Livre Funcionamento

Garantir o livre funcionamento dos setores de comércio e serviços, aqui incluídos o comércio varejista, os supermercados, as padarias, lanchonetes, bares e restaurantes, representa uma ação em prol da economia, da manutenção do emprego e da cidade de Belo Horizonte. A abertura dos supermercados aos domingos não beneficia somente comerciantes, mas consumidores que têm mais tempo para realizarem suas compras.

É interesse de toda a sociedade a criação e a manutenção de empregos, ainda mais nesse cenário de desemprego em que vive o país. Proibir a abertura dos supermercados aos domingos é ampliar o número de demissões no setor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de desempregados atingiu 11,08 milhões de brasileiros no primeiro trimestre de 2016. Na Grande BH, só em fevereiro deste ano, o número de pessoas sem emprego chegou a 176 mil.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entidade que representa os setores de comércio e serviços da capital, defende o direito de que os supermercados e o comércio em geral possam continuar funcionando aos domingos. Ou seja, que os empresários tenham a liberdade de decidir se o supermercado deve ou não funcionar neste dia, considerando as conveniências de cada empresa.

A liberdade de trabalhar em todos os dias da semana, 24 horas por dia, é uma realidade nas maiores cidades do mundo e representa uma adequação das empresas às novas exigências do mercado e do próprio consumidor, que tem alterado os hábitos de consumo e de trabalho. Ao garantir a abertura aos domingos, Belo Horizonte deu um grande passo rumo ao desenvolvimento, posicionando-se lado a lado às maiores cidades do mundo e inspirando outras capitais a fazerem o mesmo. A proibição da abertura, portanto, representaria um grande retrocesso.

Não se trata, em nenhum momento, de pretender sacrificar nenhuma categoria profissional. Pelo contrário, queremos que os trabalhadores do comércio, dos supermercados, dos bares e restaurantes, tenham a oportunidade de ganhar mais e de verem ampliadas as ofertas de trabalho no setor.

Cabe a cada empresa propor uma escala de trabalho, com rodízio aos domingos – em total consonância com a legislação trabalhista – para que não haja sacrifício para ninguém. Afinal, já são muitas as categorias profissionais que mantêm atividades no fim de semana.

Temos a certeza de que com a opção de abertura dos supermercados e do comércio em geral aos domingos estaremos gerando mais emprego, aumentando a renda da população e oferecendo ao consumidor mais opções de compra e lazer.