Imprensa - 7 de abril de 2022 Lojistas animados para a Páscoa Sugestão de Pauta Segundo pesquisa da CDL/BH, comerciantes esperam tíquete médio de R$ 53,96, com cada cliente adquirindo, em média, três itens. Pagamento à vista deve ser escolha da maioria Os comerciantes da capital estão otimistas com a Páscoa. A data, que este ano será celebrada em 17 de abril, tem aumentado a expectativa de 52,9% dos varejistas. Para eles, as vendas serão superiores às do último ano. Para atender à demanda, 43,3% dos lojistas pretendem aumentar o estoque em comparação a 2021. Esses dados foram revelados pela pesquisa “Intenção de Vendas”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com lojistas da capital entre os dias 16 e 21 de março. “O controle da pandemia vem permitindo que as pessoas retomem seus compromissos sociais. Com isso, a expectativa é que a Páscoa deste ano reúna família e amigos e isso, com certeza, vai refletir nas vendas dos produtos sazonais. A pesquisa revelou que para 81,7% dos entrevistados, o avanço da vacinação e a redução das medidas restritivas têm impactado positivamente as vendas”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Tíquete médio Os varejistas esperam que cada consumidor gaste até R$ 53,96 por item. A previsão é que os clientes comprem, em média, três itens de Páscoa, totalizando R$ 161,89. De acordo com o relato de lojistas, os consumidores estão mais cautelosos e pesquisando preços antes de efetuar a compra. Sendo que a frequência de pesquisa aparece da seguinte forma: -Alta: 43,3% -Razoável: 30,8% -Baixa: 25% “Desde o início da pandemia, o consumidor se tornou mais cauteloso ao realizar compras. A pesquisa de preços é cada vez mais comum, até mesmo quando o produto desejado não possui alto valor de investimento. A tendência é que esse comportamento seja mantido em datas comemorativas”, reflete Souza e Silva. Os comerciantes esperam que 87,5% dos clientes paguem suas compras à vista. Para isso, as principais formas utilizadas deverão ser: -À vista no cartão de crédito: 35,6% -PIX: 32,7% -Cartão de débito: 17,3% -Dinheiro: 1,9% -O uso do cartão de crédito representa 12,5% com parcelamento de até duas vezes. Ovo artesanal promete ser o campeão de vendas Quando questionados qual produto acreditam que terá a melhor saída na Páscoa, 46,2% afirmam que será o ovo artesanal. Em seguida aparecem: -Ovo de Páscoa industrializado: 34,6% -Tabletes ou barras de chocolate: 33,7% -Doces gourmet: 30,8% -Bombons ou trufas: 24% -Caixa de bombom: 20,2% -Bolos ou tortas: 16,3% -Cestas de bombons ou chocolates: 5,8% -Guloseimas: 2,9% -Colomba pascal, cupcake ou cookies: 1,9% (cada) Baixa contratação Apesar dos lojistas sinalizarem boas expectativas para a data, 88,5% afirmam que não pretendem realizar contratações temporárias. Já dentre os que vão admitir (11,5%), a expectativa é que, em média, dois colaboradores sejam contratados. O ambiente inflacionário também tem impactado a compra com fornecedores. De acordo com a pesquisa, 86,4% dos comerciantes identificaram aumento dos preços. Sendo que para 59,6% aumentou muito; 25% aumentaram; 15,4% estáveis. Reforço da divulgação Para atrair a clientela, os varejistas pretendem investir na divulgação dos produtos (60,6%). As ferramentas utilizadas serão: -Instagram: 49% -Cartazes ou faixas na vitrine da loja: 34,6% -Whatsapp: 31,7% -Site da loja: 25% -Facebook: 18,3% -Boca a boca: 8,7% -Carro de som e TV: 1,9% (cada) -Enfeites e sorteio: 1% (cada) -Não souberam responder: 2,9% -Não vão divulgar: 7,7% Além da divulgação, os entrevistados também pretendem utilizar outros recursos para alavancar as vendas. Dentre eles estão: -Oferta de combos ou kits: 30,8% -Decoração da loja: 27,9% -Variedade de produtos: 26,9% -Aperfeiçoar o atendimento: 3,8% -Conceder desconto ou criar promoção: 1% (cada) -Não soube responder: 2,9% -Não irá promover nada: 7,7%