Imprensa - 14 de janeiro de 2025 Liquidações prometem movimentar o comércio neste início do ano Sugestão de Pauta Expectativa da CDL/BH é que o setor continue o ritmo de crescimento nas vendas. Planejamento é essencial para lojistas e consumidores aproveitarem o período Depois da Black Friday e do Natal, as liquidações de início do ano prometem movimentar o comércio da capital mineira. Dados do IBGE reforçam o potencial desse período: em janeiro de 2024, as vendas do comércio varejista em todo o país cresceram 4,1% na comparação com o mesmo mês do ano de 2023. Em Belo Horizonte o mês de janeiro de 2024 também fechou com crescimento. O levantamento “Termômetro de Vendas”, elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostrou que houve um incremento de 1,84% no volume de vendas em comparação com o mesmo mês do ano de 2023. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, no início do ano é comum que lojas de todo o país organizem promoções e descontos especiais com o objetivo de atrair os consumidores e abrir espaço nos estoques para novos produtos e coleções. “Essas promoções ajudam a movimentar o comércio em um período em que as vendas tendem a ser menores em função das férias. Mas, com a popularização dessas promoções e, cada vez mais lojistas aderindo a essa estratégia, os consumidores também estão se programando para aproveitá-las”, explica. “Muitos deixam para realizar a troca de presentes entre os familiares e amigos neste período, já que os preços estão mais baixos, e muitas pessoas reservam uma parte do 13° salário para aproveitar as ofertas”, completa. Como o desempenho da economia brasileira em 2024 surpreendeu positivamente com melhora das condições financeiras, aumento do consumo das famílias e aquecimento do mercado de trabalho, as perspectivas da CDL/BH são otimistas. “Nossa expectativa é que as liquidações de início do ano e as vendas de material escolar contribuam para termos um mês de janeiro com crescimento de até 2%”, disse. Planejamento é essencial para lojistas e consumidores Para ter um desempenho positivo nos saldões de início do ano, o presidente da CDL/BH ressalta que o planejamento é a palavra-chave para os lojistas. E ele destaca o que é preciso levar em consideração antes de abrir as portas com liquidações: identificar os produtos não vendidos no Natal e selecionar os mais adequados para o saldão calcular descontos realistas que atraiam clientes sem prejudicar o fluxo de caixa divulgar as promoções de forma rápida e eficiente oferecer boas opções de pagamento investir em atendimento ágil Consumidor deve determinar orçamento para as compras durante liquidação Assim como os lojistas devem fazer um planejamento para iniciar uma liquidação, o consumidor também precisa se preparar antes de ir às compras. É preciso lembrar que o início do ano é marcado por compromissos financeiros inadiáveis como IPVA, IPTU e matrículas escolares. Para evitar a inadimplência, o ideal é que o consumidor determine um orçamento para as compras neste período de liquidação. “Ele pode elaborar uma lista de itens prioritários, tomando cuidado para não comprar por impulso e estourar o orçamento”, aconselha Souza e Silva. Como as liquidações são uma chance de adquirir produtos e serviços por um preço relativamente menor que o normal, muitos consumidores aproveitam este período para adquirir ou trocar os eletrodomésticos e móveis, e até itens de uso pessoal, como cosméticos, roupas, calçados e acessórios. “Este é o momento ideal de economizar nas compras, mas sem esquecer que as finanças precisam estar em ordem”, finaliza o presidente da CDL/BH. Acesse abaixo áudios do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Foto: Divulgação / Agência Brasil Baixar