiras e na decoração de lojas por meio do investimento em cenários e design.
Com Shein e Nike no topo, roupas e acessórios alcançam 25% das menções em dezembroMercado & Consumo – Home – DF – Online – 13/01/2025Em dezembro, a categoria de roupas e acessórios ocupou a primeira posição em um levantamento que traçou os itens mais associados a desejos de compra. A categoria, que viu aumento pela segunda vez consecutiva, alcançou 25% das menções. Os itens mais citados foram camisetas (27%), saias (20%) e vestidos (16%). As marcas mais mencionadas foram Shein (22%), Nike (18%), Zara (15%), Adidas (12%) e Renner (11%).
Natal mais fraco, mas ano melhor: o desempenho do comércio brasileiro em 2024O Globo – Home – RJ – Online – 13/01/2025RESUMO Apesar de um ano desafiador, o comércio brasileiro conseguiu fechar 2024 com um crescimento tímido de 0,6%, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). No entanto, dezembro não colaborou: as vendas caíram 3,5% em relação a novembro e 1,7% em comparação ao mesmo período de 2023. Café com leite de todo dia está entre os grandes vilões da inflação de 2024.
Vendas no varejo caem 1,7% em dezembro, diz StoneBOL – Home – SP – Online – 13/01/2025SÃO PAULO (Reuters) – O comércio varejista no Brasil sofreu queda de 1,7% nas vendas em dezembro sobre um ano antes, recuando 3,5% ante novembro, pressionado pelo desempenho de lojas físicas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela empresa de meios de pagamento Stone. Enquanto as lojas físicas tiveram queda de 2,1% nas vendas de dezembro sobre o mesmo mês de 2023, as vendas no varejo online cresceram 7,7%, afirmou a Stone.
IPC-Fipe sobe 0,25% na 1ª quadrissemana de janeiro, após alta de 0,34% em dezembroBOL – Home – SP – Online – 13/01/2025O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,25% na primeira quadrissemana de janeiro, uma desaceleração ante o acréscimo de 0,34% observado em dezembro. Os dados foram publicados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira, 13. Veja abaixo como ficaram os grupos do IPC-Fipe…
Varejo – Material de Construção
Desafios e perspectivas do setor atacadistaCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 13/01/2025O presidente do Sindiatacadista/DF, Alvaro Silveira Jr. aponta crescimento do setor em 2024, mas lembra que foi um ano de desafios. Para 2025, a projeção é de mais obstáculos a serem superados. “Enfrentamos a questão do aumento da inadimplência de nossos clientes e as tendências novas mercadológicas de consumo. Apesar Polarização esgarçada Na a análise política nacional, o presidente do Sindiatacadista avalia que as eleições municipais demonstraram que a população está preocupada com o rumo que o país está comanão.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Com ‘pés no chão’, Gree prepara entrada em linha brancaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B5 – 13/01/2025Varejo Diversificação Com “pés no chão, Gree prepara entrada em linha branca Fabricante de ar-condicionado mira lavadoras e refrigeradores, mas vê risco em conjuntura econômica Erisariidacr MÁRCIA DE CHIARA A disparada do dólar, que subiu 27% em relação ao real em 2024, ampliou a cautela da chinesa Gree no Brasil. Maior fabricante de aparelhos de ar condicionado do mundo e há 25 anos produzindo esses equipamentos em Manaus (AM), a companhia projeta um crescimento de vendas para 2025 aindarobustaão, na casa de dois dígitos, porém menor que o registrado no ano passado.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
CRM e experiências sensoriais elevam conversão até 45% no Bistek SupermercadosSA Varejo – Home – SP – Online – 09/01/2025Ao perceber que as caixas de e-mail estão ficando cada vez mais cheias e as caixas de correio estão ficando vazias, o Bistek Supermercados criou uma estratégia para criar experiências marcantes e conquistar ainda mais os seus consumidores por meio do CRM. A ideia basicamente consiste em “ malas diretas ”, enviadas por correio com uma segmentação hiper personalizada, sempre com o objetivo estratégico de conquista, reconquista, fidelização ou aumento de ticket.
Pesquisa indica aumento no fluxo de bares e restaurantes no verãoAqui Notícias – Home – ES – Online – 10/01/2025É nesta realidade que empresários buscam soluções para contribuir para a experiência gastronômica dos turistas. Calor, férias e o verão chegando. Como de costume, as experiências gastronômicas estarão em alta na próxima estação. De acordo com o estudo realizado pela Booking.com, quatro em cada dez (39%) brasileiros afirmaram que gostam de atividades que envolvam comida nessa época do ano, como ir a restaurantes, padarias, cafés e bares.
Inflação x vida real: por que os preços do dia a dia podem subir muito mais do que o IPCAG1 – HOME – SP – Online – 13/01/2025A inflação oficial do país fechou em 2024 em 4,83%, puxada por alimentação, educação e saúde. Os alimentos têm sido, inclusive, o principal motivo do mau humor dos consumidores. A inflação oficial do país fechou em 2024 em 4,83%, puxada por alimentação, educação e saúde. — Foto: Joedson Alves/Agência Brasil Basta uma ida ao supermercado para que os consumidores brasileiros percam a paciência.
Hortifruti Natural da Terra quer se manter uma “quitanda de um vizinho”Meio e Mensagem – HOME – SP – Online – 13/01/2025 – Giovana OréficeGiovana Oréfice 13 de janeiro de 2025 – 6h00 Com história que soma mais de 30 anos, o Hortifruti Natural da Terra busca manter sua essência de negócio de vizinhança em meio às transformações do varejo supermercadista no Brasil, que, ao mesmo tempo em que assiste ao avanço das grandes redes de supermercados e atacarejos, ainda conta com o comércio de bairro como atores importantes dentro dessa dinâmica.
Turismo
Carnaval de BH: conheça a ‘realeza’ da Corte Momesca de 2025G1 – HOME – SP – Online – 12/01/2025Eleição da Rainha, Rei Momo e Princesa foi realizada neste domingo (12), durante evento no espaço CentoeQuatro, no Centro. Concurso simboliza lançamento oficial da folia na capital mineira. Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2025 — Foto: Rodrigo Barraza/TV Globo Os representantes da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2025 foram eleitos neste domingo (12), durante um evento no Espaço CentoeQuatro, na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital mineira.
REALEZA DO NOSSO CARNAVALEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,28 – 13/01/2025
Destinos perfeitos para quem quer escapar do calor do verãoMSN Brasil – HOME – SP – Online – 13/01/2025O verão é a estação preferida pela grande maioria dos brasileiros. Mas tem aqueles que preferem clima ameno ou até mesmo frio.Felizmente, para estes viajantes o Brasil conta com regiões que oferecem temperaturas mais baixas e paisagens deslumbrantes em pleno verão.O Ministério do Turismo (MTur) preparou uma lista com alguns dos melhores destinos para quem deseja fugir das altas temperaturas do verão.Seja para relaxar em um chalé aconchegante ou explorar trilhas em meio à natureza, o Brasil tem opções incríveis para quem quer fugir do calor.