Imprensa - 10 de novembro de 2015 Oportunidade para o consumidor regularizar as dívidas Sugestão de Pauta Consumidores com dívidas registradas no SPC e/ou Serasa terão de 23 a 27 de novembro uma boa oportunidade para colocar a vida financeira em ordem. Nesta data a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realiza a “Campanha de recuperação de crédito CDL/BH” que reunirá bancos, administradoras de cartão de crédito e empresas do setor varejista em um mutirão de negociação de dívidas. São esperados 40 mil consumidores nos cinco dias do evento e a expectativa é que 22 mil quitem as dívidas. A campanha que conta com o apoio do Sebrae e do SPC Brasil acontece entre 8h e 18h, na sede da CDL/BH (avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários). As facilidades para regularização das dívidas incluem descontos que podem chegar a 45% sobre o valor corrigido para pagamento a vista. O parcelamento da dívida também pode ser feito em até três vezes com descontos de até 35% sobre o valor corrigido (entrada e duas parcelas). “O objetivo é reduzir a inadimplência no mercado e recuperar o poder de compra do consumidor”, disse o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. “Além disso será possível aquecer as vendas no comércio, pois a campanha trará de volta ao mercado, consumidores que estavam impedidos de efetuar compras a prazo”, completou. Participantes – Caixa Econômica Federal, Banco Mercantil, BDMG, Cartões Avista, Supernosso, Dadauto, Dacasa, Leader e Óticas Diniz são algumas das empresas que participam da campanha com estande. Entretanto, a CDL/BH ainda está fechando parceria com outras empresas para que a negociação seja feita via a entidade. inadimplência – De acordo com o último indicador de inadimplência da CDL/BH, o número de dívidas em atraso na capital mineira cresceu 2,52% em outubro na comparação com o mês anterior. Este é o maior índice de inadimplência dos últimos três anos, nesta base de comparação (Out/Set). Para não ficar inadimplente os consumidores devem tomar alguns cuidados: • Privilegiar os pagamentos a vista • Fazer uma planilha mensal dos gastos • Não esquecer do planejamento financeiro • Optar por um número menor de prestações nas compras a prazo • Não se ater ao valor da prestação e sim ao valor final da produto • Manter sempre uma reserva financeira por segurança Campanha de recuperação de crédito CDL/BH Data: de 23 a 27 de novembro Horário: de 8h às 18h Local: Sede da CDL/BH (Avenida João Pinheiro, 495. Bairro Funcionários) Informações consumidor: 3249-1555 Informações lojista: 3249-1666 Documentos que o consumidor deve trazer: carteira de identidade e CPF