Imprensa - 24 de abril de 2014 Lojistas estão otimistas com vendas para o Dia das Mães Sugestão de Pauta Copa do Mundo e inflação podem prejudicar as compras. Belo Horizonte, 24 de abril de 2014 – De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no período de 2 a 15 de abril com 200 empresários da capital mineira, as vendas para o Dia das Mães devem ser melhores este ano em comparação a 2013. A maioria dos entrevistados (49,0%) acredita que as vendas ultrapassarão as do ano anterior; 28% esperam vendas iguais e para 23% a expectativa é de desempenho inferior ao de 2013. Entre os lojistas que aguardam vendas melhores neste ano, a maior parcela (41,67%) aposta em crescimento de 1% a 3%. Em seguida esperam: incremento de 3% a 5% (18,75%); de 9% a 12% (16,67%); de 12% a 15% (10,42%); acima de 15% (8,33%); de 5% a 7% (2,08%) e de 7% a 9% (2,08%). De acordo com 39,8% dos lojistas, o fator que deve contribuir para o crescimento das vendas é o aumento da renda real dos trabalhadores. Em segundo lugar, o que mais deve auxiliar o desempenho do segmento é a facilidade de crédito, segundo 34,69% dos entrevistados. Em seguida, estão: nenhum fator específico (9,18%); mercado de trabalho aquecido (6,12%); outros – marketing/necessidade de compra – (6,12%) e Copa do Mundo (4,08%). Em contraponto, os fatores que podem prejudicar as vendas, segundo os lojistas, são: Copa do Mundo (29,35%); inflação (27,17%); concorrência com produtos importados (15,22%); juros altos (9,78%); inadimplência (6,52%); outros – obras, impostos, insatisfação com o governo e morador de rua – (6,52%) e desemprego (5,43%). O volume de estoque para a data será o mesmo do ano anterior, segundo a maioria dos lojistas (40,3%). Entretanto, 37,31% dos entrevistados afirmaram que não ampliarão seus estoques. Os que aumentarão o estoque totalizam 22,39%. A maioria dos lojistas (50,0%) espera tíquete médio de até R$ 100. A divisão entre as diversas faixas ficou assim: entre R$ 75,01 a R$ 100 (26,0% dos entrevistados), de R$ 100,01 a R$ 150 (20,0%); de R$ 150,01 a R$ 200 (11,0%); de R$ 50,01 a R$ 75 (10,0%); de R$ 200,01 a R$ 300 (10,0%); de R$ 30,01 a R$ 50 (8,0%); acima de R$ 400 (7,0%); até R$ 30 (6,0%) e de R$ 300,01 a R$ 400 (2,0%). Pagamento – Segundo 91,0% dos entrevistados, a forma de pagamento que mais será utilizada pelos consumidores é o parcelado no cartão de crédito. Em seguida, os lojistas acreditam que as vendas serão pagas das seguintes formas: cartão de débito (4,0%); dinheiro (2,0%); à vista no cartão de crédito (1,0%); parcelado no cheque (1,0%) e parcelado no carnê/crediário (1,00%). Entre os lojistas, que acreditam que a forma de pagamento mais utilizada será o parcelado no cartão de crédito, a maioria (47,37%) espera compras divididas em três vezes. Em seguida, esperam quatro parcelas (17,89%); duas (10,53%); cinco (10,53%); seis (9,47%) e dez (4,21%). Estratégias – O atendimento qualificado será a estratégia utilizada pela maioria dos comerciantes (23,21%) para atrair a clientela. As demais são: ofertas/promoções (21,88%); propaganda/publicidade (12,95%); preço/valor dos produtos (12,05%); qualidade/mix de produtos (8,93%); decoração (4,91%); facilidades de pagamento (4,91%); oferta de serviços diferenciados (4,02%); ambiente agradável (4,02%) e grife/marca (1,79%). Assessoria de Imprensa da CDL/BH Cristina Reis / Débora de Oliveira (31) 3249-1632 facebook.com/assessoriadeimprensacdlbh