Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Minas Trend reúne marcas de renome internacional

Clipping

Confira as principais notícias de hoje, 19 de abril de 2024

CDL/BH
120 expositores participam 31ª edição do Minas Trend, em Belo Horizonte – 12h14 Rádio Inconfidência (AM 880 – Belo Horizonte) – Revista da Tarde – MG – 18/04/2024 calma calma e é meio dia e catorze minutinhos e chegando informações como repórter leandro siqueira cento e vinte expositores participam da trigésimo primeiro edição do minas trend em belo horizonte o evento é um dos principais do setor de moda do país reúne estilistas produtores e revendedores de minas de outros estados organizado pela fiesp a federação…
Desfile do 31º Minas Trend reúne marcas de renome internacional, como Nike, Levi’s, Jordan e Hurley BH Eventos – Home – MG – Online – 18/04/2024 A passarela do 31º Minas Trend reuniu seis marcas internacionais icônicas para a moda de 0 a 16 anos: Nike, Jordan, Converse e Hurley, do segmento sportswear; Levi’s, de lifestyle, e Huggies, que acaba de lançar mundialmente sua linha de vestuário. A sequência de desfiles, promovido pela importadora e distribuidora HAF Sports, com produção da agência de modelos Top Agency, aconteceu dentro do projeto inédito Minas Trend Kids – Baby e Teens, na tarde desta quarta-feira, 17/4, e reuniu compradores, lojistas, jornalistas e influenciadores.
Desfiles de moda infanto-juvenil marcam a 31ª edição do Minas Trend Fiemg – Home – MG – Online – 18/04/2024 Ao todo, 28 marcas de todo o Brasil desfilaram looks, acessórios e calçados desenhados para crianças e adolescentes das coleções de primavera-verão 2025 Focada em moda infanto-juvenil, a 31ª edição do Minas Trend promoveu 7 desfiles de moda ao longo de todo o evento, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte.
Desfile do 31º Minas Trend reúne marcas de renome internacional, como Nike, Levi’s, Jordan e Hurley BH Eventos – Home – MG – Online – 18/04/2024 – Bh Eventos A passarela do 31º Minas Trend reuniu seis marcas internacionais icônicas para a moda de 0 a 16 anos: Nike, Jordan, Converse e Hurley, do segmento … A passarela do 31º Minas Trend reuniu seis marcas internacionais icônicas para a moda de 0 a 16 anos: Nike, Jordan, Converse e Hurley, do segmento sportswear; Levi’s, de lifestyle, e Huggies, que acaba de lançar mundialmente sua linha de vestuário.
Cidades
Belo Horizonte diante da ruína O Tempo – BH – Opinião – MG – 14 – 19/04/2024
BH registra 4 roubos e furtos no transporte coletivo por dia O Tempo – BH – Cidades – MG – 22 – 19/04/2024  A Capital concentra mais da metade dos 689 casos registrados no Estado no primeiro trimestre, BH registra 4 roubos e furtos GDO, da Polícia Militar, mapeia as ocorrências e direciona estratégia Passageiros do transporte coletivo em Belo Horizonte precisam lidar com a insegurança, além da falta de qualidade do serviço. Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que ocorrem na capital mineira, em média, quatro casos de roubo e furto por dia no transporte coletivo – incluindo ônibus e metrô.
Criminalidade no transporte de BH O Tempo – BH – Opinião – MG – 14 – 19/04/2024 Os usuários do transporte coletivo têm mais um obstáculo além dos atrasos e da falta de estrutura nos ônibus: o crescimento da insegurança. No primeiro trimestre deste ano, houve 355 furtos e 46 roubos a passageiros, uma média de quatro por dia, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O celular é o item mais cobiçado. Além do valor do próprio aparelho, os smartphones possibilitam ao criminoso o acesso a dados bancários das vítimas.
Dengue e os hospitais de BH O Tempo – BH – Política – MG – 7 – 19/04/2024 Os hospitais estão lotados, com longas esperas, e não há mais nem enfermarias, nem apartamentos para internar ninguém. Nem pelo particular. Então, recomenda-se todo o cuidado, o uso de repelentes e manter o mais limpos possível os locais onde a fêmea do mosquito nasce e cresce. Nesta quarta, na aglomeração que esperava pelo atendimento médico no hospital Orizonti – aliás, justiça seja feita, um dos melhores hospitais de BH em tudo, desde a recepção até a consulta médica -, o papo dos febris e doloridos passava pelo reconhecimento de que nos faltam cuidados em nossas casas e nos locais onde trabalhamos, porque é aí que o mosquito aguarda por uma oportunidade para nos acariciar.
Santa Tereza vive guerra do tráfico Jornal Super Notícia – BH – Cidades – MG – 10 – 19/04/2024 – Da Redação Cerro da PM a postos na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, na região Bairro passou ater bandidos armados naruaecomrádios decomunicação José Vítor Camilo fatesupetisupernoticia.com.br O Moradores e comerciantes do bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, estão vivenciando, desde fevereiro deste ano, uma escalada de violência, O reduto boêmio e cultural da cidade passou a ter traficantes armados e equipados com rádios de comunicação nas entradas das vilas Dias e São Vicente, locais conheci: O efetivo policial foi aumentado para “sufocar” criminosos e comunidade tranquila, mantendo a bairro.” Tenente-coronel Israel Calixto COMANDANTE DO 160 BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR (PM) O Se dos como “Buraco Quente”.
Economia – Política
5º Congresso de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp reúne 15 cidades, reafirma posicionamento e estabelece ações www.mundosindical.com.br – Home – Internet – Online – 18/04/2024 – Mundo Sindical Portal do Sindicalismo Brasileiro. Conteúdo voltado para área de Sindicalismo, Sindicatos e Trabalhadores. O 5º Encontro de Mulheres Sindicalistas da Fesspmesp, liderado pela companheira Clícia Mara Silva Damaceno (responsável pela Secretaria da Mulher), retornou em grande estilo. Com o tema “Brilhamos e fazemos a diferença”, o evento que não ocorria desde 2016, reuniu sindicalistas de 15 cidades do Estado, dia 12 de abril, em Peruíbe, na Colônia de Férias do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente – SindServSV.
PBH diz que moradias populares do Castelo não vão afetar trânsito ou área verde O Tempo – Home – MG – Online – 18/04/2024 – Isabela Abalen Representantes da Urbel realizaram reunião aberta com moradores do bairro Por Isabela Abalen Publicado em 18 de abril de 2024 | 21h40 – Atualizado em 18 de abril de 2024 | 21h40 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular Apesar das manifestações contrárias dos moradores do bairro Castelo à construção de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida” , a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) continua consistente no sucesso do programa.
“Fui vítima de fontes do Planalto por duas semanas”, diz Prates sobre crise O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B14 – 19/04/2024 – Gabriel Vasconcelos Fui vítima de fontes do Planalto por duas semanas”, diz Prates sobre crise GABRIEL VASCONCELOS RIO O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse ontem estar “muito tranquilo”, ao ser questionado sobre o arrefecimento da crise política que o ameaçou no cargo. Ele disse que ainda não se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Colômbia, e que sua ida a Brasília nesta semana foi dedicada ao Tribunal de Contas da União (TCU).
orquestra desafinada Revista Veja – SP – Brasil – SP – 46 a 59 – 19/04/2024 – Daniel Pereira Disputas de poder entre ministros, divergências e vacilos na economia, programas desencontrados e sinais ambíguos do presidente provocam confusão e instabilidade no governo  O principal desafio do presidente da República não está fora, mas dentro de sua gestão 11u em maio do ano passado, quando o trabalho do Congresso começava a ganhar tração, o presidente Lula conversou a sós com o comandante da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um antigo opositor que apoiou a fracassada campanha à reeleição de Jair Bolsonaro.
A voz da confusão Revista Veja – SP – Brasil – SP – 86 a 92 – 19/04/2024 – Hugo Marques A VOZ DA CONFUSÃO Ao celebrar ditaduras, atacar adversários e defender ideias estapafúrdias, a presidente do PT sabota as tentativas de Lula de se aproximar de setores refratários ao governo HUGO MARQUES “DEMOCRACIA” Gleisi e Li Xi, secretário do PC da China: D elogios ao regime que não tolera oposição nem liberdade DESDE QUE seus índices de popularidade começaram a despencar, Lula alterou a agenda, passou a viajar pelo país, anunciou programas de forte apelo popular e convocou um publicitário para cuidar de sua imagem.
Apelo ao “bom senso” sobre PEC do quinquênio Correio Braziliense – Política – DF – 3 – 19/04/2024  Apêlo ao “bom senso” sobre PEC do quinquênio Randolfe diz que governo tentará sensibilizar senadores em relação à proposta > ÂNDREA MALCHER líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que o Planalto entrará em campo para tentar sensibilizar senadores em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede bônus a integrantes do Judiciário e do Ministério Público a cada cinco anos de carreira.
Bolsonaro diz que país está perto de uma ditadura Correio Braziliense – Política – DF – 2 – 19/04/2024 O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou apoiadores para uma manifestação, no domingo, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o ex-chefe do Executivo, o ato será pacífico, em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Em vídeo publicado, ontem, em suas redes sociais, Bolsonaro diz que o ato ocorrerá “no momento em que o mundo todo com conhecimento do quanto está ameaçada a nossa liberdade de expressão e de quanto estamos perto de uma ditadura”.
Cartas marcadas Revista Veja – SP – Economia – SP – 108 a 117 – 19/04/2024 – Juliana Elias Após enterrar o projeto de privatização da gestão anterior, o governo quer agora revitalizar os Correios. Para isso, terá de lidar com prejuízos recorrentes e avanço da concorrência JULIANA ELIAS NOVO PLANO Gastança: Lula quer voltar D a investir na companhia a noite de 1º de janeiro de 2023, poucas horas depois de subir, pela terceira vez, a rampa do Palácio do Planalto para tomar posse, o presidente Lula assinou os primeiros atos de seu novo governo.
Corte menor da Selic entra no radar do mercado com alta de incertezas O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1,B2,B3 – 19/04/2024 – Denise Abarca As declarações recentes do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicando a possibilidade de mudança da rota da Selic, puseram fim ao consenso que existia no mercado sobre o resultado da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada
Decisões em Brasília ditam os rumos da eleição para a PBH O Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 19/04/2024 – Gabriel Ronan Eleições 2024 Definição de candidatos à PBH depende mais de influências de Brasília que da articulação local Fuad Noman mudou o alto escalão da PBH para atender o senador Rodrigo Pacheco. Lula ainda não sinalizou apoio ao petista Rogério Correia. Só a direita tem um horizonte definido, com apoio de Bolsonaro a Bruno Engler. 3 Decisões em Brasília ditam os rumos da eleição para a PBH AL BANORO PAGNI/AFP – 10.12.2023 Pela direita, Bolsonaro já consolidou apoio a Bruno Engler ELEIÇÕES EE GABRIEL RONAN A seis meses das eleições municipais, Belo Horizonte vive um cenário incerto, sem um favorito claro aos olhos do eleitorado.
Deixar faltar para sobrar O Tempo – BH – Política – MG – 7 – 19/04/2024 I Longe desta coluna dizer que o governador Romeu Zema quer desmontar os serviços assistenciais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de MG (Ipsemg). E quebrar o Ipsemg na prestação de seus serviços de saúde, deixando o hospital Governador Israel Pinheiro com andares fechados, sem leitos para acomodar os pacientes, sem contratar médicos, anestesIstas, cirurgiões, clínicos, enfermeiros, radiologIstas, e sem medicamentos, seria uma forma de justificar a delegação dos seus serviços à rede privada.
Em momento de insatisfação, organização indígena não convida presidente para seus atos Folha de S. Paulo – Cotidiano – SP – Capa,B4 – 19/04/2024 O Movimento indígena exclui Lula do evento Organização do Acampamento Terra Livre não convidou o presidente Lula (PT) neste ano, ao contrário do que ocorreu em 2023. Movimento se diz insatisfeito com derrotas da gestão no Legislativo. B4 Em momento de insatisfação, organização indígena não convida presidente para seus atos João Gabriel BRASÍLIA A Organização do Acampamento Terra Livre (ATL), principal ato do movimento indígena em Brasília, decidiu não convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seus atos, ao contrário do que aconteceu em 2023.
Ex-secretário do Tesouro vê rombo de R$ 100 bi na meta Folha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,3 – 19/04/2024 Nova meta precisa de mais R$ 100 bi, afirma ex-Tesouro Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro no governo Bolsonaro (PL), calcula serem necessários R$ 100 bilhões em receitas extras para a gestão Lula (PT) atingir a nova meta de déficit zero em 2025. A Fazenda, por sua vez, estima em R$ 50 bilhões o valor adicional. Mercado p.3 Ex-secretário do Tesouro vê rombo de R$ 100 bina meta Jeferson Bittencourt aponta inconsistências em cenário para estabilizar dívida Adriana Fernandes BrasíLIA O ex-secretário do Tesouro Nacional Jeferson Bittencourt calcula que faltam cerca de R$ 100 bilhões de receitas adicionais para o governo atingir o centro da nova meta fiscal de 2025.
Fazenda negocia com Câmara limitar custo do Perse a R$15 bi Folha de S. Paulo – Mercado – SP – 5 – 19/04/2024 – Victoria Azevedo Fazenda negocia com Câmara limitar custo do Perse a R$ 15 bi Benefício tributário criado para socorrer empresas durante pandemia de Covid-19 seria extinto em 2027 Adriana Fernandes e Victoria Azevedo BrasíLIA O Ministério da Fazenda negocia com a Câmara dos Deputados um limite de R$ 15 bilhões para o custo total da renúncia fiscal com a extensão do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) de 2024 à 2023.
FHC é escolhido para receber Grande Colar Estado de Minas – – – MG – 3 – 19/04/2024 – Igor Passarini FHC É ESCOLHIDO PARA RECEBER GRANDE COLAR Ex-presidente da República ocupou o cargo por dois mandatos, entre 1995 e 2002. Cerimônia também homenagear à a poeta Bárbara Heliodora, heroina da Inconfidência ÍGOR PASSARINI O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi o escolhido para receber a principal honraria da Medalha da Inconfidência, o Grande Colar. A cerimônia acontece no próximo domingo, em Ouro Preto, na Região Central de Minas.
Filho do governador do Tocantins articula eleição ao comando da Assembleia Folha de S. Paulo – Política – SP – A9 – 19/04/2024  A Assembleia Legislativa do Tocantins se articula para realização de uma nova eleição para a presidência da Casa no biênio 2025/26 após oSTF (Supremo Tribunal Federal) anular a votação realizada em fevereiro de 2023 que elegeu para o cargo o filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Apesar de a sua vitória ter sido invalidada, o deputado Léo Barbosa (Republicanos) continua como favorito para presidir a Assembleia na nova votação, que ainda não tem data para acontecer.
Fuad sobre desconhecimento: ‘Nunca fui candidato a nada’ O Tempo – BH – Política – MG – Capa,4 – 19/04/2024 – Entrevista “Meu grande projeto nesse momento é prefeitar”, eu tenho que trabalhar pela / cidade”, diz Fuad 
Fuad: um candidato à PBH em apuros! Hoje em Dia – Primeiro Plano – MG – 8 – 19/04/2024 O xadrez eleitoral para a disputa na capital mineira ainda está indefinido. O quadro atual tem grandes chances de mudanças até o período das convenções partidárias (de 20 de julho a 5 de agosto). Mas a prudência política requer decisões até final de maio.
Gás natural deve motivar nova queda de braço entre Silveira e Petrobras O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B14 – 19/04/2024 – MARIANA CARNEIRO O Ministério de Minas e Energia e a Petrobras têm uma nova queda de braço à vista, desta vez relacionada ao gás natural. O governo prepara uma regulação para fixar o valor máximo que a estatal pode cobrar pelo uso dos sistemas de escoamento e processamento do gás natural – a infraestrutura que faz com que o gás saia do alto-mar e chegue até a costa brasileira.
Governo deve escalar Haddad para discutir PEC do Quinquênio O Estado de S. Paulo – Política – SP – A9 – 19/04/2024 – Jaques Wagner Ministro da Fazenda pedirá “sensibilidade” sobre projeto que eleva salários de carreiras públicas, diz líder do governo no Congresso GABRIEL HIRABAHASI BRASÍLIA O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou ontem que o ministro da Fazenda, Fernando Haddar, deve ser escalado para discutir com o Parlamento a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquénão.
Governo propõe blindagem extra ao arcabouço em 2025 Folha de S. Paulo – Mercado 2 – SP – 2 – 19/04/2024 – Idiana Tomazelli Reajustes de salários ou novas renúncias fiscais só poderão ser feitos após certeza de que meta de 2024 foi cumprida Idiana Tomazelli BRAsíLIA O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu no PLDO (projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) uma espécie de gatilho preventivo para frear determinados gastos e renúncias no início de 2025, até comprovar o cumprimento da meta fiscal deste ano.
Governo quer barrar PEC que turbina salário de juízes O Tempo – BH – Política – MG – 6 – 19/04/2024 – Folhapress É NADO BrasíLIA O governo federal se prepara para tentar barrar o avanço da proposta patrocinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que garante 5% de aumento para juízes, promotores, delegados da Polícia Federal, defensores e advogados públicos. A PEC do Quinquênio foi aprovada na quarta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve entrar na pauta de votações do plenário para as cinco sessões de discussão previstas em regimento.
Há incerteza externa, e não temos visibilidade à frente, diz Campos Neto Folha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,1 – 19/04/2024 – do Agora Campos Neto vê incertezas no cenário externo Ao lado do ministro Fernando Haddad (Fazenda) em encontro do G20 nos EUA, o presidente do Banco Central afirmou que não há visibilidade do que aconteceu. Segundo ele, o mercado está muito sensível a declarações sobre os rumos da política monetária americana. Mercado pl Ministro quer peso maior de emergentes em bancos multilaterais WASHINGTON No discurso de abertura da segunda reunião da trilha de finanças do G2o, O ministro Fernando Haddad (Fazenda) defendeu aumentar o peso de emergentes e capitalizar os bancos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Inter- Americano de Desenvolvimento (BID), para financiar respostas a desafios como a crise climática e o aumento da fome.
Indústria tenta barrar alta na taxação do aço importado Folha de S. Paulo – Mercado – SP – 6 – 19/04/2024 – Geraldo Alckmin O governo federal se prepara para tentar barrar o avanço da proposta patrocinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que garante 5% de aumento para juízes, promotores, delegados da Polícia Federal, defensores e advogados públicos.
Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara Estado de Minas – Política – MG – 6 – 19/04/2024 O retrato na parede é uma honraria concedida aos ex-presidentes da Câmara Federal, mas a presença na galeria de honra é apenas o que restou do notável poder que o comando da Casa confere à cadeira de quem a ocupa. Foi dela que Ulysses Guimarães (PMDB), o grande líder da oposição ao regime militar, conduziu com pulso firme a Constituinte de 1987, que conferiu ao atual Congresso poderes parlamentaristas que rivaiizam com a Presidência da República, desde o governo de transição democrática de José Sarney.
Lula demarca duas terras indígenas e recua sobre quatro Folha de S. Paulo – Cotidiano – SP – B4 – 19/04/2024 – Marianna Holanda Presidente diz saber que decisão frustra expectativas, mas que governadores pediram tempo para resolver situação Marianna Holanda e João Gabriel BrasíLia O presidente Lula (PT) homologou nesta quinta-feira (18) duas novas demarcações de terras indígenas, mas recuou de outras quatro que estavam previstas. Lula afirmou que os territórios não demarcados têm problemas, como pessoas morando neles, e que seu governo pretende evitar que esses territórios acabem gerando conflitos ou sejam barrados pela Justiça.
Lula, Moraes e Barroso vão até Lira para “apaziguar os ânimos” O Tempo – BH – Política – MG – Capa,6 – 19/04/2024 – Lucyenne Landim Poderes em choque Embate entre Lira, ministros e Lula está longe do fim Por mais que Executivo e Judiciário tentem, presidente da Câmara segue “em pé de guerra”. Veto a emendas de comissão será prova de fogo. 6 Lula, Moraes e Barroso vão até Lira para “apaziguar os ânimos” ZECA RISEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS – 1é.4 2024 O TEMPO BRASÍLIA RAS ET rua Parlamentar tornou medidas contrárias aos interesse do Planalto e da Corte EE DAREDAÇÃO Autoridades que estão no centro de crises com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), têm feito uma verdadeira romaria na tentativa de apaziguar os ânimos.
Luta e resistência indígena Correio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 19/04/2024 POVOS ORIGINÁRIOS Luta e resistência indígena A saga do povo Ofaié, de apenas 128 indivíduos
Matozinhos receberá aporte de R$ 75 mi Diário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,4 – 19/04/2024 Empresa belga vai investir em Matozinhos R$ 75 milhões O grupo de origem belga Lhoist vai construir uma nova planta de moagem de combustível em Matozinhos (RMBH) com aportes de R$ 75 milhões. A previsão é de que pelo menos 150 postos de trabalho serão criados com o empreendimento, cujas obras estão previstas para serem finalizadas em novembro de 2025. 4 Matozinhos receberá aporte de R$ 75 mi Grupo de origem belga Lhoist vai construir uma nova planta de Ross de combustível na região metropolitana THIAGO HENRIQUE O grupo de origem belga Lhoist vai construir uma nova planta de moagem de combustível na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Movimento dos pecuaristas completa um mês sem respostas da União Diário do Comércio – MG – AGRONEGÓCIOS – MG – 8 – 19/04/2024 Passado um mês do movimento que reivindica o fim das importações de leite em pó do Mercosul e a adoção de medidas emergenciais para salvaguardar o setor leiteiro do País, os pecuaristas brasileiros continuam sem respostas concretas do governo federal. Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, a única medida anunciada até o momento foi a repactuação das dívidas dos produtores rurais, que, entre outras adversidades, foram prejudicados pelo efeito da política desleal das importações.
Nova temporada de pânico fiscalista Folha de S. Paulo – Mercado 2 – SP – Capa,2 – 19/04/2024 – Marcos de Vasconcellos O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 (PLDO 2025) reduziu a meta fiscal de um superávit de 0,5% do PIB para um déficit zero. A Faria Lima rapidamente ajustou suas estimativas para um déficit de 0,5% do PIB e abriu a nova temporada de pânico fiscalista. Colunas e Blogs
incêndio federal Revista Veja – SP – *** – SP – 69 a 71 – 19/04/2024 – Murillo de Aragão A fogueira de conflitos queima na gestão Lula 3 NO CORAÇÃO do Planalto Central, uma grande fogueira de vaidades, desacordos e inaptidão, atiçada pela política nacional e suas contradições, queima intensamente. Hoje o governo encontra-se ainda confinado em suas próprias limitações mentais e ideológicas, o que bloqueia a realização do seu vasto potencial.
O STF precisa ser supremo Revista Veja – SP – *** – SP – 83 a 85 – 19/04/2024 – Ricardo Rangel ; | RICARDO RANGEL O STF PRECISA SER SUPREMO A Corte não pode continuar sendo vista como um ator político NA SEGUNDA 15, o corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Felipe Salomão, de maneira monocrática, afastou três magistrados que atuaram na Lava-Jato. Foi uma decisão estranha. As irregularidades supostamente cometidas ocorreram há anos; não havia processo disciplinar em curso; o assunto estava pautado para votação no CNJ no dia seguinte.
Organizações sociais na mira do STF O Tempo – BH – Política – MG – 7 – 19/04/2024 As chamadas “OS”, para as garras das quais o Brasil ficou pequeno, estão agora na mira do ministro Dias Toffoli, do STF, para quem foi distribuída Ação Direta de Inconstitucionalidade Do ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e como requeridos à Assembleia Legislativa de MG e ao Estado de Minas Gerais. Pede a ação que sejam revistos os artigos 15, 1é, 17 e 19 da Lei 23.081/2018, que dispõem sobre o Programa de Descentralização da Execução de Serviços para as Entidades do Terceiro Setor.
Os mais vendidos Revista Veja – SP – Cultura – SP – 220 a 224 – 19/04/2024 – Da Redação
Para analistas, Sabesp deve atrair ‘investidor estratégico’ O Globo – Economia – RJ – 23 – 19/04/2024 – Rubens Naves Para analIstas, Sabesp deve atrair “investidor estratégico” Expectativa é que operadoras se aliem a fundos de investimento na disputa 
PEC do quinquênio avança na CCJ e preocupa o planalto Estado de Minas – Política – MG – 7 – 19/04/2024 – Brasília Sob protesto do líder do governo, Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que concede adicional de 5% a cada 5 anos ao MP e ao Judiciário 
Petrobras quer retomar obras em dois navios inacabados pré-Lava Jato Folha de S. Paulo – Mercado – SP – 7 – 19/04/2024 A Petrobras estuda uma maneira de retomar as obras de dois navios petroleiros remanescentes das encomendas feitas ainda no primeiro programa de revitalização da indústria naval brasileira, nas primeiras gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
PGR pede ao Supremo que investigue Janones O Estado de S. Paulo – Política – SP – A7 – 19/04/2024 – Carlos Pereira m 2023, nada se viu de novo ou impactante nas áreas sociais, na articulação do Congresso ou nas posições de Lula e do PT na política externa, mas uma coisa é certa: a economia foi um sucesso, com PIB e indicadores superando previsões e um troféu: a reforma tributária. Em 2024, continuou tudo na mesma, com a diferença de que a economia parou e começa agora a recuar.
PT ganha uma… Correio Braziliense – Política – DF – 4 – 19/04/2024 PT ganha uma. Na calmaria da quinta-feira, na Câmara dos Deputados, o relatório do projeto de desoneração da folha de salários saiu das mãos da deputada Any Ortiz (CidadaniaRS) e foi entregue à deputada Jack Rocha (PT-ES), titular da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. Any é suplente. <Mas não garante vitória Jack terá a missão de defender a posição do Planalto e não fugir um milímetro do texto.
Que bate-boca desagradável! O Tempo – BH – Política – MG – Capa,7 – 19/04/2024 Que bate-boca desagradável! O comandante geral da Polícia Militar de MG foi à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de MG nesta terça (16), onde estava sendo discutida a recomposição das perdas inflacionárias que atingem os servidores das forças de segurança do Estado. Em determinado momento, o deputado Caporezzo, ex-cabo da PMMG, cobrou do comandante coronel Rodrigo Piassi uma ação que pudesse melhorar o entendimento do governo Zema na concessão da reclamada e justíssima atualização dos ganhos da tropa, em que vêm sendo observados grandes problemas de relacionamento do místico e de comprometimento da saúde mental dos policiais, que podem ter origem em dificuldades financeiras.
Sem fôlego Revista Veja – SP – SP – 225 a 228 – 19/04/2024 – José Casado o Partido dos Trabalhadores. Governa o país, mas dá sinais de falta de fôlego para disputar prefeituras nas 200 maiores cidades. É onde moram 80 milhões de adultos, metade do eleitorado nacional. É provável que, em outubro, seis em cada dez eleitores desses municípios sequer tenham a chance de votar no PT. Essa projeção, feita no mais recente balanço interno, disseminou preocupação no partido — caso incomum de organização política que encolhe nas maiores cidades do país, embora tenha vencido cinco das seis eleições presidenciais deste início de século.
SOS Haddad O Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 19/04/2024  Fernando Haddad volta dos EUA em contexto mais tenso Haddad volta dos Estados Unidos com a situação em seu latifúndio mais tensa e bagunçada do que quando embarcou. O o Fundo Monetário Internacional mostram o aumento do ceticismo quanto à trajetória da política fiscal proposta pelo ministro no ano passado, 
Sucessão Correio Braziliense – Opinião – DF – 10 – 19/04/2024 Existem governadores atuais e possíveis candidatos presidenciais para 2023, todos da oposição: Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Ratinho Jr. O presidente Luíz Inácio Lula da Silva poderia levar adiante seu projeto político, se não ocasionasse tanta turbulência na sua atual gestão (acontece com o argentino Milei, em conflito com seu povo). Prestigiando o país, resultaria ter proveito no futuro pleito.
Zeitgeist O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B5 – 19/04/2024 Há evidências de que a parcela do produto que fica nas mãos dos trabalhadores no mundo tem caído. O crescimento vem sendo desigual. O mundo cresce, mas menos fica com os trabalhadores.
Ex-vice-presidente do Equador pede ajuda a Brasil, Colômbia e México Estado de Minas – Home – MG – Online – 19/04/2024 O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas lançou um pedido de ajuda aos líderes de Brasil, Colômbia e México, após ser preso no último dia 5, quando a polícia invadiu a embaixada mexicana em Quito. “Estou na pior prisão do Equador e em greve de fome. Ajude-me”, pede Glas ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em um manuscrito com data de 15 de abril, ao qual a AFP teve acesso nesta quinta-feira (18).
BC só intervirá no dólar em caso de mau funcionamento dos mercados BOL – Home – SP – Online – 19/04/2024 A incerteza econômica internacional agravou-se nas últimas semanas e, por enquanto, comprometeu a capacidade do Banco Central (BC) antever os desdobramentos da crise, disse nesta quinta-feira (18) o presidente da instituição BC, Roberto Campos Neto. Ele concedeu entrevista coletiva ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e disse que a autoridade monetária só intervirá no câmbio em caso de mau funcionamento dos mercados.
Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos BOL – Home – SP – Online – 19/04/2024 Os itinerários formativos previstos na Política Nacional do Ensino Médio não devem ser objeto de avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação é do diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rubens Lacerda, que participou nesta quinta-feira (18) de audiência pública na Comissão de Educação do Senado para debater o PL 5.230/2023, que prevê a nova reforma do ensino médio.
Duda Salabert lança pré-candidatura à PBH com Rede e PSOL no palanque O Tempo – Home – MG – Online – 19/04/2024 – Gabriel Ferreira Borges A deputada federal criticou o prefeito Fuad Noman e disse acreditar na união da esquerda na disputa municipal Por Gabriel Ferreira Borges Com a federação Rede-PSOL no palanque, a deputada federal Duda Salabert (PDT) lançou nesta quinta-feira (18/4) a pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Realizado em um restaurante, na região…
Brasil deve virar a 8ª maior economia do mundo, diz FMI Na Telinha – Home – SP – Online – 19/04/2024 O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024 e prevê que o país subirá para a 8ª posição no ranking das maiores economias globais. Essa atualização, baseada no relatório World Economic Outlook, indica um crescimento de 2,2% para o Brasil neste ano, superando a estimativa anterior de 1,7%.
Comissão de Segurança Pública da Câmara quer fazer audiência com Elon Musk Correio Braziliense – HOME – DF – Online – 19/04/2024 Parlamentares do colegiado desejam que ele preste esclarecimentos sobre “supostos abusos de autoridade perpetrados por agentes públicos brasileiros” contra o X (ex-Twitter), uma das empresas dele Embora ainda não fale sobre participar de audiências públicas no Brasil, Musk mantém diálogo com congressistas da oposição – (crédito: Alain JOCARD/ AFP) A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deve votar, na próxima terça-feira, 22, pedido de audiência com o bilionário sul-africano Elon Musk.
Em evento com Lula sobre indígenas, ministra mostra slide do petista com premiê da Índia Terra – HOME – SP – Online – 19/04/2024 – Caio Spechoto O governo federal errou a apresentação de slides e mostrou imagem de Lula com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em uma solenidade voltada a povos indígenas. “Não, não é essa, gente”, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, quando viu a figura projetada. Ela estava ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros, no Ministério da Justiça, em solenidade de reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).
Lula diz que governo trabalha para assinar outras quatro terras indígenas Terra – HOME – SP – Online – 19/04/2024 – Caio Spechoto O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decretos para homologar duas terras indígenas nesta quinta-feira, e disse que só não assinou mais quatro porque há pendências. Ele deu as declarações no Ministério da Justiça, em cerimônia de reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista – o órgão havia sido extinto em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.
Ranking mostra AL na liderança de solidez fiscal e investimento www.gazetadealagoas.com.br – Home – Internet – Online – 19/04/2024 – Da Redaçao Segundo entidade nacional, estado investe 18,5% em relação à receita líquida, o mais alto índice nacional Levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP) – organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil , Alagoas alcançou um investimento de 18,5% em relação à receita corrente líquida, o mais alto índice nacional.
Deixar faltar para sobrar II O Tempo – Home – MG – Online – 19/04/2024 – Luiz Tito O Projeto de Lei encaminhado pelo Governador Romeu Zema para a ALMG, além de ser uma proposta abominável em todos os seus aspectos… Por Luiz Tito Publicado em 19 de abril de 2024 | 08h30 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular O Projeto de Lei encaminhado pelo Governador Romeu Zema para a ALMG, além de ser uma proposta abominável em todos os seus aspectos, quer escorchar ainda mais os servidores do Estado.
Não existe pré-campanha eleitoral, mas punições, sim UOL – HOME – SP – Online – 19/04/2024 Isso a que se costumou chamar de pré-campanha não existe. Não está prevista, tampouco regulamentada, na Constituição, na legislação eleitoral, nem em alguma resolução do TSE. O que a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) faz é dizer aquilo que não configura campanha antecipada, ou seja, aquilo que pode ser feito fora do período eleitoral e que não se confunde com ele.
Corte menor de juros em maio entra no radar do mercado, e Selic pode terminar o ano em dois dígitos O Globo – Home – RJ – Online – 19/04/2024 – Thaís Barcellos Na última reunião do Copom, BC sinalizou redução de 0,5 ponto percentual na taxa. Agora, novos dados da economia americana, o dólar e a questão fiscal no Brasil fazem analistas considerarem queda de 0,25 ponto percentual A disparada do dólar esta semana, após a mudança das metas fiscais e da sinalização de que os juros não devem cair tão cedo nos Estados Unidos, fez crescer entre os analistas a expectativa de um corte menor no juro básico da economia brasileira, a Taxa Selic, já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em 8 de maio.
O plano da Petrobras para retomar as fábricas de fertilizantes O Globo – Home – RJ – Online – 19/04/2024 – Bruno Rosa Fábrica no Paraná recebeu aval da diretoria para ser reiniciada. Estatal negocia parceria com chineses em Mato Grosso do Sul O presidente da Petrobras Jean Paul Prates , disse nesta quinta-feira que a estatal vai recuperar todas as unidades de fertilizantes no Brasil. O pontapé inicial começou com o anúncio da retomada das operações da Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, que estava com as atividades suspensas (hibernadas) desde 2020.
Lula tem péssima comunicação e esquece de ser popular na TV Na Telinha – Home – SP – Online – 19/04/2024 Pesquisas divulgadas em março expuseram que a administração de (PT) sofreu uma queda na popularidade em seu segundo ano de governo. Posteriormente, nos bastidores, o atual presidente atribuiu esse resultado à falta de comunicação, dentre outros fatores. E ele está absolutamente correto. Em seu terceiro mandato na presidência, Lula tem tido uma comunicação desastrosa, concentrando apenas na GloboNews e se distanciando do público da massa.
Em meio a crise na articulação, entenda a estratégia do governo para tentar driblar bombas fiscais no Congresso O Globo – Home – RJ – Online – 19/04/2024 – Victoria Abel, Camila Turtelli Com o desgaste de Alexandre Padilha e sem base sólida em votações, Fernando Haddad vai entrar mais uma vez em campo No momento em que enfrenta dificuldades para controlar os gastos públicos, o governo prepara uma ofensiva para tentar barrar bombas fiscais gestadas pelo Congresso, mas esbarra na crise enfrentada pela articulação política. Com o desgaste na interlocução com o Parlamento enfrentado pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e sem uma base sólida em votações, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad , vai entrar mais uma vez em campo para dialogar com parlamentares e defender a sua agenda.
Ministra diz que indígenas preservam 80% da biodiversidade do planeta Exame – HOME – SP – Online – 19/04/2024 Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, veiculado nesta quinta-feira, 18, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara destacou a riqueza cultural das populações tradicionais e seu papel na preservação do meio ambiente. “Os territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta. E são as áreas onde ocorre a menor taxa de desmatamento.
Mercado põe em dúvida corte de 0,5 ponto da Selic em maio e já vê redução de 0,25 em junho BOL – Home – SP – Online – 19/04/2024 O discurso do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ontem, tornou majoritária no mercado a percepção de que aumentou o risco de o Copom não cumprir o forward guidance (orientação) na reunião de maio, embora os cenários oficiais ainda sejam em grande parte de um corte de 0,50 ponto porcentual na ocasião. O mercado também dissolveu a divisão sobre qual será o comportamento do colegiado no encontro seguinte, em junho, e a expectativa por um corte de 0,25 ponto na reunião tornou-se quase unânime.
Anvisa discute regulamentação do vape no Brasil nesta sexta O Tempo – Home – MG – Online – 19/04/2024 Fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no país Por Agências Publicado em 19 de abril de 2024 | 13h16 – Atualizado em 19 de abril de 2024 | 13h17 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19/04) a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil.
Fazenda indica que aceitará custo de R$ 15 bi para Perse BOL – Home – SP – Online – 19/04/2024 O Ministério da Fazenda sinalizou que aceita desembolsar R$ 15 bilhões em três anos para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), com a extinção do benefício em 2027, de acordo com parlamentares que acompanham a discussão. O Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado)apurou que um entendimento entre a equipe econômica e a Câmara sobre o projeto de lei que reformula o incentivo tributário está mais próximo, e a votação pode ocorrer na próxima semana.
Por todos os lados Revista Carta Capital – Seu País – SP – 16 a 19 – 24/04/2024 – André Barrocal ANiSeu País Por todos os lados PODER Da economia à articulação política, o governo enfrenta percalços e perde terreno na disputa com a oposição POR ANDRÉ BZ Palácio do Planalto anun| ciará na quarta-feira 24 o resultado de uma |. ação destinada a selecionar quatro empresas de comunicaçãodigital. Os escolhidos terão duas mi sões, e no fim das contas o objetivo é fazera posição do governo a respeito decer| tos temas chegar à maior quantidade de cidadãos.
“Sem reformas, o atual crescimento do PIB não se sustenta” Revista Dinheiro – Entrevista – SP – Capa,05,12 a 14 – 24/04/2024 – Da Redação Antonio Batista, presidente da Fundação Dom Cabral:“PIBnão seguirá crescendo semreformas” ENTREVISTA Para Antonio Batista, presidente da Fundação Dom Cabral, sem as reformas estruturantes o PIB brasileiro não se sustenta LL» pág.I2 ENTREVISTA | Antonio Batista, preside “Sem FP reformas, É o atual Executivo à frente de uma das escolas de negócios mal prestigiadas do País mudanças do setor público j Letícia Franco 12 | Dinheiro 26/04/20% | Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio Batista está há mais de 35 anos na Fundação Dom Cabral (FDO), a pioneira escola de negócios do Brasil, fundada em 1976, e desde então uma das mais prestigiadas do setor no País.
A mudança da meta fiscal Revista Carta Capital – SP – 45 – 24/04/2024 – Paulo Nogueira Batista Jr. PAULO NOGUEIRA BATISTA JR. Economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, e diretor-executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países A mudança da meta fiscal D Não vale a pena impressionar-se com grunhidos do mercado e da mídia, originados por análises de base frágil ministro da Fazenda anunciou há pouco a revisão da meta de resultado primário para 2025, reduzindo-a de um superávit de 0,5% para déficit zero.
Arcabouço fiscal em xeque Revista Isto É – Brasil – SP – 20 a 23 – 24/04/2024 – Mirela Luiz O mercado financeiro apresentou uma resposta negativa diante do abandono do objetivo de superávit para 2025, o dólar disparou e o ciclo de redução dos juros pode ter término antecipado: as contas ficarão no azul só em 2027, no novo governo Mirela Luiz BO isto 2828 24/4/2024 À o quarto mês de vigência do novo Arcabouço Fiscal, o governo federal, por meio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, propôs reduzir as metas de superávit primário para as contas públicas no ano que vem e criou uma grande instabilidade na economia, sobretudo no mercado financeiro.
Haddad recalcula rota do Orçamento Revista Dinheiro – Economia – SP – 22 a 24 – 24/04/2024 – Paula Cristina  Homem forte de Lula para a economia diz que, sozinho, não muda nada, e apela para o bom senso do Legislativo 
Lula demite primo de Lira Revista Dinheiro – Dinheiro na Semana – SP – 06 – 24/04/2024 – Da Redação Em um episódio com alto potencial de tensão nas relações entre o Executivo e o Legislativo, o governo federal demitiu na terça-feira (16) o superintendente regional do Incra em Alagoas, Wilson César de Lira Santos. Seria uma troca simples, se o demitido em questão não fosse primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O motivo da saída seria por conflitos com os movimentos sociais do campo, categoria importante no governo Lula.
Marcha à ré Revista Carta Capital – Capa – SP – Capa, 4, 10 a 15 – 24/04/2024 – Maurício Thuswohl  
Entidades Parceiras
CDL Lagoa Santa: 40 anos trabalhando para fortalecer o comércio local FCDL – Home – MG – Online – 18/04/2024 Por: FCDL MINAS GERAIS 18 de abril de 2024 Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 36 km da capital, Lagoa Santa é célebre por seu rico patrimônio natural, histórico e arqueológico, e grande sua expressão artística e cultural. Pertencente ao Circuito das Grutas, a cidade é marcada pela beleza de suas cavernas, tendo a Gruta da Lapinha como uma das mais conhecidas.
CPI da Cemig: relatório pede dano moral a consumidores de Uberlândia Estado de Minas – Home – MG – Online – 18/04/2024 – Vinicius Lemos Documento afirma que problemas são causados por falta de investimento. Cemig faturou no último ano R$ 5 bilhões e aportou R$ 13 milhões em Uberlândia A falta de investimentos por parte da Cemig foi apontada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Uberlândia como a principal causa do problemas de fornecimento de energia elétrica no município do Triângulo Mineiro.
CDL Lafaiete realiza palestra para o setor alimentício Jornal Correio da Cidade – HOME – MG – Online – 19/04/2024 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL, em parceria com a QualityLine Consultoria de Alimentos, vai realizar uma palestra focada no mercado alimentício e trará as tendências que moldarão esse setor nos próximos anos. Caroline Martins, CEO da QualityLine Consultoria de Alimentos, mostrará soluções práticas para donos de bares, restaurantes, fábricas e empresas do ramo alimentício com a palestra: “Inovações e Tendências do Mercado no Setor Alimentício”.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Eletrificados representarão 58% das vendas da Kia em 2030 Auto Indústria – Home – SP – Online – 18/04/2024 – Alzira Rodrigues Durante o evento ‘CEO Investor Day 2024’ realizado em Seul, capital da Coreia do Sul, nesta quinta-feira, 18, a Kia Corporation divulgou uma atualização das suas estratégias e metas financeiras até 2030. A montadora reiterou a projeção de atingir vendas de 4,3 milhões de unidades até lá, das quais 2,48 milhões de unidades de veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e EVs, o equivalente a 58% dos seus negócios totais até lá.
Salão do Automóvel voltará possivelmente em novo local Auto Indústria – Home – SP – Online – 18/04/2024 – Fernando Calmon O otimismo com a recuperação das vendas neste e nos próximos três anos pode ter sido o catalisador. Foi no dia 12 deste mês, durante a inauguração da nova sede da Anfavea, que a confirmação veio. Após alcançar o consenso entre as 26 associadas da entidade, o presidente Marcio Leite ainda não anunciou uma data formal, mas indicou um período entre os últimos meses deste ano e os primeiros de 2025.
Eletrificados superam pela primeira vez modelos a combustão no mercado europeu AutoData – Home – SP – Online – 18/04/2024 A virada de jogo dos veículos eletrificados foi puxada pelos modelos híbridos, uma vez que os veículos elétricos registraram queda em comparação com 2023. Na Europa, as vendas de veículos leves eletrificados superaram a demanda por modelos movidos a gasolina e diesel em março. Os eletrificados conquistaram uma participação de 49,1%, contra 47,8% dos veículos a combustão, de acordo com os dados divulgados pela Acea, entidade que representa o setor automotivo na região.
Participação negra no setor automotivo ainda deixa a desejar Automotive Business – HOME – SP – Online – 18/04/2024 Embora as empresas tenham demonstrado boa vontade para reter talentos, ainda falta muito para que o segmento atinja resultados consideráveis, especialmente no perfil da liderança. A diversidade racial no setor automotivo brasileiro está finalmente ganhando terreno, conforme revela a mais recente edição do Estudo Diversidade no Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business com coordenação técnica da MHD Consultoria.
Stellantis investe em carros movidos 100% a etanol ou com tecnologia híbrida O Tempo – Home – MG – Online – 19/04/2024 Os dois primeiros modelos devem chegar ao mercado até o fim de 2025, dentro do plano estratégico chamado Bio-Hybrid Por Agências Publicado em 19 de abril de 2024 | 02h18 – Atualizado em 19 de abril de 2024 | 02h18 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular O grupo Stellantis prepara o lançamento de carros movidos 100% a etanol ou com tecnologia híbrida que combina o combustível renovável à eletricidade.
Após reajuste, gasolina chega a R$ 6,89 em Salvador Correio 24 Horas – Home – BA – Online – 19/04/2024 Acelen anunciou aumento de 5,1% nas distribuidoras Da Redação Mais um reajuste para pesar o bolso do consumidor: a gasolina foi reajustada em 5,1% para as distribuidoras. O aumento foi anunciado pela Acelen, e já pode ser visto nos postos de combustíveis. Em alguns postos, o valor já chega a R$ 6,89, segundo pesquisa realizada no Preço da Hora, na manhã desta sexta-feira (19).
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
ALFA Sistemas lança ferramenta de gestão para o varejo Channel 360 – Home – SP – Online – 16/04/2024 GCV é a nova aposta da empresa Gerenciar as atividades administrativas do varejo não é uma tarefa simples. Afinal, o setor, que contribui ativamente com a economia brasileira, possui uma gama de funções e responsabilidades. Pensando em apoiar os atuantes deste segmento, a ALFA Sistemas, consultoria SAP Gold Partner, acaba de lançar o GCV – Gestão Comercial para Varejo, uma solução de backoffice aderente aos processos de compras, estoque e vendas.
Brasil deixa de arrecadar R$ 453 bilhões por pirataria e sonegação Estado de Minas – Home – MG – Online – 18/04/2024 Valor que Brasil deixou de arrecadar equivale a quase metade do Produto Interno Bruto de Minas Gerais em 2023 O comércio de produtos falsificados pode ser um mercado escolhido por muitos brasileiros devido ao baixo preço dos itens, mas a prática causa danos para a sociedade, governos e empresas privadas. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgada nesta quinta-feira (18/4).
Brasil perde R$ 453 bilhões com mercado ilícito O Globo – Economia – RJ – Capa,18 – 19/04/2024 EFEITOS ECONÔMICOS DO CRIME Brasil perde quase meio trilhão com mercado ilícito Estudo de entidades da indústria di não tamanho do prejuí o dades criminosas como sonegação de impostos, pirataria e contrabanão. pácina:s Brasil perde R$ 453 bilhões com mercado ilícito Estudo de CNI, Firjan e Fiesp aponta que prejuízo ocorre a partir de crimes como contrabanão, pirataria e sonegação de impostos.
Já vivemos no futuro da automação Diário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,3 – 19/04/2024 Já vivemos na mundo da automação (Tiago Dantas) Já vivemos no futuro da automação TIAGO DANTAS* Não é novidade que quando falamos sobre tecnologia, falamos sobre avanço e inovação. Essas três palavras andam juntas porque, diariamente , vemos os grandes passos que a tecnologia dà, avançando cada vez mais, e inovando todas as áreas de nossas vidas. Se antes quando pensávamos sobre robótica o tópico parecia muito distante, hoje é fácil identificar como a automação e até os robôs estão presentes em atividades básicas do dia a dia.
Meio trilhão perdido com produto ilegal Correio Braziliense – Economia – DF – 7 – 19/04/2024 – Raphael Pati Pesquisa da CNI revela que o país perde R$ 453,5 bilhões com o comércio de mercadorias pirateadas ou contrabandeadas Brasil ilegal Prejuízos financeiros e sociais revelam os efeitos negativos que a pirataria gera para o Brasil > RAPHAEL PATI > EDLA LULA s perdas do Brasil com o comércio de mercadorias ilegais chegarama R$ 453,5 bilhões em 2022. É o que revela o estudo Brasil ilegal em números, divulgado, ontem, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Fluxo cresce em shoppings e lojas de rua e faturamento avança 15% em março SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 19/04/2024 Movimento também refletiu no ticket médio nominal, que apresentou alta de 5%; setor de “Tecidos, Vestuário e Calçados” foi destaque no mês Por Camila Stucaluc | O fluxo de visitação em lojas físicas aumentou em março. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a movimentação teve alta de 26% em comércios de rua durante o mês, quando comparado com o mesmo período de 2023.
Após pressão, Governo reduz alíquota e setor prevê roupas mais baratas no Ceará O Povo – Home – CE – Online – 19/04/2024 – Ana Luiza Serrão Com a redução da carga tributária líquida que incide ao longo da cadeia produtiva dos setores de confecção e vestuário, a expectativa é que o efeito chegue também aos preços para o consumidor. Tipo Notícia Após pressão do setor de confecção e vestuário, o Ceará passa a contar, a partir de hoje, com alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre as operações de substituição tributária de até 20,44% para o atacado e de até 15,60% para o varejo.
Contrato ‘de R$ 540 milhões’? CEO da Adidas diz que oferta da Nike por uniforme da seleção da Alemanha é ‘inexplicável’ O Globo – Home – RJ – Online – 19/04/2024 – Por AFP — Berlim Seleção nacional anunciou mudança de patrocinador de material esportivo após 70 anos O CEO da fabricante de equipamentos esportivos Adidas avaliou nesta sexta-feira como “inexplicável” a quantia prometida pela sua grande rival Nike para conquistar o seu histórico contrato com a seleção alemã de futebol. A imprensa local fala em um contrato de 100 milhões de euros por ano (equivalente a R$ 540 milhões), embora os valores da negociação não tenham sido divulgados oficialmente.
Das quadras para as ruas Revista Isto É – Comportamento – SP – 54,55 – 24/04/2024 – Ana Mosquera Comportamento/Moda Das quadras para as ruas Estética inspirada no tênis está de volta, impulsionada pelo lançamento do filme Challengers, a profusão dos elementos-chave fora das quadras, nas redes sociais e até por parcerias de grifes renomadas com clubes esportivos Ana Mosquera aia plissada, camisa polo, suéter delã. Otênis (o esporte) sempre ditou moda e basta recorrer à história de marcas como Hermês, Ralph Lauren e Lacoste para saber que a conexão do esporte com a área nunca deixou de estar presente — ainda que as peças sejam adaptadas de acordo com as necessidades estéticas de cada época.
Varejo – Higiene e Beleza
Cimed é a farmacêutica com maior crescimento do mercado nacional, aponta estudo da Consultoria Close-Up Internacional Diário Indústria & Comércio – Home – PR – Online – 18/04/2024 De acordo com o levantamento, a companhia cresceu mais do que a AstraZeneca, Nestlé, Unilever e Kimberly-Clark A Cimed, terceira maior farmacêutica do país, liderou o Top 10 de empresas que mais cresceram nos últimos 12 meses em volume de vendas em sell-in, com avanço de 39% até fevereiro deste ano, enquanto o mercado como um todo registrou crescimento 12,03%, segundo levantamento da Consultoria Close-Up Internacional, divulgado nesta terça-feira (16).
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Azul Viagens comemora 14 anos com crescimento nos destinos internacionais VoeNews – Home – SP – Online – 18/04/2024 São Paulo, 18 de abril de 2024 – A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, comemora neste mês 14 anos de atividades no Brasil. Desde o pós-pandemia, em 2021, até 2023, a empresa alcançou um crescimento médio de 73%, demonstrando a força e resiliência do turismo. Além disso, a expansão das lojas foi de 112% de 2022 a 2023, passando de 47 no final de 2022 para 100 lojas no final de 2023, garantindo representatividade em 17 estados e no Distrito Federal.
Azul amplia oferta de voos nos aeroportos de Araxá e Patos de Minas Diário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 19/04/2024 – Leonardo Leão Customize Consent Preferences 19 de abril de 2024 às 8h33 A companhia Azul Linhas Aéreas irá ampliar a oferta de voos nas cidades de Araxá e Patos de Minas , ambas no Alto Paranaíba. Dentre as novas rotas, está uma viagem diária com destino a Belo Horizonte, o segundo principal hub da empresa, que será compartilhada pelos dois municípios mineiros, a partir do dia 1º de julho.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Consumo do vale-alimentação cresceu no mês passado Monitor Mercantil – HOME – RJ – Online – 18/04/2024 Vale-alimentação (Foto: J.C.Cardoso) O número de transações com vale-alimentação em supermercados cresceu 2,7% no mês de março, segundo pesquisa da Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Índice de Consumo em Supermercados (ICS) mostra que outros números também aumentaram no período, como as vendas efetivas (5,1%) e o valor médio de transação (2,3%).
Cargill lança primeiro óleo de cozinha ‘doce’ do mercado, destinado à confeitaria Diário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 18/04/2024 Customize Consent Preferences 18 de abril de 2024 às 14h33 Já está disponível nas prateleiras o Liza Bolos e Doces, novidade da multinacional Cargill que se destaca como o primeiro óleo de cozinha brasileiro desenvolvido especificamente para a confeitaria. O produto apresenta um aroma de baunilha unindo óleos de milho e canola em sua composição. A Cargill atua no fornecimento de alimentos e soluções agrícolas , e tem uma de suas plantas instaladas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Laranja mais cara: estoque menor, praga e mudança climática fazem preço subir 38% em São Paulo O Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 18/04/2024 – Wesley Gonsalves, Lucas Agrela A redução da produção, desafios climáticos e pragas podem fazer a fruta ser o novo artigo de supermercado a atingir um patamar alto de preço, como aconteceu com o azeite, derivados do leite e tomate Por Wesley Gonsalves e Lucas Agrela Um dos símbolos do Brasil, o suco de laranja é onipresente no cardápio dos brasileiros, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.
Em fevereiro, comércio registra aumento de 338% na geração de empregos em relação ao mesmo mês de 2023 Novo Varejo – Home – SP – Online – 18/04/2024 Nos Serviços, o cenário foi ainda mais favorável, com 67,7 mil novos empregos com carteira assinada Puxado pelo varejo, com destaque para os hipermercados e supermercados, o mercado de trabalho do setor do Comércio no Estado de São Paulo gerou 338% mais vagas de emprego, em fevereiro deste ano, do que no mesmo período de 2023. Foram criadas quase 12 mil vagas a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.
COOP anuncia nova unidade em Diadema – 18/04/24 JorNow – HOME – PR – Online – 18/04/2024 Compartilhar: Investimento gira na ordem de R$ 8 milhões Como parte de sua estratégia de expansão e de reforçar ainda mais a sua capilaridade na Região do Grande ABC, a Coop acaba de adquirir o antigo Mercado Extra, no Centro de Diadema. Localizada na Avenida Antonio Piranga, 261 (em frente à Praça do Skate), a unidade beneficiará uma população, que hoje carece de um local próximo e de fácil acesso para suprir suas necessidades diárias de compra.
Comércios ligados ao Dia da Mães devem crescer 7%, diz Fecomércio iBahia – HOME – BA – Online – 18/04/2024 Confira quais setores terão aumento no mês do Dia da Mães na Bahia Comércio da Bahia pode registrar aumento de 7% no mês do Dia das Mães, de acordo com projeções da Fecomércio-Ba e da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O melhor desempenho deve ser dos Supermercados , com alta estimada de 11%, o segmento é beneficiado de forma direta e indireta pela data.
Descobertas infinitas Revista Veja – SP – SP – 159 a 163 – 19/04/2024 – Marília Monitchele Na pintura de uma das salas, Páris sequestra Helena de Troia: as narrativas expressas nas paredes DESCOBERTAS INFINITAS Nova rodada de escavações no sítio arqueológico de Pompeia desenterra objetos inéditos e desvenda aspectos desconhecidos da vida cotidiana no Império Romano MARÍLIA MONITCHELE DP Ee. sã MITOLOGIA Apolo e Cassandra: o deus grego seduz a troiana que conseguia ver o futuro, embora ninguém acreditasse NA SEGUNDA metade do século 1, a vida cotidiana em Pompeia, antiga cidade romana no sul da Itália, se assemelhava a uma metrópole moderna, com sua mistura de interação social, comércio movimentado e lazer ubíquo.
Superinter reúne varejo supermercadista Diário do Comércio – MG – Economia – MG – 4 – 19/04/2024 A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata reúniu o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento realizado entre os dias 17 e 18, no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organIzação, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresárial e promover exposição de marcas em uma feira com fornecedores locais, regionais e nacionais.
Varejo de vizinhança consulta preços em até três sites diferentes para repor o estoque e-commercebrasil – Home – SP – Online – 19/04/2024 Atacarejos têm se destacado como o principal canal de compra para 40% dos entrevistados Os canais mais utilizados para compras de reposição de estoque no setor de varejo de vizinhança do segmento alimentar são distribuidores, atacarejos e atacados . Enquanto isso, os marketplaces ganham espaço como canais de pesquisa de preços, conforme uma pesquisa feita pelo Compra em colaboração com o Instituto Locomotiva.
Turismo
Dia das Mães deve ser positivo para 67,5% do comércio de BH, diz Fecomércio O Tempo – Home – MG – Online – 18/04/2024 Pesquisa ainda mostrou que 31,3% dos comerciantes esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado Por O Tempo Publicado em 18 de abril de 2024 | 15h12 – Atualizado em 18 de abril de 2024 | 15h12 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular O Dia das Mães, que neste ano será celebrado em 12 de maio, é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal.
Governo de Minas entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto e faz reparação histórica à inconfidente Bárbara Heliodora O Popular – Home – MG – Online – 18/04/2024 O Governo de Minas realiza a entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país, neste domingo (21/4), em Ouro Preto, cidade histórica da região Central de Minas. A solenidade integra a Semana da Inconfidência em Conexões. O governador Romeu Zema entrega as condecorações, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Sumiço de secretário em caso Sala Minas Gerais incomoda Fiemg O Tempo – Home – MG – Online – 18/04/2024 – Gabriel Ferreira Borges O secretário de Cultura e Turismo do governo Romeu Zema é apontado nos bastidores como o ‘pai’ do acordo para ceder espaço ao Sesi Minas Por Gabriel Ferreira Borges Publicado em 18 de abril de 2024 | 23h47 – Atualizado em 18 de abril de 2024 | 23h48 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular A ausência de posicionamento do secretário de Cultura e Turismo do governo Romeu Zema (Novo), Leônidas Oliveira, teria incomodado a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) durante o imbróglio da cessão da Sala Minas Gerais ao Sesi Minas .
Codemig ajuiza ação de R$ 5 milhões contra o Instituto Cultural Filarmônica O Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 19/04/2024 – Marina Schettini Após a desistência do acordo de cooperação técnica entre a Federação das Indústrias (Fiemg) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) para a gestão conjunta da Sala Minas Gerais, a situação continua repercutindo e gerando desgaste político. Anteontem, a Codemig ajuizou uma ação de inadimplência no valor de R$ 5,1 milhões contra o Instituto Cultural Filarmônica, responsável pela gestão da Orquestra Filarmônica e da Sala Minas Gerais, No processo, a companhia alega que o contrato de cessão do espaço firmado em 2020 com o governo do Estado em troca da utilização do imóvel prevê que o instituto reembolse mensalmente as despesas referentes a tributos, água, esgoto, energia elétricô, além de realizar a manutenção e a segurança do locai.
Minas é “maioral” no turismo no 1º bimestre Diário do Comércio – MG – Variedades – MG – Capa,16 – 19/04/2024 Turismo no Estado tem maior alta do País Minas Gerais teve crescimento de 7, é % no desempenho turístico no primeiro bimest redeste ano frente ao mesmo período de 2023. A alta no desempenho de volume de atividades turísticas classifica o Estado com a maior alta do País neste setor, e impulsiona a geração de emprego e renda, segundo o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG.
Sala Minas Gerais é da Filarmônica, Filarmônica é de todos nós O Tempo – BH – Magazine – MG – 19 – 19/04/2024 FABRÍCIO CARPINEJAR carpinejarôdterra.com.br A Sala Minas Gerais é o teatro mais harmonioso que existe. O mais linão. O mais impecável. stive com a família na semana passada em Nova York. Fizemos questão de assistir à apresentação da pianista alemã Alice Sara O com a famosa Filarmônica de Nova York, a mais antiga dos Estados Unidos, que já foi dirigida por Leonard Bernstein.
Título com jiló Estado de Minas – Política – MG – 2 – 19/04/2024 Até 8 de maio, os mineiros podem aproveitar o tradicional passeio ao Mercado Central, em Belo Horizonte, para regularizar sua situação eleitoral. O Tribunal Região nal Eleitoral (TREMG) montou um posto temporário no local onde o eleitor pode tirar, transferir e regularizar o título, além de cadastrar a biometria para poder votar usando a impressão digital nas eleições municipais deste ano, onde serão escolhidos prefeitos e vereadores.
Promoção da cozinha mineira, lançamento de rotas turísticas e anúncio de novas estratégias marcam participação do Governo do Estado na WTM 2024 Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Home – MG – Online – 19/04/2024 – Bruno Mateus Realizada em São Paulo, maior feira de turismo da América Latina terminou nesta quarta-feira (17) com novidades anunciadas para fortalecer a atividade turística e atrair mais visitantes; na foto, Leônidas de Oliveira, Christiana Renault, Afonso Borges, Zeca Camargo e Paulo Guilherme (Fotos Leo Bicalho-Secult) Durante três dias, o Destino Minas foi promovido durante a World Travel Market (WTM) Latin America, realizada em São Paulo, até esta quarta-feira (17).
Veja a lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência Mineira neste domingo O Tempo – Home – MG – Online – 19/04/2024 Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será o principal agraciado em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais Por O TEMPO Publicado em 19 de abril de 2024 | 13h30 – Atualizado em 19 de abril de 2024 | 13h30 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular O governo de Minas Gerais realiza, neste domingo (21), mais uma edição da entrega da Medalha da Inconfidência Mineira em Ouro Preto, região central do Estado.