Natal reacendeu a esperança do comércio

Segundo levantamento da CDL/BH, lojas físicas lideraram os canais de venda e pagamento à vista foi a opção da maioria dos consumidores

O Natal de 2021 foi positivo para os varejistas da capital, em comparação ao ano passado. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizado nos dias 27 e 28 de dezembro, 45,2% dos comerciantes afirmam que as vendas foram melhores que as de 2020. Eles acreditam que a flexibilidade das restrições e o avanço da vacinação foram os principais motivadores do crescimento.

Para os lojistas, outros fatores que influenciaram no resultado das vendas foram o atendimento qualificado, a divulgação dos produtos, promoções, pagamento do auxílio emergencial e confiança dos consumidores.

“O Natal reacendeu a esperança dos comerciantes. Felizmente estamos vivendo uma retomada de nossa economia e a data veio confirmar esse reaquecimento, sobretudo, para as lojas físicas. Podemos dizer que, apesar de todas as dificuldades, o comércio da capital encerra o ano de forma positiva e com boas perspectivas para 2022”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Quando questionados sobre as vendas de Natal deste ano, 43,6% dizem que atenderam ou superaram as expectativas. Para 35,5% atendeu parcialmente e 21% afirmam que não atendeu.

Os itens de vestuário lideraram as vendas com 33,9%. Os outros destaques foram:

Calçados: 16,1%

Cosméticos: 14,2%

Utensílios domésticos: 9,7%

Itens de decoração: 9,7%

Pagamento

A maior parte dos consumidores optou pelo pagamento à vista (74,2%), segundo os comerciantes. Para os que adotaram o pagamento parcelado, dividiram, em média, em até quatro vezes.

Confira como foi o pagamento por modalidade:

À vista no cartão de crédito: 38,7%

Parcelado no cartão de crédito: 25,8%

Transferência eletrônica (PIX, DOC, TED): 19,4%

Cartão de débito: 14,5%

Dinheiro: 1,6%

Comércio de rua fortalecido

As lojas físicas foram a escolha da maioria dos consumidores. De acordo com os comerciantes entrevistados, elas foram o principal canal de vendas neste Natal (93,5%). Redes sociais e e-commerce empataram com 3,2%.