Mais uma vez, cartões humanitários vão ajudar famílias atingidas durante período chuvoso no estado

CDL/BH, Ministério Público de Minas Gerais, Defesa Civil estadual e Cruz Vermelha são algumas das entidades envolvidas na campanha SOS Chuvas. Doações já podem ser realizadas

A edição 2023 da campanha SOS Chuvas foi lançada nessa segunda-feira, 21, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A entidade é parceira da ação realizada pela Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais – e pelo Serviço Social Autônomo – Servas.

O SOS Chuvas 2023 contará ainda com o apoio do Governo de Minas Gerais, do Ministério Público e da Defesa Civil estadual. Além disso, empresas dos mais diferentes segmentos poderão novamente participar da campanha através de doações ou parcerias pontuais.

“É uma mobilização de diversas entidades que estão empenhadas em ajudar a diminuir os impactos causados pelas chuvas que, infelizmente, já deixa 37 municípios de Minas em situação de emergência. Precisamos que a sociedade seja solidária, pois o Estado e as prefeituras não conseguem resolver problemas dessa magnitude sozinhos”, declarou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva durante o lançamento da campanha.

O presidente estadual da  Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais, Ricardo Márcio, afirmou que a expectativa é que a ajuda humanitária aos afetados pelo período chuvoso seja ainda mais rápida. “É triste dizer isso, mas é a realidade. Todos os anos a gente já sabe que vários municípios do Estado serão afetados e que milhares de pessoas vão precisar de nós. E, a cada ano que passa, a gente tenta aprimorar a nossa forma de atuação para ser o mais eficaz, eficiente e rápido possível. Acho que esse ano vamos conseguir trabalhar de uma forma como nunca antes foi vista em Minas Gerais”, afirmou.

Cartões humanitários

Nesta edição, a campanha SOS Chuvas terá novamente o reforço dos cartões humanitários, uma estratégia de ajuda humanitária que busca otimizar recursos e dar maior autonomia aos beneficiados. A ação foi lançada na campanha de 2022 e foram distribuídos 5.044 cartões humanitários para as famílias atingidas pela chuva. A CDL/BH foi uma das doadoras com a oferta de R$ 125 mil, que beneficiaram 500 famílias, ajudando quase três mil pessoas.

“O cartão ajuda a fomentar o comércio, proporciona às pessoas poder de compra e decisão, podendo escolher o que realmente precisam comprar, devolvendo a elas a dignidade. Esse recurso também contempla os pequenos comerciantes que sofrem diretamente com a queda do poder aquisitivo de seus clientes, e permite que as famílias tenham autonomia para a compra nos seus estabelecimentos de preferência”, destacou o presidente da CDL/BH.

Cartões facilitam chegada dos recursos aos atingidos

Os programas de transferência de renda são globalmente considerados uma das formas mais modernas de assistência social, dado o seu impacto positivo no comércio local das comunidades atingidas. Devido aos altos custos que envolvem armazenamento, aquisição, separação, empacotamento e logística de distribuição, optar pela recarga de cartões alimentação e outros benefícios possibilitou uma resposta mais rápida e efetiva para as famílias que aguardavam por doações.

“Dessa forma, permitimos que a economia local continuasse funcionando e que estabelecimentos importantes para essas famílias não fechassem as portas”, pontuou o presidente da Cruz Vermelha.

As doações para a campanha SOS Chuvas 2023 podem ser realizadas em dinheiro, por PIX ou transferência bancária, e também itens como alimentos não perecíveis, material de limpeza, itens de higiene pessoal, fraldas e colchões. Devido à pandemia da Covid-19, no momento não estão sendo aceitas doações de roupas ou calçados.

Mais informações sobre doações estão disponíveis no site: https://bit.ly/3EQXMxI

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG