Lançamento do cartão humanitário da Cruz Vermelha Brasileira filial Minas Gerais

Ação pioneira no Estado, a Cruz Vermelha Brasileira em Minas Gerais apresenta seu primeiro programa de transferência de renda para a população atingida pelas chuvas

A Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política.

Agora, em uma ação inédita, a instituição visa também trabalhar a dignidade e autonomia de pessoas em vulnerabilidade e em situação emergencial, e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local e otimizar a resposta da ajuda humanitária. É isso que está prestes a acontecer com a população atingida pelas chuvas no início de janeiro de 2022 através do Cartão Humanitário. Os programas de transferência de renda são globalmente considerados uma das formas mais modernas de assistência social, dado o seu impacto positivo no comércio local das comunidades atingidas, e por envolverem diretamente aquelas famílias atingidas na gestão do seu benefício, dando a elas a escolha sobre como irão utilizar o valor ofertado. Poder de escolha esse que também tem impacto positivo na saúde emocional daquelas pessoas, que podem utilizar aquele montante de acordo com os seus valores culturais, preferências de consumo, restrições alimentares e necessidades emocionais.

Institucionalmente o programa também facilita a otimização de recursos, dada a diminuição dos custos consideráveis envolvidos com armazenamento, aquisição, separação, empacotamento, combustível e logística para distribuição de toneladas de doações físicas como cestas básicas, produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal, etc. E, num futuro próximo, com o amadurecimento da operação desse modelo pela filial, seremos ainda mais ágeis no tempo de resposta, poupando ainda mais recursos para chegarmos cada vez mais longe.

Quem irá receber o Cartão Humanitário Cruz Vermelha?

Famílias diretamente impactadas pelas chuvas e que estejam cadastradas nos programas de auxílio do governo e que sejam residentes em municípios que tenham decretado situação de emergência ou calamidade pública motivada pelos impactos das chuvas durante o verão 2021/2022 e possuem os menores IDH de Minas.

O Estado de Minas Gerais, através da Defesa Civil e Sedese – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, forneceu as informações necessárias para que a Cruz Vermelha seja assertiva na ação.

A Cruz Vermelha fará o processo de seleção das famílias juntamente com o CRAS de cada localidade, priorizando aquelas famílias chefiadas por mulheres, com crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

Qual será o benefício?

O programa oferecerá o auxílio de R$ 250 uma única vez, sem qualquer recorrência, de forma não condicionada e sem qualquer contrapartida, apenas baseada nos critérios acima. Esse valor se deu por meio de estudo sobre o preço das unidades de venda de varejo daqueles itens que compõem os kits geralmente ofertados pela CVB-MG. A lista visa atender uma família média por aproximadamente 60 dias.

Os cartões serão fornecidos pela empresa Sodexo, e deverão ter o seu consumo no ponto de venda limitado a itens de necessidade básica (alimentação, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza).

Como contribuir com o Cartão Humanitário Cruz Vermelha?

Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir para que o Cartão Humanitário Cruz Vermelha chegue a mais e mais pessoas. Basta fazer um PIX, em qualquer quantia, para secretaria@cvbmg.org.br .

Apoiadores

Até ontem, 19 de janeiro de 2022, a ação já contava com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais através do Programa Recupera Minas, CDL/BH, Grupo Líder, AMIS, Grupo Mulheres do Brasil e Localiza. O Cartão Humanitário Cruz Vermelha é uma parceria com a empresa Sodexo.

Apresentação

A Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais fará uma apresentação do Cartão Humanitário nesta sexta-feira, 21 de janeiro, às 9h, no Centro de Convenções da CDL/BH, localizado na Avenida João Pinheiro, 495 – Funcionários, contando com a presença de alguns representantes dos apoiadores envolvidos.

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG