Imprensa - 19 de julho de 2017 Perseverar, liderar e inovar Sugestão de Pauta O caminho para a construção de um comércio bem-sucedido, seja de pequeno ou grande porte, não é fácil. Os primeiros dois anos são os mais difíceis. Ao abrir as portas de sua loja, o comerciante depara com grandes desafios. Conquistar clientes é desafiador, mas fidelizá-los é mais ainda. A concorrência é maior a cada dia. A fase de expansão também é complexa, os obstáculos surgem a todo instante. Mas, o comerciante sabe que não deve desistir, pois para alcançar o sucesso é fundamental ter perseverança. Constantes mudanças de mercado obrigam o comércio a se adaptar. Símbolo de inovação, o comerciante busca sempre atender e satisfazer a clientela, cada dia mais exigente. Esse consumidor moderno valoriza itens como qualidade, praticidade e a agilidade na hora das compras. Em apenas um clique ou toque o comerciante pode oferecer tudo isso. Cabe a ele ter a capacidade de inovar para estar em sintonia com as tendências. Ao colocar em prática ações inovadoras, o comércio não poderia alcançar melhor resultado: um relacionamento mais próximo com o cliente. Uma outra característica do comerciante é a liderança. O empresário líder é capaz de atrair seguidores, influenciar comportamentos e de transformar o meio onde atua. Uma cidade, estado ou país pode crescer cresce com a colaboração dos comerciantes, que fazem parte da comunidade e sabem que sua sobrevivência depende do envolvimento com tudo que o cerca. É um profissional de tenacidade que atua de forma dinâmica em prol do desenvolvimento. Confiante, assume seu papel e faz da dificuldade uma oportunidade. É importante ressaltar que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os setores de comércio e serviços são responsáveis pela participação de 66,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte. Na capital, existem em torno de 67 mil empresas dos segmentos na capital, empregando diretamente mais de um milhão de pessoas. Em Minas Gerais, o número de trabalhadores ultrapassa os três milhões, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais 2015 (RAIS). E conforme dados do Ministério do Trabalho, em âmbito nacional, os setores respondem por mais de 35 milhões de postos de trabalho. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que se orgulha de, há 57 anos, fazer parte da história do movimento lojista da capital mineira e de ser parceira da cidade, realiza neste ano a terceira edição da “Medalha 16 de Julho”, homenagem que irá agraciar empresários das nove regionais da capital por sua perseverança, inovação ou liderança durante as comemorações do Dia do Comerciante, celebrado anualmente em 16 de julho. Serão 27 homenageados com a “Medalha 16 de Julho”, escolhidos pelos próprios comerciantes. Esta iniciativa é um reconhecimento que faz juz ao mérito daqueles que são vitrine do desenvolvimento e trabalham, incansavelmente, para receber cada cliente com um sorriso no rosto. Bruno Falci Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) Bruno Falci Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)