Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Novas incertezas na economia

Clipping

Fique por dentro das notícias desta sexta-feira

CDL/BH
Recuo tímido dos juros frustra empresáriosBlog do PCO – Economia – MG – Online – 09/05/2024Empresários mineiros consideraram como tímido o recuo de apenas 0,25% na taxa Selic, anunciado ontem pelo Conselho de Política Monetária (Copom). Com isso, a taxa passou de 10,75% para 10,50%. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva (foto/reprodução internet), “toda redução, mesmo que tímida, é positiva para o comércio. Afinal, a queda…
CDL e empresários do setor do comércio se reúnem com Reginaldo Lopes para falar sobre a reforma tributária – 17h12BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews Minas 2ª Edição – MG – 09/05/2024do setor do comércio se reúnem com deputado federal reginaldo lopes para falar da reforma tributária e o repórter bruno favarini acompanhou e traz todas as informações participaram do encontro além de reginaldo lopes vice líder do pt na câmara dos deputados o presidente da cdl bh marcelo de souza e silva e representantes do setor de comércio e serviços…
Consumidores estão atrás de promoções e de olho nos direitos antes de compra – 14h54Record (BH) – Balanço Geral MG – MG – 09/05/2024corre corre para comprar o presente das mamães neste domingo os consumidores estão de olho nos preços e claro nas promoções uma pesquisa da cdl bh mostra que os belo horizontinos pretendem gastar em média cento e noventa e oito reais em média cento e vinte e sete duzentos e dez e prometeu a o procon alerta para as regras de troca cuidados por negociações…
Reginaldo Lopes participou da reunião com empresários do setor de comércio e serviços – 17h14Rádio Alvorada FM (94.9 FM – Belo Horizonte) – Painel Alvorada 2ª edição – MG – 09/05/2024Para o presidente do órgão empresarial, Marcelo de Souza e silva a proposta em discussão no congresso pode simplificar reduzir a burocracia na cobrança de impostos a reforma tributária foi promulgada em dezembro do ano passado mas falta ainda o detalhamento das regras para operar o novo sistema de imposto sobre projeto de regulamentação foi apresentada…
Em BH, Reginaldo Lopes diz que reforma tributária promete transparência no pagamento de impostosHoje em Dia – Home – MG – Online – 09/05/2024 – Pedro MeloVice-líder do governo no Congresso esteve reunido com empresários na CDL  Criada para unificar os tributos sobre o consumo, a reforma tributária promete dar mais transparência aos consumidores e comerciantes no ato da compra. Com as novas regras, que ocorrerão aos poucos, será possível verificar o valor exato gasto com impostos, segundo o vice-líder do governo no Congresso, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).
Projeto Afeto: proteger a maternidadeO Tempo – BH – Opinião – MG – 17 – 10/05/2024idealização da maternidade perfeita é constantemente disseminada, como se existisse se um modelo materno a ser seguido por todas as mulheres, Em nossa cultura, é comum acreditar que a gestação é um período de pura felicidade e plenitude, sendo que a realidade das mães e seus bebês é complexa e multifacetada. +romantização influência as mulheres a se sentir incapazes de lidar com os desafios da maternidade e provoca sentimentos como desamparo, insegurança e, em última instância, desencadeia o surgimento de transtornos, como à depressão pósparto.
Reginaldo Lopes aponta efeitos positivos da reforma tributáriaDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 7 – 10/05/2024 – Rodrigo MoinhosO Deputado esteve reunido com empresários na Capital  Os planos para a reforma tributária é que, depois do Plano Real, seja mais estruturante para os setores produtivos, pois, atualmente, os impostos elevados ainda são um peso para o Custo Brasil. O País deixou de ser competitivo, não só para exportar produtos com mais valor agregado, pois quanto mais elos de produção, mais caro fica.
Vendas do Dia das Mães devem se intensificar entre nesta sexta e sábadoDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 10/05/2024 – Juliana GontijoAo que tudo indica, o fluxo de consumidores deve aumentar entre nesta sexta e sábado nas lojas do centro, bairros e shoppings de Belo Horizonte e o motivo será às compras voltadas para o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data comemorativa do ano, só perdendo para o Natal. “É um hábito de muita gente deixar para a última hora. Assim, as lojas devem estar mais cheias na sexta e no sábado”, observa o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso.
Cidades
Minas Gerais pode ganhar mais um feriadoJornal Diário do Aço – Ipatinga – Cidades – MG – 05 – 10/05/2024 – Da RedaçãoDeputado quer que 15 de setembro, Dia de Nossa Senhora da Piedade, seja feriado no estado Minas Gerais pode ganhar mais um feriado Um projeto de lei (PL) vem sendo debatido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para instituir como feriado estadual o dia 15 de setembro, data na qual se comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado.
Economia – Política
‘Não há bancada bolsonarista e bancada lulista no BC’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B4 – 10/05/2024 – Bianca LimaE&N Entrevista ps Haddad diz que futuro chefe do BC não será leniente com inflação – Ministro afirma ao “Estadão” que divergência no Copom é “técnica” ministro Fernando Haddad (Fazenda) minimizar as divergências entre dirigentes do Banco Central sobre o corte de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros, disse que as divergências no Copom se deram no campo técnico afirmou que o temor de que o próximo presidente do BC “Não tem uma bancada bolsonarista e uma bancada lulista no BC” Fernando Haddad, ministro da Fazenda possa não ser tão comprometido com a meta de inflação quanto Roberto Campos Neto “é uma leitura superficialeideológica”.
“Estamos executando obras aguardadas há 40 anos”O Tempo – BH – Política – MG – 4 – 10/05/2024 – EntrevistaEntrevista Acesse o QR Code e veja a entrevista completa João Marcelo Prefeito e pré-candidato à reeleição A PREFEITURA DE NOVA LIMA Em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, o prefeito de Nova Lima e pré-candidato à reeleição, João Marcelo (Cidadania), declarou não ter interesse em garantir o apadrinhamento político de figurões do cenário federal durante a campanha.
“Meio ambiente não pode ser refém de ideologias”Correio Braziliense – Brasil – DF – Capa,6 – 10/05/2024 – Vinicius DoriaEd Alves/CB/DA Press Desorganização – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania/AM) disse, no Podcast do Correio, que é necessário um “choque urgente” para lidar com a crise ambiental no país. “O governo precisa acordar”, reforçou o parlamentar. PÁGINA é “Meio ambiente não pode ser refém de ideologias > VITÓRIA TORRES* Convidado do PodCast do Correio, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) foi o mais votado do Brasil, proporcionalmente, nas eleições de 2022.
“Renovar é difícil”Revista Veja – SP – Entrevista – SP – 12 a 20 – 10/05/2024 – Victoria BecharaO mais jovem a comandar uma capital, prefeito do Recife diz que oportunistas aproveitam ondas de transformação política e que gente com menos idade nem sempre tem as ideias mais novas d VICTORIA BECHARA 1º JOÃO CAMPOS foi eleito prefeito do Recife aos 27 anos, em 2020, após uma acirrada disputa contra a prima Marília Arraes — com quem já se reconciliou.
A confusão que o BC terá de desfazerO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – Capa,A3 – 10/05/2024Fazia tempo que uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) não causava tanto ruído no mercado. Não pela decisão em si, que já era esperada, mas pela forma como ela se deu.
AGU volta a defender que Minas pague a dívida jáEstado de Minas – Política – MG – 5 – 10/05/2024 – Bruno NogueiraAdvocacia-Geral da União quer que o governo de Minas retome o pagamento de parcelas do débito bilionário com a União até o fim deste mês. Estado insiste em prazo maior BRUNO NOGUEIRA A Advocacia-Geral da União (AGU) voltou a pedir a retomada do pagamento da dívida de Minas Gerais e defendeu que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STE) derrube a liminar que prorrogou o prazo de carência por mais 90 dias.
ALMG debater em profundidade as mudanças climáticasHoje em Dia – Primeiro Plano – MG – 6 – 10/05/2024ALMG DEBATE EM PROFUNDIDADE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O momento é deveras grave para esta e para as próximas gerações  O mundo vive um momento tenebroso e gravíssimo em vários aspectos. Em todos, as causas e efeitos não se dão da noite para o dia. Ocorrem, em sua quase totalidade, pela ação humana, motivadas dentre outros fatores pela ganância financeira, busca inconsequente pelo poder, corrupção sem limite, além de acentuada incompetência e irresponsabilidade gerencial e governamental.
Analistas temem a volta do petismo ao Banco CentralCorreio Braziliense – Economia – DF – 7 – 10/05/2024 – Rosana Hessel> ROSANA HESSEL O mercado financeiro reagiu de forma bastante negativa à decisão dividida dos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a taxa básica da economia (Selic) em 0,25 ponto percentual, para 10,50% ao ano. As apostas para a Selic no fim do ano voltaram a ser revisadas para cima e alguns analistas não descartam as chances de que os juros básicos continuem em 10% ou mais até dezembro.
Apenas 14% da verba do PAC se destina a prevençãoO Tempo – BH – Política – MG – 7 – 10/05/2024HE HERMANO CHIODI > Apenas 14% das verbas destinadas pelo governo federal a Minas Gerais no PAC Seleções, divulgado na última quarta-feira (8), serão destinadas à prevenção de desastres naturais. Serão aproximadamente R$ 250 milhões dos cerca de R$ 1,9 bilhão anunciados para intervenções no território mineiro. À porcentagem contradiz o discurso do presidente Lula (PT) ao divulgar os recursos.
Campo minadoRevista Veja – SP – Brasil – SP – 90 a 100 – 10/05/2024 – Valmar Hupsel FilhoREFORMA AGRÁRIA MST pressiona o governo Lula com invasões de terra e fica cada vez mais no alvo de grupos ligados ao agro, que promovem reação inédita contra o movimento VALMAR HUPSEL FILHO POR CONTA PRÓPRIA Trator arranca plantio feito por D invasores em Itabela (BA): reação de proprietários rurais O BRASIL dava sinais de retorno à democracia em 1984, quando diversas organizações sociais surgiram para reivindicar questões sufocadas pela ditadura.
Campos Neto busca almoço grátisFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 6 – 10/05/2024 – Marcos de VasconcellosBC deve obter maior legitimidade social antes de autonomia financeira e orçamentária André Roncaglia Professor de economia da Unifesp e doutor em economia do desenvolvimento pela FEA-USP A lei complementar 179/2021, que conferiu autonomia operacional ao BC (Banco Central), estipulou mandato de duração fixa para a diretoria e presidência. Todavia, não previu instrumentos de controle social sobre o banco, Aprofundando esse insulamento institucional do BC, tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado a proposta de emenda à Constituição nº 65, de 2023, que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central do Brasil, transformando-o em empresa pública desvinculada do Tesouro Nacional.
Chegando (sempre) atrasadoRevista Veja – SP – Brasil – SP – 57 a 68 – 10/05/2024 – Laryssa BorgesCHEGANDO (SEMPRE) ATRASADO O que aconteceu no Rio Grande do Sul vai se repetir em outros lugares do país caso as autoridades continuem se movendo apenas depois que a tragédia já aconteceu LARYSSA BORGES E RICARDO CHAPOLA * RESTA 4 Rim PODER UNIDO Mobilização: depois do desastre, desembarcaram juntos, em Porto Alegre, o presidente Lula e treze ministros, os presidentes da Câmara e do Senado, o presidente do Tribunal de D Contas da União e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal O ROTEIRO é sempre o mesmo: ocorre uma tragédia ambiental, políticos e autoridades sobrevoam a região devastada, governantes declaram estado de calamidade pública e, como se não tivessem culpa no cartório, anunciam a liberação emergencial de recursos para remediar os estragos.
Colapso da sustentabilidade econômica da radioterapia no SUSCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 10/05/2024> GUSTAVO NADER MARTA Radio-oncologista, professor e presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) aproximadamente 75% da população brasileira é totalmente dependente da assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando falamos especificamente sobre tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer, a radioterapia é um dos pilares fundamentais, junto com cirurgia e tratamento sistêmico medicamentoso, sendo crucial para ao menos sete em cada 10 pacientes oncológicos.
Congresso derruba veto de Lula e “recupera” verba bilionáriaO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 10/05/2024 – Folhapress O Governo Aceita ainda novas regras para liberação de recursos para parlamentares  O Congresso Nacional derrubou parcialmente o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Orçamento deste ano e retornou R$ 3, é bilhões em emendas de comissão para deputados federais e senadores. A versão do Orçamento aprovada pelos parlamentares previa R$ 1é,7 bilhões para emendas de comissão, mas Lula vetou R$ 5, é bilhões e baixou o valor para R$ 11,1 bilhões – montante ainda superior ao do ano passado, de R$ 7,5 bilhões.
Desastre climático no RS eleva inflação em 0,2 ponto percentual, estima bancoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 4 – 10/05/2024 – Mauro ZafalonPh aa kt Ji Rio mo À ama mm RA E NT mês E Ê 1; l a o nl Ph, Pd pe l Lata MN ! DA Silos de arroz alagados após fortes chuvas em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul; estado tem participação de 71% na produção do cereal no Brasil  Desastre climático no R$ eleva inflação em 0,2 ponto percentual, estima banco Mauro Zafalon são PAULO O desastre climático no Rio Grande do Sul, além da dimensão humana, traz fortes consequências econômicas, inclusive com implicações nacionais.
Divisão do Copom semeia incerteza para o futuroO Globo – Opinião – RJ – 2 – 10/05/2024Placar apertado cria temor de que, a partir de 2025, autoridade monetária esteja sujeita a interferência política decisão do Banco Central (BC) de baixar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, para 10,5% ao ano, demonstrou que a autoridade monetária está atenta à deterioração do cenário econômico e ao risco inflação nário. Diante do ímpeto gastador do Executivo e do Legislativo, capaz de alterar as metas do novo arcabouço fiscal, nem bem elas entraram em vigor, reduzir o ritmo de queda dos juros parece ser a alternativa mais adequada.
Framework investe para impulsionar inovação em IADiário do Comércio – MG – Negócios – MG – Capa,9 – 10/05/2024Framework Digital fecha aquisição da Salus Optima Sediada em Belo Horizonte, a Framework Digital adquiriu a Salus Optima, de Londres, que desenvolve tecnologias para o setor de saúde. O objetivo é impulsionar a inovação em inteligência artificial (IA) e fornecer soluções digitais de última geração. A perspectiva é de que o faturamento da Framework atinja R$ 135 milhões neste ano, contra R$ 100 milhões em 2023.
Governo ganha tempo e faz acordo sobre emendas após insatisfação no CongressoFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A4 – 10/05/2024Gestão evita derrubada de vetos no Congresso Após costurar acordos no Congresso Nacional, o governo Lula (PT) evitou que vetos presidenciais em temas prioritários, como a lei das saidinhas e o controle do Orçamento, fossem derrubados. A gestão também conseguiu a derrubada parcial do veto de R$ 5, é bilhões a emendas de comissão. Com isso, os parlamentares poderão retomar R$ 3, é bi.
Governo Lula lança pacote para o RS com impacto de até R$ 51 biFolha de S. Paulo – Mercado 2 – SP – Capa,2 – 10/05/2024 – Victoria AzevedoCorpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul/AFP Corpo de Bombeiros de São Paulo /Divulgação comme ba ne = – Pacote prevê impacto de até R$ 51 bilhões na economia gaúcha O governo Lula (PT) anunciou pacote de ajuda ao Rio Grande do Sul com previsão de impacto de R$ 50,95 bilhões na economia gaúcha. Desse total, R$ 7,7 bilhões, a maior parte reservada para financiamentos a empresas e produtores rurais, sairá das contas federais.
Haddad anuncia acordo de reoneração gradual para 17 setores a partir de 2025Folha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,1 – 10/05/2024Governo Lula fecha acordo de reoneração gradual em 2025 Empresas de 17 setores da economia seguem sem tributação na folha em 2024 O ministro Fernando Haddad (Fazenda) anunciou ontem acordo com o STF (Supremo Tribunal Federal) que mantêm a desoneração da folha de pagamento de 17 setores neste ano e prevê a retomada gradual da tributação a partir de 2025. Ainda não está definido como fica a folha dos municípios.
Hora de mudançaRevista Veja – SP – *** – SP – 243 a 246 – 10/05/2024 – José CasadoJOSÉ CASADO HORA DE MUDANÇA EM PÉ, com água barrenta acima das meias e livro aberto nas mãos, o gaúcho Mário Quintana parecia recitar sua Conversa Bem Brasileira à fotógrafa que se aproxima num barco: “Desculpe, minha senhora, mas não consigo lembrar-me se a conheço do último Carnaval, da última greve, ou da última enchente…” Ao lado, sentado no banco da praça, pernas cruzadas e canelas submersas, o mineiro Carlos Drummond de Andrade olhava, distraído do rio de enchente que já ameaçava os joelhos, talvez lembrando o dia diluviano em Ouro Preto (MG), 2 000 quilômetros ao norte, quando escreveu: “…
Leme seguroRevista Veja – SP – SP – 120 a 129 – 10/05/2024 – Juliana EliasPOLÍTICA MONETÁRIA LEME SEGURO Apesar das indevidas pressões do governo e de cortes em seu orçamento, o Banco Central se mantém firme no controle da inflação e na modernização do sistema financeiro nacional JULIANA ELIAS E LUANA ZANOBIA NA MESA Campos Neto (à esq.) D e Haddad: o governo fez críticas injustas pela sétima vez consecutiva, o Banco Central diminuiu, na quarta-feira 8, a taxa básica de juros da economia, a Selic, agora ancorada em 10,5% ao ano.
Manobras fiscais queimaram gordura para socorrer o RSFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,3 – 10/05/2024 – Idiana TomazelliEm 2020, quando eclodiu a pandemia de Covid-19, o então ministro Paulo Guedes defendeu atacar a emergência sanitária com reformas econômicas. O rápido agravamento da crise fez com que o governo fechasse o ano com um gasto extra de R$ 524 bilhões para combater os efeitos da calamidade.
Mar revoltoRevista Veja – SP – Brasil – SP – 104 a 110 – 10/05/2024 – Bruno CaniatoFORÇAS ARMADAS MAR REVOLTO Celebrado em evento com Lula e Macron, o programa de submarinos sofre um agressivo corte de verba dias depois e expõe o desconforto dos militares com o governo BRUNO CANIATO PS MADRINHA Janja “batiza” o Tonelero no mar de Itaguaí, no Rio de Janeiro: estaleiro demitiu 200 funcionários “QUE DEUS abençoe este submarino e todos os marinheiros que aqui navegarem!” Com essas palavras, no dia 27 de março, a primeira-dama Janja da Silva estourou uma garrafa de champanhe e consagrou-se madrinha da nova embarcação, sob aplausos de uma animada plateia que incluía os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, além do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen.
Novas incertezas na economiaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B2 – 10/05/2024 – Celso MingO racha na reunião do Copom desta quarta-feira produziu mais incerteza do que a produzida pela queda dos juros básicos (Selic) em 0,25 ponto porcentual, menor do que a dose maior, de 0,5 ponto, decidida nas seis reuniões anteriores.
Novo facilita processo de filiação para ‘popularizar’ a legenda nas eleiçõesO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 10/05/2024Estratégia Novo facilita processo de filiação para popularizar” a legenda nas eleições O Novo está adotando uma série de medidas para popularizar o próprio nome, lutando contra o que acredita ser um “estigma elitista” e facilitar o crescimento da sigla. Segundo apurou o Aparte, a expectativa do partido é lançar, em Minas, 150 chapas completas de vereador, cerca de 40 candidatos a prefeito e 30 a vice-prefeito, O foco é tornar a legenda conhecida nas cidades pequenas.
Pacote prevê R$ 50 bi de ajuda; reconstruir custa mais de R$ 90 biO Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – Capa,A18,A19 – 10/05/2024 – Priscila MengueA primeira estimativa de reconstrução, feita pelo governo gaúcho, é de R$ 19 bilhões, mas especialistas apontam custo superior a R$ 92 bilhões.
Paulo Bigodinho lidera em Santa LuziaHoje em Dia – Primeiro Plano – MG – Capa,5 – 10/05/2024PESQUISA MOSTRA CORRIDA AS URNAS EM SANTA LUZIA Instituto Sigdados aponta o vereador Paulo Bigodinho (Avante) na liderança, com 19,5% das intenções de voto, seguido pelo também vereador Wander Carvalho (PSD), com 14,7%. 
Produção da indústria mineira recua 3,6%Diário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 10/05/2024A produção da metalurgia caiu 9,3% em MG Produção industrial registra queda de 3, é % em Minas A produção industrial mineira caiu 3, é % em março frente ao mesmo mês de 2023, diz o IBGE. A queda no País em igual base comparativa foi de 2,8%. Em relação a fevereiro, a retração no Estado foi de 2,8%, enquanto o indicador nacional subiu (0,9%. O desempenho negativo em Minas foi puxado pela metalurgia, com redução de 9,3% ante igual período do ano passado.
Projeto limita assistência hospitalar aos servidoresEstado de Minas – Política – MG – 4 – 10/05/2024Proposta em tramitação na Assembleia que eleva a contribuição ao Ipsemg também retira benefícios, como a possibilidade de internação em apartamentos STE ALESSANDRA MELLO além de contribuir a mais para o Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg), os funcionários públicos poderão ter a assistência hospitalar limitada. E o que propõe o PL 2238, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), que eleva as contribuições fixas do piso e do teto ao instituto em 81,7%.
Projetos que mexem no bolso do servidor testam Zema na ALMGO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 10/05/2024 – Leonardo AugustoMedidas sensíveis Zema tem nova prova de fogo na Assembleia Votação de projetos que mexem no bolso do servidor desafia Romeu Zema, que enfrenta conflitos com oposição e sua base na Assembleia. 3 Projetos que mexem no bolso do servidor testam Zema na ALMG Medidas sensíveis já foram aprovadas em outros momentos, mas contexto mudou EE LEONARDO AUGUSTO O governador Romeu Zema (Novo), que, além da oposição, enfrenta conflitos com sua base na Assembleia, tem nova prova de fogo à vista com a votação de projetos de lei que enviou à Casa para aumentar e criar contribuições previdenciárias dos servidores públicos civis e militares.
Rivais, Lira e Renan dividem palanque em evento com LulaO Globo – Política – RJ – 12 – 10/05/2024 – Renan CalheirosEm seu discurso, o presidente disse que os dois o ajudaram a governar KAROLINI BANDEIRA karobra magalhaes bsb oglobo.com.br BRASÍLIA RU políticos, o presidenteda Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) dividiram o palanque ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um evento ontem, em Alagoas. Em seu discurso, Lula disse que tanto Lira quanto Calheiros o “ajudaram muito” a governar.
Sai consenso sobre desoneração da folhaCorreio Braziliense – Economia – DF – Capa,7 – 10/05/2024 – Victor CorreiaDesoneração Acordo prevê o fim gradual do benefício A queda de braço entre parlamentares e equipe econômica sobre a tributação da folha de pagamento de 17 setores e dos pequenos municípios está perto do fim. Negociação entre Congresso e governo prevê alíquota zero este ano, com a cobrança de tributos escalonada até 2028. > VICTOR CORREIA governo federal e o Congresso firmaram ontem um acordo para retomar, gradualmente, a oneração da folha de pagamentos para os 17 setores intensivos em mão de obra, Para este ano, fica mantida a alíquota zero, que será retomada de forma escalonada nos próximos anos.
Supremo age como garantidor do governoO Globo – Opinião – RJ – 2 – 10/05/2024 – Luiz FuxD: episódios desta semana reforçam a ideia, bastante disseminada no Congresso e em setores da sociedade, igualmente deletéria paraa harmonia entre os Poderes, de que o governo Lula enxerga o Supremo Tribunal Federal (STF) como uma instância para dirimir conflitos e garantir a implementação de sua agenda. Numa decisão para lá de acochambrada, a Corte determinou, pelo maiúsculo placar de 8 votos a 3, que a Lei das Estatais, de 201é, não só é constitucional, como representou um avanço importante na governança de empresas públicas, de economia mista e de suas subsidiárias.
TelevisãoRevista Veja – SP – Cultura – SP – 235 a 242 – 10/05/2024 – Veja recomenda O elenco de Bodkrretrato cômico da febre de true crime TELEVISÃO BODKIN (disponível na Netflix) Após um informante morrer inesperadamente, a jornalista investigativa inglesa Dove (Siobhán Cullen) é obrigada pela chefia de seu jornal a se juntar a Gilbert Power (Will Forte), um podcaster famoso, e à pesquisadora Emmy (Robyn Cara) para produzir um podcast de true crime sobre a fictícia cidade irlandesa de Bodkin.
Um cavalo de pau de destino incertoEstado de Minas – Política – MG – 2 – 10/05/2024EM SUA INTEMPESTIVA PETIÇÃO AO MINISTRO, O GOVERNO DE MINAS CONCORDOU COM O INÍCIO DA QUITAÇÃO DE ALGUMA PARCELA DA DÍVIDA A PARTIR DE JULHO DESTE ANO m ca vaio de pau e destino incerto pos À Ny PEA Sem informar à Assembleia Legislativa, sem avisar à própria bancada governista, sem comunicação a Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional e sem sinalizar à União, o governo Romeu Zema (Novo) atravessou petição ao ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).
UM DURO TESTERevista Veja – SP – Brasil – SP – 72 a 79 – 10/05/2024 – Adriana FerrazO maior desastre ambiental do Rio Grande do Sul pressiona Eduardo Leite, e o saldo final da gestão da crise poderá ser decisivo para O futuro de sua carreira ADRIANA FERRAZ DRAMA O tucano gaúcho: apenas D quatro horas de sono por dia na crise A ROTINA é de guerra. Desde o dia 29, quando as chuvas se avolumaram e a destruição começou a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, o dia a dia do governador Eduardo Leite (PSDB) e de seus principais auxiliares virou de cabeça para baixo.
União anuncia medidas para a economia do Rio Grande do SulO Tempo – BH – Brasil – MG – Capa,10,11,12 – 10/05/2024 – Raquel Penaforte
Zema enfrenta impasse na Assembleia por projeto de PPP em hospitaisO Globo – Política – RJ – 14 – 10/05/2024 Romeu Zema (Novo), voltou a enfrentar críticas na Assembleia Legislativa após enviar um projeto de lei que propõe que uma instituição privada faça a gestão das unidades de saúde administradas hoje pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). De um lado, deputados estaduais da oposição afirmam que o governador quer privatizar a saúde pública.
Lula quer agenda positiva com BoricO Globo – Home – RJ – Online – 10/05/2024 – Janaína FigueiredoPresidentes de esquerda convergem em pontos como defesa dos direitos humanos, pautas econômicas e ambientais, mas diferenças sobre a Venezuela ainda pairam no ar Na viagem que fará ao Chile no fim da semana que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer concentrar a agenda positiva bilateral em temas como ampliação do comércio e investimentos.
‘Antibiótico fiscal’, trava a supersalários e decisão do BC: veja destaques da entrevista de HaddadTerra – HOME – SP – Online – 10/05/2024Ministro diz ao ‘Estadão’ que caça a jabutis tributários seguirá ‘igual antibiótico, um a cada seis horas’; ele se opôs a Tebet na desvinculação da Previdência em relação ao salário mínimo e disse não ver BC dividido entre lulistas e bolsonaristas BRASÍLIA – Em entrevista ao Estadão/Broadcast em seu gabinete no quinto andar do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad sinalizou nesta quinta-feira, 9, que a pasta seguirá focada no ajuste fiscal pelo viés da arrecadação .
Veja como vai funcionar o SPVAT, seguro obrigatório para veículosO Globo – Home – RJ – Online – 10/05/2024O Senado aprovou, na última quarta-feira, a recriação do seguro para vítimas de acidente de trânsito, antes conhecido como DPVAT. O agora Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) será cobrado anualmente dos proprietários de automóveis e motocicletas, com valores estimados entre R$ 50 e R$ 60 por ano. O texto vai para sanção presidencial.
A penúria dos municípiosRevista Isto É – Brasil – SP – 20 a 23 – 15/05/2024 – Vasconcelo QuadrosBrasil/Fe j s pactos federativos e a Reforma Tributária não aliviaram a situação dos municípios brasileiros, que vivem uma nova crise fiscal motivada pelo descompasso entre receitas primárias e despesas puxadas especialmente pelos gastos com pessoal. Documento elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, mostra que o déficit orçamentário, que era de 35% no primeiro ano da pandemia, em 2020, chegou a 49% das 5.568 Prefeituras no ano passado, atingindo, indistintamente, pequenas, médias e grandes cidades.
Selic divididaRevista Dinheiro – Economia – SP – 24,25 – 15/05/2024 – Paula CristinaECONOMIA o ELIG DIVIDIDA Redução de 0,25 p.p. na taxa básica de juros, para 10,5%, evidencia discordância política dentro do Copom e consolida o antagonismo de Campos Neto aos desejos do governo Lula Paula CRISTINA discussão sobre O’Corte na taxa de juros 24 Dinheiro colha do ritmo de queda da taxa básica de jure Selic, talvez seja um dos mais claros retratos do Brasil de hoje — pelo menos sob a ótica econômica.
Entidades Parceiras
Centauro tem presentes para todos os tipos de mãesUm Atleta – Home – SP – Online – 08/05/2024Maior rede de produtos esportivos da América Latina tem opções a partir de R$ 149,99 P esquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que o ramo de vestuário, calçados e acessórios deve responder pela maior parte das vendas do Dia das Mães, com previsão de faturamento de R$5,10 bilhões.
Entidades e cidadãos pará-minenses se mobilizam para ajudar o Rio Grande do SulTVITV – Home – MG – Online – 09/05/2024Sede da CDL em Pará de Minas recebe doações até a próxima sexta-feira (10), das 8 às 18 horas. Com a tragédia no Rio Grande do Sul, entidades e cidadãos de Pará de Minas estão se mobilizando para contribuir com doações. A campanha “Unidos pelo Rio Grande do Sul” tem concentrado as doações na sede da CDL. Confira na reportagem de que maneira você também pode ajudar: Compartilhe essa notícia
Aciapi-CDL e Sebrae destinarão recursos ao Banco de Alimentos de Ipatinga com a Feiraço 2024Diário do Aço – Home – MG – Online – 09/05/202409 de maio, de 2024 | 15:44 Cidade Divulgação O objetivo da parceria é manter a força da assistência à população em vulnerabilidade social Na quarta edição da Feiraço – Feira Comercial de Produtos e Serviços serão arrecadados, por visitante, 1kg de alimento não perecível e 1l de leite longa vida, com entrada franca. As contribuições serão destinadas ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares, localizado na rua Rio Paraná, no Parque das Águas.
Estratégias de marketing podem potencializar vendas para o Dia das Mães93 Notícias – Home – SE – Online – 10/05/2024No próximo domingo, 12 de maio, o Brasil comemora o Dia das Mães, data em que os comerciantes se preparam para um dos períodos mais lucrativos do ano. A celebração não só homenageia essa figura importante, mas também impulsiona significativamente as vendas em muitos setores. De acordo com uma projeção, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é de que cerca de 128 milhões de consumidores adquiram presentes para celebrar o dia, o que representa uma movimentação estimada de mais de 40 bilhões de reais.
Dia das Mães vai movimentar R$ 40,2 bilhões e maioria dos consumidores prefere comprar presentes nos shoppingsJornal do Belem – Home – SP – Online – 10/05/2024Para atender às expectativas dos clientes, Paseo Alto das Nações, Pamplona Shopping e Butantã Shopping oferecem emoção e novas experiências Divulgação O Dia das Mães deste ano vai movimentar R$ 40,2 bilhões e 78% dos consumidores, um universo de cerca de 128 milhões de pessoas, vão adquirir presentes para celebrar a data, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Moda masculina vê mudança de comportamento do públicoO Globo – Home – RJ – Online – 09/05/2024Homens estão se preocupando mais com a aparência e explorando novos estilos, segundo afirmações de especialista e de relatório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Busca por estilo e funcionalidade é apontada como uma das características desse público Camisas, calças, bermudas, gravatas, calçados, agasalhos. Mais do que acessórios que formam o visual, a moda masculina constitui uma importante atividade econômica.
Aramis investe em omnichannel e amplia presença no varejo de modaSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 09/05/2024Marca vai investir na abertura de lojas próprias, franquias, reforma de lojas e integração com os marketplaces Por Redação | Com o objetivo de fortalecer todos os seus canais de vendas e expandir sua presença omnichannel , a Aramis, marca de vestuário masculino pertencente à house of brands Aramis Inc, vai investir na abertura de lojas próprias, franquias, reforma de lojas e integração com os marketplaces A estratégia visa aumentar a frequência dos clientes, além de atrair novos consumidores para a marca.
Renner triplica lucro no trimestre. O CEO diz que “o melhor ainda está por vir”SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 09/05/2024Em meio aos cuidados com a tragédia no Rio Grande do Sul, rede varejista apresenta forte resultado no primeiro trimestre Por Márcio Kroehn | A divulgação dos resultados do primeiro trimestre da Lojas Renner será diferente. A sede da empresa em Porto Alegre está com ocupação reduzida e praticamente limitada aos gestores da rede varejista. Os demais funcionários estão em home office ou ajudando como voluntários na tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
C&A lucra R$ 70,9 milhões no 1T24 com créditos fiscais e melhora de indicadoresInfomoney – Home – SP – Online – 09/05/2024 – Estadão ConteúdoReceita cresceu 17% e Ebitda ajustado disparou 125%, com forte crescimento nas vendas, o que fez alavancagem despencar de 4x para 1,5x em apenas 1 ano A C&A bateu a expectativa de mercado e registrou um lucro líquido de R$ 70,9 milhões no primeiro trimestre de 2024, revertendo prejuízo de R$ 126,3 milhões no mesmo período do ano passado.
Hora de comprar o presente para a mãeCorreio Braziliense – Cidades – DF – 14 – 10/05/2024> GIULIA LUCHETTA O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas para aumentar as vendas. Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) aponta que 6é,1% dos entrevistados pretendem presentear as mães no próximo dia 12. As vendas no varejo devem crescer 8,5% em 2024, o que representa um aumento de quase dois pontos percentuais em relação a 2023, quando o crescimento foi de é,3%.
Movimento no comércio cresce às vésperas do Dia das MãesJornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora – Dia a Dia – MG – Capa,3 – 10/05/2024 – Leticya BernadeteCompras de última hora movimentam comércio Dia das Mães, comemorado neste domingo, deve impactar quase 70% do comércio varejista na Zona da Mata, de acordo com Fecomêrcio-MG er;z Movimento no comércio Cresce às vésperas do Dia das Mães Leticya Bernadete Repõórter leticya.bemadete&tribunademinas.com.br FELIPE COURI Segmento faz avaliação : . O Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), deve impactar quase 70% do comércio varejista na Zona da Mata, de acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação positiva de vendas e espera maior demanda do Comércio de Minas Gerais no fim de (Fecomércio-MG).
Restaurante espera faturamento 20% maior neste Dia das MãesO Tempo – BH – Economia – MG – Capa,8 – 10/05/2024Dia das Mães Restaurantes esperam alta de 20% no faturamento Restaurantes e cafés de BH apostam em menus especiais para o Dia das Mães. A expectativa é dobrar o movimento e ter elevação de 20% no faturamento. 8 Capricho. Empreendimentos de BH terão programação e cardápio especial para almoço e brunch no domingo Restaurante espera faturamento Levantamento da Abrasel Indica esse otimismo em 72% dos negócios em MG EE RAÍSSA PEDROSA Restaurantes de Belo Horizonte estão otimistas para o Dia das Mães deste ano.
Como as marcas têm trabalhado para ajudar as vítimas da tragédia no RS?UOL – HOME – SP – Online – 10/05/2024 – Renato Pezzotti ColaboraçãoEsta é a versão online para a edição desta sexta-feira (10/05) da newsletter Mídia e Marketing . Quer se inscrever neste e em outros boletins e recebê-los no seu e-mail? Cadastre-se aqui O Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 100 pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o final de abril. Já são mais de 320 mil desabrigados , entre pessoas instaladas em alojamentos cedidos pelo poder público e desalojadas.
Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai vendaO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 10/05/2024AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de maio de 2024 DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Divinópolis MG–( DINO – 09 mai, 2024) – O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas online de roupas e acessórios representem uma parcela cada vez maior do mercado global de varejo de moda nos próximos anos.
C&A e Renner são as marcas mais populares entre os consumidores de modaMercado & Consumo – Home – SP – Online – 10/05/2024 – Felipe MarioSe reinventando para fidelizar seus clientes, marcas do varejo de moda como C&A e Renner são as mais populares entre os consumidores, sendo lembradas por oito entre dez consumidores de moda na hora das compras. A pesquisa “ Consumo de Moda no Brasil “, realizada pelo Opinion Box, ouviu mais de 2 mil consumidores do varejo de moda, sendo 84% das classes C, D e E e 15%, das classes A e B.
Com que gadget eu vouRevista Carta Capital – Plural – SP – 04,62 a 64 – 15/05/2024 – Da RedaçãoGalindo aposta na potência da ficç: 62 THE OBSERVER A Inteligência Artificial 62 THE OBSERVER A chega ao vestuário Plural Com que gadget eu vou TheObserver Como um “broche de IA preso à roupa ou um dispositivo a ser pendurado no pescoço podem levar a tecnologia vestível a outro patamar P ALLUM BA magine que você esteja caminhando no parque e, de repente, se lembra de tarefa importante deixada para traz e-mail, saber o resultado de uma reunião ou combinar um almoço com um amigo.
Varejo – Higiene e Beleza
1A99 recruta ex-vp da Petz para abrir 1.000 ‘dollar stores’ no BrasilSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 09/05/2024Por Pedro Arbex | Luciano Sessim — o ex-vp comercial e de marketing da Petz e ex-CEO da Loja do Mecânico — está assumindo o comando da 1A99, uma rede de lojas de produtos acessíveis que quer reeditar um modelo de negócios que foi febre no Brasil dos anos 90. Sessim estava há pouco mais de um ano na Loja do Mecânico, onde assumiu como CEO depois de passar mais de sete anos na Petz.
Produtos para cabelo são os que mais crescem dentro da categoria premium do setor de beleza pessoal no Brasil e no mundoParanashop – HOME – PR – Online – 09/05/2024 – Marcos Paulo AssisProdutos para cabelo são os que mais crescem dentro da categoria premium do setor de beleza pessoal no Brasil e no mundo Momentos de beleza de itens premium estão em queda Novo relatório da Kantar, empresa líder em dados, insights e consultoria, mostra que produtos para cabelo se revelaram o segmento que mais cresceu entre os momentos de beleza de itens premium na categoria de higiene e beleza pessoal, nacional e globalmente em 2023 na comparação com 2022.
Flávio Teixeira é o novo CFO da FarmaxDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 9 – 10/05/2024Flávio Teixeira é O novo CFO da Farmax Uma das principais companhias do setor de saúde, beleza e bem-estar, o grupo empresárial composto por Farmax, Sanavita e Negra Rosa, com fábricas em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) e Piracicaba (SP), anuncia a chegada de Flávio Teixeira como seu novo Chief Financial Officer (CFO). Formado em Engenharia de Produção e com especialização em Finanças, o executivo assume com o desafio de fortalecer a execução da estratégia de crescimento do grupo, que movimenta marcas relevantes no segmento.
Varejo – Material de Construção
Vendas da indústria de materiais de construção sobem 1,7% em abril, mostra AbramatISTOÉ Dinheiro – HOME – SP – Online – 09/05/2024 – Estadão ConteúdoAs vendas da indústria de materiais de construção em abril cresceram 1,7% em relação a igual mês do ano passado. As vendas foram puxados pelos materiais de acabamento, com alta de 3,6%, enquanto os materiais de base tiveram alta de 0,6%. Os dados, já deflacionados, foram divulgados nesta quinta-feira, 9, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Futuro? Entenda o que a Inteligência Artificial está fazendo com a TV hojeJornal Floripa – Home – SC – Online – 09/05/2024Protagonista. A tecnologia se tornou a espinha dorsal de nossa existência, moldando cada aspecto do dia a dia: mobilidade, redes sociais, saúde, finanças, análise de dados e muito mais. O que propulsiona essa revolução? A Inteligência Artificial (AI), uma força poderosa que permeia todos os meios e redefine constantemente os limites do possível. Nesse sentido, em 2024, a experiência televisiva foi atualizada.
Casas Bahia amplia fluxo de caixa e CEO diz: vamos fazer o que dá lucroSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 09/05/2024Renato Franklin destaca melhor fluxo de caixa em cinco anos e reforça foco em bens de consumo e no crediário Por Sergio Ripardo | Um ano após assumir o cargo de CEO da Casas Bahia ( BHIA3 ), Renato Franklin começa a ver uma evolução decorrente do plano anunciado em agosto passado para recuperar uma das mais tradicionais varejistas do Brasil, ameaçada por um quadro de alta alavancagem e dívida bilionária crescente.
A rede de franquias de…Estado de Minas – Economia – MG – 18 – 10/05/20244494 Arede de franquias de óticas Chilli Beans pretende abrir 400 lojas de rua até o final de 2025. Para isso, a empresa aposta em unidades mais acessíveis, com investimentos a partir de R$ 190 mil. O comércio fora de shoppings avança. Segundo a pesquisa Índices de Performance do Varejo, o segmento cresceu 11% nos últimos 12 meses.
ABF Franchising reunirá quase 400 marcasDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 9 – 10/05/2024FRANQUIAS ABF Franchising reunira quase 400 marcas O sonho de abrir o próprio negócio continua mais forte do que nunca. Segundo pesquisa do Sebrae, o Brasil somou mais de 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores em 2023, com a segunda maior população adulta do mundo que não é empreendedora, mas deseja ser em até três anos, atrás apenas da Índia. Outro dado aponta que o Brasil abriu 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de é, é 2% em relação ao ano anterior, o que reprisenta uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia.
Aeroporto fechado e bloqueio de estradas afetam turismo gaúchoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 4 – 10/05/2024 – Leonardo VieceliSindicato do setor estima que 85% das reservas em hotéis da Serra Gaúcha em maio sejam canceladas ou remarcadas Leonardo Vieceli RIO DE JANEIRO O setor de turismo sente os impactos das enxurradas no Rio Grande do Sul. As enchentes de propor ções históricas bloquearam estradas e paralisaram o aero porto Salgado Filho, em Porto Alegre, o que trava o fluxo de visitantes ao estado.
Governo FederalCorreio Braziliense – ESPORTES – DF – 22 – 10/05/2024 – Amauri SegallaMercado S/A AMAURI SEGALLA amaurisegallaçadiários associados.com.br o O negacionismo em relação aos extremos do clima perde espaço na sociedade 9 Crise da Coteminas aumenta disputa por poder na Fiesp Desde que assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva vem enfrentando a oposição de represententes da própria entidade.
Uso de estratégias do varejo no atacado transformam a experiência do cliente empresarialO Dia – RJ – Opinião – RJ – 12 – 10/05/2024Uso de estratégias do varejo no atacado transformam a experiência do cliente empresárial < “a Ricardo Magro o = 7º Empresário, ! e À advogado e – 4 flantropo brasileiro dat. transferência de estratégias Áeemrovadas no mercado vaejista, chamado também de B2C (sigla em inglês para Business-to-Consumer), para o segmento de atacado, ou B2B (Business-to-Business) pode revolucionar a experiência do cliente também neste ambiente puramente empresárial, especialmente em setores competitivos como o de combustíveis.
CEO da CVC destaca ‘recuperação de rentabilidade sobre vendas sem perda de competitividade’Mercado & Eventos – Home – RJ – Online – 10/05/2024 – Pedro Menezes, Ana Azevedo, Janaina BritoFabio Godinho, CEO da CVC Corp (Eric Ribeiro/M&E) O CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, teceu comentários sobre os resultados da empresa no primeiro trimestre de 2024 . Como vimos aqui no M&E, a CVC registrou R$ 86,2 milhões de EBITDA ajustado e consistência no take rate. O balanço apontou ainda queda de 73,3% no prejuízo líquido , take rate de 9,5%, 16,3% de aumento na receita líquida, 20,6% de redução em despesas e R$ 7,3 milhões de lucro líquido caixa , indicador positivo em três trimestres consecutivos.
Novavax sobe 57% após acordo de US$ 1,4 bilhão com Sanofi, Apple prepara data centers com IA e chips internos, e maisADVFN – Home – SP – Online – 10/05/2024 – Fernanda BenattoDestaques corporativos de Wall Street para hoje Novavax (NVAX), Sanofi (SNY) – A Novavax fechou um acordo de US$ 1,4 bilhão com a Sanofi para comercializar sua vacina Covid-19 e desenvolver uma nova vacina combinada contra coronavírus e gripe, impulsionando as ações NVAX em 56,70% no pré-mercado. O acordo levou a Novavax a suspender o aviso de continuidade, revertendo sua queda financeira anterior.
Varejo – Papelaria e Livraria
Literatura em debateO Tempo – BH – Magazine – MG – 23 – 10/05/2024A Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466 – Lourdes) recebe hoje, às 19h, a palestra “Políticas públicas para a literatura”, com o professor e jornalista Igor Graciano. Ele falará sobre as ações da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura para promover a literatura no país. Entrada franca.
Nova livraria de rua, Bibla propõe ‘retorno ao analógico’O Estado de S. Paulo – C2 – CULTURA & COMPORTAMENTO – SP – C12 – 10/05/2024 – Tiago QueirozDose Confira opções de viagens curtas nas proximidades de São Paulo para curtir com as mães Livros, café e comida ova livraria de rua, Bibla ropõe retorno ao analógico FOTOS TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO N ] e Isadora Peruch, Alessandra Effori e Luciana Gil Borges: sonho das sócias era criar um espaço para servir à comunidade do bairro Casa será aberta no Alto de Pinheiros, com catálogo de cerca de 3 mil livros, metade deles dedicada ao público infantojuvenil JULIA QUEIROZ Quem passava pela porta do número 58 da Praça Prof.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
‘Arroz que está colhido garante o abastecimento do país’, diz presidente da federação de agricultura do RSG1 – HOME – SP – Online – 09/05/2024Até o momento, 114 mil toneladas do grão foram perdidas nas enchentes, o que representa 1,6% da colheita esperada, calcula o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Ainda falta estimar as perdas em áreas que estão parcialmente submersas. O arroz que já está colhido no Rio Grande do Sul garante o abastecimento do país “, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, em entrevista ao podcast “De onde vem o que eu como” , desta quinta-feira (9).
Pão de Açúcar limita compra de arroz, feijão e leite no Brasil após enchentes no RSDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 09/05/2024Customize Consent Preferences 9 de maio de 2024 às 14h19 São Paulo – O GPA, grupo dono das redes Pão de Açúcar e Extra, começou a limitar a compra de arroz, feijão, leite e óleo de soja em suas unidades de todo o País, além de seus sites. A restrição vem em meio ao temor de que as enchentes no Rio Grande do Sul possam afetar os estoques de alimentos no país –o estado é responsável por 70% da produção de arroz no Brasil.
Arroz colhido deve garantir abastecimendo do Brasil, diz federação do Rio Grande do SulUOL – HOME – SP – Online – 09/05/2024 – Pedro MirandaApesar das garantias, alguns supermercados em Minas Gerais limitaram a venda do arroz devido ao receio de desabastecimento. Governo Federal também tomou medidas As recentes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul , estado responsável por 70% da produção nacional de arroz, geraram preocupações sobre o abastecimento do grão no país. Em entrevista ao podcast “De onde vem o que eu como”, o presidente da , Gedeão Pereira, assegurou que o arroz já colhido garante o abastecimento interno por pelo menos 10 meses.
Consumidores relatam limitação de venda de arroz nos supermercados após chuvas no Rio Grande do SulMix vale – Home – SP – Online – 09/05/2024 – Agência O GloboDepois do anúncio do governo federal de que até um milhão de toneladas de arroz serão importadas para suprir as perdas provocadas pelas inundações do Rio Grande do Sul, consumidores têm se deparado com restrições ao buscar pelo produto nos supermercados. Estabelecimentos de diferentes estados do país estão limitando as vendas de pacotes por pessoa.
Dia das Mães em SP: varejo projeta crescimento de 3% e faturamento de R$ 63 bilhõesUOL – HOME – SP – Online – 09/05/2024 – Jean AlbuquerqueFecomercio projeta crescimento de 3% nas vendas do Dia das Mães em SP dos cinco segmentos mais impactados, alcançando faturamento total de R$ 63 bi O Dia das Mães em SP 2024 promete ser histórico para o comércio paulista. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de (FecomercioSP) projeta um crescimento de 3% nas vendas dos cinco segmentos mais impactados pela data, alcançando um faturamento total de R$ 63 bilhões.
‘Acessórios’ para veículos elétricos ganham força com ajuda de startupsO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B13 – 10/05/2024 – Guilherme GuerraEnquanto montadoras enfrentam dúvidas sobre a viabilidade dos carros elétricos no Brasil e no mundo, startups de eletromobilidade dedicam-se a desenvolver soluções de “ecossistema” para esse tipo de veículo, tido como a principal aposta para a descarbonização dos transportes em um futuro sustentável. O objetivo dessas empresas é montar a infraestrutura de carregamento e criar aplicativos de gestão de energia, acompanhando o crescimento da demanda por esse tipo de automóvel no País.
Leitor se queixa de sabor alterado de lasanhaO Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – A21 – 10/05/2024Reclamação de Renato Rodrigues de Andrade: “Fui ao supermercado, comprei uma embalagem de lasanha bolonhesa Perdigão 600 gramas e preparei o produto no micro-ondas. Diante do sabor agradável, voltei ao mesmo supermercado e comprei mais quatro. Preparei uma embalagem no micro-ondas e fiquei surpreso com o sabor: além de salgada, acredito que algum tempero ou ingrediente descaracterizou o sabor.
Supermercados já aumentam preço do arroz em BHO Tempo – BH – Economia – MG – 8 – 10/05/2024DÃO GODINHO IO TEMPO ERC pra caí Supermercados BH limitaram compra de pacotes de arroz por cliente E PEDRO FARIA O preço do pacote de arroz nos supermercados da Grande Belo Horizonte já começou a subir. Após as enchentes no Rio Grande do Sul e o presidente Lula dizer que pais poderia ter que importar o grão para garantir o abastecimento, consumidores correram para as prateleiras e chegaram a esgotar o produto em alguns estabelecimentos.
Comprou detergente da Ypê de lote suspenso pela Anvisa? Saiba o que fazerUOL – HOME – SP – Online – 10/05/2024Os consumidores que compraram detergentes Ypê dos lotes que tiveram a comercialização, distribuição, e uso suspensos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em razão do “potencial risco de contaminação microbiológica” poderão pedir a troca dos itens. O que aconteceu Clientes com os produtos dos lotes divulgados devem entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ypê.
Destruição de lavouras de soja no RS pode encarecer frango e porco, além do óleo, dizem analistasG1 – HOME – SP – Online – 10/05/2024Perda com enchentes ainda não foi calculada, mas é estimada em até 5 milhões de toneladas, sem contar os impactos em grãos que estavam armazenados. A destruição das lavouras de soja no Rio Grande do Sul pode elevar não só os preços do óleo, como os das carnes de frango e de porco, dizem consultorias do setor. É que o farelo do grão é a principal base proteica da ração destes animais.
A nova receita da SodiêRevista Dinheiro – Negócios – SP – 48,49 – 15/05/2024 – Letícia FrancoNEGÓCIOS Leticia FRANCO undada em 1997, a massa le vinha e fresca, de pão de ló, ita de sucessemprefoi ar so da Sodiê Docs Embora ainda seja o grande trunfo, novos ingredientes foram adicio. nados para fazer a ma uma pitada de diver cardápio, uma colher (bem cheia) 1 Crescer: cação do franqueados e de novas lojas je mais do com essa nova rea estima faturar mais de R$ 700 milhões neste ano.
Turismo
Viajar para contemplar as estrelas é uma das apostas do MTur para 2024Jornal MG Turismo – Home – MG – Online – 07/05/2024 – Antonio Claret GuerraJá pensou em ter acesso a um olhar sobre o mercado do turismo de alguém que sabe do que está falando? Pois é, o Ministério do Turismo, com base em relatórios e pesquisas do setor, fez as suas apostas sobre o que vai ser destaque em 2024 no Brasil. Os resultados estão na 5ª edição da revista eletrônica “Tendências do Turismo”, que apresenta comportamentos do turista brasileiro e os destinos que estão em alta.
Mineirão será de Andrea BocelliTribuna de Minas – HOME – MG – Online – 09/05/2024Confira os principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG Mineirão será de Andrea Bocelli O Mineirão se rende a um dos maiores tenores do mundo. Andrea Bocelli retorna ao Brasil em turnê que vai passar por três capitais e contará com convidados especiais de vários lugares do mundo. Além da já anunciada cantora Sandy, o tenor receberá grandes artistas da música clássica para celebrar seus 30 anos de carreira no Brasil.
Projeto que cria feriado de Nossa Senhora da Piedade em Minas precisa do aval de 3 comissões na ALMGHoje em Dia – Home – MG – Online – 09/05/2024Data é dedicada à padroeira do Estado Publicidade Minas pode ganhar mais um feriado. Está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) 1401/2023 que institui 15 de setembro como recesso estadual dedicado à Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade. Após a análise na CCJ, o PL seguirá para a avaliação da Comissão de Turismo da ALMG.
Stock Car pode danificar equipamento da UFMG de R$ 9 milhões, afirma universidadeG1 – HOME – SP – Online – 09/05/2024 – Por g1 MinasPossíveis problemas da corrida foram discutidos em audiência pública, nesta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 1 de 6 Rota da Stock Car em Belo Horizonte — Foto: Divulgação/Stock Car Rota da Stock Car em Belo Horizonte — Foto: Divulgação/Stock Car Danos em um equipamento de R$ 9 milhões estão entre os impactos previstos por servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a realização da Stock Car no entorno do campus, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas chega à sua 7ª edição nesta quinta-feira (9) em 37 municípiosSecult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Home – MG – Online – 10/05/2024 – Maristela ChavesEvento acontece nesta quinta (9) com maior adesão de museus em todo o estado Com 69 atividades e participação de 37 municípios, acontece, nesta quinta-feira (9), a 7ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. A iniciativa do Governo de Minas Gerais é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
PREPARA GASTRONOMIA | Inovação e negócios’ gera R$ 5 milhões em expectativas e supera resultado da última ediçãoGazeta Norte Mineira Online – Home – MG – Online – 10/05/2024Além de insumos e maquinários, evento ofereceu a oportunidade de pequenos empreendimentos negociar e conhecer soluções inovadoras voltadas para o setor de alimentação P4F02 Mais de R$ 5 milhões em expectativas de negócios foram gerados durante o ‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios’. O resultado ultrapassou os R$ 2,8 milhões prospectados no ano passado.