Imprensa - 14 de abril de 2023 Ópticas devem movimentar mais de US$ 182 bilhões em todo o mundo em 2023 Sugestão de Pauta O aumento do uso de lentes de correção, especialmente pelo contato excessivo com dispositivos eletrônicos, tem feito o segmento investir em inovação e capacitação. Para garantir participação neste crescimento, empresários e comerciantes de Belo Horizonte participam da maior feira do segmento da América Latina Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, revelou que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem algum problema de visão e que 800 milhões nunca conseguiram ter acesso a um óculos de grau. Já um estudo realizado pelo Ophthalmology Journal, da Universidade Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos, revelou que até 2050, quase 4,8 bilhões de pessoas, cerca de 50% da população mundial, vão sofrer algum tipo de deficiência visual com necessidade do uso de óculos. Ainda segundo o estudo, esse cenário será causado pela exposição a dispositivos como smartphones, computadores, tablets e outros aparelhos. Diante deste cenário, o mercado de ótica precisa se preparar para absorver a demanda e oferecer um atendimento de qualidade. “Atendimento especializado, inovação e bons produtos serão fundamentais para quem deseja se destacar no mercado e rentabilizar essa demanda”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. Como preparo para atender a esse consumo futuro, mas não tão distante, lojistas da capital mineira participaram de imersão na Expo Óptica, maior feira do segmento do país realizada pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) em São Paulo. Em uma ação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Sebrae Minas, com o apoio da Abióptica, 50 empresários e empreendedores do setor participam gratuitamente de workshops, visitas técnicas e palestras com os temas mais relevantes do setor. “Vivemos uma imersão que abordou temas como moda, economia, tecnologia, visual merchandising, beleza e comportamento, visagismo e coloração pessoal, conserto de óculos, entre outros. Foi uma excelente oportunidade para nós lojistas atualizarmos os conceitos e prática do setor e entender o que cliente do agora, e também do futuro, deseja”, conta o vice-presidente da CDL/BH, Fernando Cardoso, que também é empresário do segmento óptico em Belo Horizonte, onde administra uma rede de lojas. De acordo com o empresário, o evento mostrou um resgate do segmento óptico por marcas nacionais. “Durante muito tempo as marcas internacionais monopolizaram o mercado, agora estamos vivenciado o fortalecimento de empresas e fabricantes locais. Isso tem um efeito muito positivo para os varejistas, especialmente no que se refere a tributação”, avalia. Mercado lucrativo e inovador A capacitação dos empresários e lojistas do segmento óptico é fundamental para os que desejam se destacar e também faturar. Afinal, as expectativas para o mercado apontam que, em 2023, o desempenho seja superior a US $ 182 bilhões. Somente no Brasil, em 2022, o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 22 bilhões, segundo relatório da Ssótica, plataforma de gestão de óticas. “O consumo de óculos é cada vez mais frequente, especialmente por fatores como o envelhecimento da população, contato excessivo com telas e o uso do óculos como acessório de moda. Por isso, há uma grande expectativa de faturamento para este ano. Mas quem deseja garantir a sua fatia do bolo, precisa se atualizar com as ofertas de produtos e estar atento às necessidades dos consumidores”, pontua Fernando Cardoso. Ainda de acordo com o empresário, algumas das novidades apresentadas na feira para o segmento óptico foram personalização de lentes para atender às necessidades individuais de cada cliente, escaneamento facial para melhor adequação das armações e produção em impressora 3D.