Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Nova manutenção da Selic preocupa varejo

Sugestão de Pauta

Expectativa de cortes futuros é vista como essencial para destravar o crescimento

O setor de comércio e serviços da capital mineira recebe com preocupação a notícia da manutenção da taxa Selic. Na perspectiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a preservação da taxa em 15% ao ano faz perdurar os desafios para o varejo brasileiro, especialmente para as pequenas e médias empresas. 

“A manutenção limita a reposição de estoques, a expansão das operações e novos investimentos no varejo. Bens duráveis e semiduráveis também sofrem, já que o parcelamento fica mais caro para o consumidor. Além disso, a inadimplência das famílias segue elevada, reduzindo a oferta de crédito e pressionando o fluxo de caixa das empresas”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Com as projeções de mercado apontando para a Selic em 12,25%,  ao final de 2026, o dirigente destaca que o alívio esperado com a redução dos juros é fundamental para o setor de comércio e serviços crescer. “Este ciclo de cortes reduziria gradualmente as taxas de juros para pessoa jurídica e física, liberando capital para investimentos em ampliação de lojas, reposição de estoques e melhoria da liquidez comercial. A diminuição do custo de capital é condição essencial para que o varejo cresça”, conclui.