Imprensa - 17 de abril de 2013 Lojistas esperam crescimento acima de 15% nas vendas para o Dia das Mães Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 17 de abril de 2013 – De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no período de 25 de março a 12 de abril com 200 lojistas da capital mineira, as vendas para o Dia das Mães devem ser melhores este ano em relação a 2012. Para 56,85% dos entrevistados a expectativa é que as vendas ultrapassem as do ano passado; 31,47% acreditam que devem ser iguais e 11,68% acham que serão inferiores. Entre os lojistas que acreditam em vendas melhores, a maioria (49,24%) espera aumento superior a 15% nas vendas para a data. Em seguida estão 17,42% que esperam crescimento de 9% a 12%; de 3% a 5% (9,85%); de 1% a 3% (6,82); de 12% a 15% (6,82%); de 5% a 7% (6,06%); e de 7% a 9% (3,79%). Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, fatores como a estabilização do desemprego e o crescimento contínuo da massa salarial dos trabalhadores colaboram para o otimismo dos empresários. “Além do aumento da expectativa dos lojistas, também percebemos que houve redução no percentual dos lojistas que esperam uma piora das vendas em relação a 2012, o que pode ser resultado do aumento da confiança do empresariado ocasionada pelas condições macroeconômicas favoráveis ao consumo”, explicou. Neste ano, a maioria dos lojistas (45,36%) irá manter o mesmo volume de estoque do ano passado. Em seguida, irão ampliar seus estoques em mais de 20% (10,82%); até 5% (10,31%); de 9% a 12% (9,79%); de 15% a 20% (7,73%); de 5% a 9% (3,61%); de 12 a 15% (2,58%). E apenas 9,79% dos entrevistados afirmaram que o estoque este ano será menor. “Essa é uma reação conservadora, uma tentativa de minimizar a margem de produtos que podem ficar parados”, afirmou o presidente da CDL/BH. O tícket médio esperado para este ano deve variar entre R$ 75,01 a R$ 100 de acordo com 19,78% dos entrevistados. Em seguida estão: tícket médio de R$ 30,01 a R$ 50 (18,68%); de R$ 100,01 a R$ 150,00 (17,03%); de R$ 50,01 a R$ 75 (12,09%); até R$ 30 (10,44%); acima de R$ 400 (9,34%); de R$ 200,01 a R$ 300 (4,95%); de R$ 150,01 a R$ 200 (4,40%); e de R$ 300,01 a R$ 400 (3,30%). Pagamento – A maioria dos entrevistados (62,94%) acredita que o parcelado no cartão de crédito será a opção de pagamento mais utilizada pelos consumidores. Em seguida os lojistas acham que as vendas serão pagas das seguintes formas: à vista no cartão de crédito (20,3%); à vista no cheque (4,57%); no dinheiro (3,55%); parcelado no cheque (3,05%); parcelado no carnê ou no crediário (2,54%); cartão de débito (2,03%); à vista no cartão da própria (0,51%); parcelado no cartão da própria loja (0,51%). Estratégias – Este ano as estratégias mais utilizadas pelos comerciantes para atrair os clientes serão: propaganda/publicidade (29,9%); ofertas e promoções (24,23%); atendimento qualificado (13,4%); preço/valor dos produtos (7,73%); qualidade e mix de produtos (6,19%); decoração (5,67%); oferta de serviços diferenciados (4,64%); outros (3,09%); facilidade de pagamento (2,58%); grife/marca (1,55%); e ambiente agradável (1,03%). Com a concorrência acirrada em Belo Horizonte, muitos lojistas apostam em diversas estratégias para alavancar as vendas. “Em pesquisas já realizadas pela CDL/BH, percebemos que na hora das compras os consumidores não abrem mão de bons preços e de um bom atendimento”, completou Falci.