Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Minas Trend anima cadeia da moda e traz boas expectativas de negócios

Sugestão de Pauta

Expositores esperam crescimento nas vendas e o setor varejista da capital, que possui mais de 8.500 estabelecimentos dedicados ao setor, também deve ser impactado positivamente 

A moda é uma das principais forças da economia de Minas Gerais. De acordo com o Ministério da Economia, em 2021, as exportações do setor no estado registraram quase US$ 215 milhões. Dentre os principais destinos estão Argentina (21,4%), Vietnã (20,2%), Estados Unidos (14,7%), Colômbia (5,5%) e Paraguai (4,2%). 

No mês de setembro deste ano, a balança comercial da moda mineira registrou superávit de US$ 60,3 milhões. No que se refere à geração de empregos, o setor gera 109.178 postos de trabalho no estado e possui 7.238 empresas e fábricas. Na capital mineira, segundo dados recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Previdência, a moda também é destaque no comércio varejista, são mais de 8.500 estabelecimentos que vendem itens de vestuário, acessórios e calçados e que também empregam milhares de pessoas. 

O Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), é um reflexo da potência da moda mineira. O salão de negócios é um dos principais da América Latina e reúne expositores de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias.

Neste ano, em sua 28ª. edição e celebrando 15 anos, o Minas Trend tem o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).  “A moda está no DNA do mineiro, seja como criador, seja como consumidor. Fomentar este setor, subsidiar políticas públicas de apoio e expansão e, especialmente, gerar oportunidades para os empreendedores da área é fundamental para a nossa economia”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Ainda segundo o dirigente, “o comércio varejista de moda da capital carrega uma grande responsabilidade de empregabilidade, de geração e circulação de renda. O Minas Trend contribui para a valorização do setor, o fomento de novos negócios e a expansão da moda mineira pelo país”, destaca.  

Expositores estão confiantes 

Tradicionalmente, o Minas Trend movimenta o mercado nacional e gera milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva, dentre elas o varejo. O evento atrai compradores de todo o país. Para esta edição são esperadas cerca de 90 marcas.  “O Minas Trend é, sem dúvida, o maior salão de negócios da América Latina para a promoção de toda a cadeia da indústria da moda. Esse fomento se expande, claramente, ao comércio varejista que se dedica ao setor, nosso parceiro na missão de difundir a riqueza do vestuário mineiro e brasileiro nas dezenas de países que prestigiam e enviam representantes ao Minas Trend”, frisa o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. 

O segmento de vestuário possui boas expectativas para a edição Outono/Inverno 2023. De acordo com o presidente do Sindivest-MG, Rogério Vasconcelos, as expectativas dos expositores são as melhores possíveis. “O expositor está super animado. Os dois eventos realizados no pós-pandemia ficaram acima da expectativa. Estamos com perspectivas de boas vendas”, adianta.