Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Pesquisa da CDL/BH aponta que lojistas estão animados com as vendas para o Carnaval

Clipping

Confira as principais notícias desta quarta-feira, 24 de janeiro de 2024.

CDL/BH
Chuva deu trégua e Virada da Liberdade atraiu milhares de pessoasCulturadoria – *** – MG – Online – 01/01/2024Evento na Praça da Liberdade contou com apresentações musicais, cortejos, fogos, projeções e o esperado show de drones Patrícia Cassese | Editora Assistente O tempo ajudou e a chuva deu uma trégua, permitindo às milhares de pessoas que decidiram ver 2024 chegar na Praça da Liberdade, dentro da programação batizada como “Virada da Liberdade”, fossem…
Virada da Liberdade emociona milhares de pessoas com show de drones e programação diversa na Praça da LiberdadeRoraima na Rede – Notícias – RR – Online – 01/01/2024Cerca de 30 mil pessoas celebraram a chegada do Ano Novo com música, artes visuais, dança, afromineiridade e cozinha mineira em Belo Horizonte 01/01/2024 às 10h28 Por: Luiz Valério Fonte: Secom Minas Gerais Secult / Divulgação Em uma noite fresca e sem chuva, cerca de trinta mil pessoas se reuniram no Circuito Liberdade para celebrar a chegada…
Virada da Liberdade emociona milhares de pessoas com show de drones e programação diversa na Praça da LiberdadeJornal de Uberaba – *** – MG – Online – 01/01/2024Cerca de 30 mil pessoas celebraram a chegada do Ano Novo com música, artes visuais, dança, afromineiridade e cozinha mineira em Belo Horizonte 01/01/2024 11h30 Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais Secult / Divulgação Em uma noite fresca e sem chuva, cerca de trinta mil pessoas se reuniram no Circuito Liberdade para celebrar a chegada de 2024…
Virada da Liberdade emociona milhares de pessoas com show de drones e programação diversa na Praça da LiberdadeÔ Mineiro – Notícias – MG – Online – 02/01/2024Via: Ô Mineiro  Data: 2 de janeiro, 2024  Editoria: Minas Cerca de 30 mil pessoas celebraram a chegada do Ano Novo com música, artes visuais, dança, afromineiridade e cozinha mineira em Belo Horizonte Em uma noite fresca e sem chuva, cerca de trinta mil pessoas se reuniram no Circuito Liberdade para celebrar a chegada de 2024 na segunda…
Virada da Liberdade reúne mais de 30 mil pessoas em BHCidade Conecta – BH – Agenda – MG – Online – 02/01/2024Show de drones e programação diversa celebraram a chegada de um novo ano na Praça da Liberdade  Virada da Liberdade (Foto: Leo Bicalho/ Secult)Mais de trinta mil pessoas escolheram o Circuito Liberdade para celebrar a chegada de 2024 na segunda edição da Virada da Liberdade. O evento trouxe inovações tecnológicas e maior infraestrutura para…
Dicas para faturar mais no carnaval de BH – 19h15 – 19h15Band (BH) – Band Minas – MG – 23/01/2024Vinte mil pessoas devem ser cadastradas para vender produtos durante o Carnaval em Belo Horizonte. A sua, uma vendedora há mais de catorze anos, decidiu encarar a fila para fazer o cadastro e ser credenciada pela prefeitura para trabalhar no Carnaval. Ela revela o segredo para atrair clientes: “Primeiro encontro, faço um sorriso apesar dos foliões,…
Economia: Cintia Oliveira fala sobre o Carnaval de BH (Patrocinadores) – 14h52RÁDIO FM O TEMPO 91,7 – F5 – MG – 23/01/2024O carnaval está chegando em Belo Horizonte, e não dura apenas quatro dias, pois temos o pré-carnaval e muitos ensaios, demandando dos lojistas uma animação bem significativa. Os representantes em fevereiro estão bem animados, mas felizmente o setor também está otimista. A CDL fez uma pesquisa junto a duzentos comerciantes de Belo Horizonte, e cinquenta…
Folia de negócios! Pesquisa da…Hoje em Dia – Hoje em Dia – MG – 1 – 24/01/2024Folia de negócios! Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH mostra otimismo dos comerciantes com a alta no faturamento durante o Carnaval: 51% dos empresários e empreendedores acreditam que fevereiro será de boas vendas, por conta da festa.
Hotéis de BH buscam alta de 30% no faturamento da foliaO Tempo – BH – Turismo – MG – 9 – 24/01/2024ME SHIRLEY PACELLI Recepção com chope gelado, café da manhã reforçado, caneca personalizada e kit ressaca são algumas das estratégias dos hotéis e hostels de Belo Horizonte para atrair os milhares de turistas que passarão pela capital durante o Carna vai. O governo de Minas estima que cerca de 5,5 milhões de foliões estarão na cidade, boa parte deles oriunda do interior e de outros Estados.
Receita deve ser 15% maior no CarnavalDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 5 – 24/01/2024BARES E RESTAURANTES Receita deve ser 5% maior no Carna vai IZABELA FERREIRA ALVES O melhor Carnaval de todos os tempos. Esse é o pulso de grande parte dos comerciantes do setor de bares e restaurantes quando o assunto é aumento do faturamento e das vendas durante a festa momesca. Senão a melhor, com certeza, essa será a maior folia da história de Belo Horizonte.
Cidades
“BH em Férias”Diário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 24/01/2024A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza nesta semana mais uma edição do programa “BH em Férias”, voltado para famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social da Capital. Até a próxima sexta-feira (26), serão disponibilizados 84 ônibus e micro-ônibus partindo de todos os territórios regionais da cidade, com o objetivo de viabilizar o acesso das famílias a espaços da cidade, como o Zoológico, parques, cinemas e museus.
Chuva causa quedas de árvores, alagamentos e bloqueio de viasO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 22 – 24/01/2024 – Gabriel RodriguesEstragos. Precipitações foram extremamente fortes, durante uma hora, em quase todas as regiões de BH Em Frente à Barragem Santa Lúcia, mais de dez carros foram arrastados pela água HE JULIANA SIQUEIRA GABRIEL RODRIGUES VITOR FÓRNEAS O temporal que atingiu Belo Horizonte na noite de ontem causou, rapidamente , alagamentos, quedas de árvores e desmoronamentos e deixou pelo menos 16 pessoas ilhadas.
Ciclovia gera novo embate entre a prefeitura e a CMBHEstado de Minas – Política – MG – Capa,3,4 – 24/01/2024 – Leandro CouriCÂMARA CICLOVIA É ARENA DE NOVO EMBATE PÁGINAS 3 4 CICLOVIA GERA NOVO EMBATE ENTRE A PREFEITURA E A CMBH Presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo recorre ao Tribunal de Contas para suspender obra na Avenida Afonso Pena que integra a revitalização do Centro BERNARDO ESTILLAC O ano na Câmara Municipal de Belo Horizonte nem sequer começou, mas as rusgas entre o comando da Casa e a prefeitura da capital mineira continuam, a despeito do recesso parlamentar.
Drones com superzoom reforçam a PM na foliaHoje em Dia – Hoje em Dia – MG – 1 – 24/01/2024MAURÍCIO VIEIRA FERE DRONES COM SUPERZOOM BLA REFORÇAM À PM NA FOLIA Equipamentos serão usados nas ações de segurança durante o Carna vai em BH. Modernos, os dispositivos são avaliados em R$ 60 mil cada e têm autonomia para voar por 44 minutos, subindo até b: 120 metros de altura. 
Economia – Política
‘Meta é ter 10 mil franqueados em cinco anos’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B9 – 24/01/2024 – Sonia RacyFoi ainda menino, aos 12 anos, que ele começou a sair de bicicleta pelas ruas de Lins, no interior paulista, vendendo coxinhas feitas pela mãe. Com o dinheiro, pagou um curso de computação – que lhe valeu o primeiro emprego, aos 15 anos. E, aos 23, já havia fundado uma escola de computação.
‘Não haverá aporte do Tesouro no BNDES’, diz diretorValor Econômico – Brasil – SP – Capa,A4 – 24/01/2024 – Paula MartiniTesouro não fará aporte no BNDES para política industrial Francisco Góes, Paula Martini e Rafael Rosas Do Rio Os desembolsos previstos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na nova política industrial do governo, lançada na segunda-feira, estão dentro da programação orçamentária da instituição para os próximos anos, Segundo José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do banco, “não haverá aporte do Tesouro diretamente no BNDES [para suportar a política industrial)”.
A desoneraçãoHoje em Dia – Horizontes – MG – 10 – 24/01/2024A DESONERAÇÃO No Brasil, as decisões são extremamente penosas, mais do que em outros países MANOEL HYGINO  julgar pelas declarações do presidente do Congresso Nacional e do ministro da Fazenda Haddar, falta muito para que Executivo e Legislativo cheguem a um consenso sobre a Medida da folha de pagamento de 17 de setores da economia.
A esperança de Javier MileiFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A2 – 24/01/2024Deirdre McCloskey Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago. Escreve às quartas Você deveria ouvir o incrível discurso que Javier Milei fez recentemente no Fórum Econômico Mundial em Davos, a reunião anual dos grandes e bons em um recanto nevado da Suíça, onde nossos senhores discutem o que vão fazer conosco a seguir.
A quem não importa perder renda e investimento?O Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A6 – 24/01/2024Existe uma profunda transformação no mapa do consumo do mundo por conta do avanço do que pode ser caracterizado como “metaglobalização”, processo que envolve um nível sem precedentes de interconexão entre produtores, distribuidores, revendedores e os omni consumidores. Essa transformação está baseada no crescimento dos canais digitais de venda e distribuição de produtos e serviços entre países em escala global através do avanço do cross border.
Acabou a lua de mel?O Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 24/01/2024 – AgendaVERA MAGALHÃES Lula precisará reconstruir relação com o Congresso páginas Acabou a lua de mel? O entre o governo Lula e o Congresso nunca foi convencional. Interesses mútuos ditaram uma lua de mel pragmática, sem amor, que durou da PEC da Transição à reforma tributária. Agora, a relação entrará numa nova fase na volta do recesso, e, por ora, os sinais são de crise.
Ao aceitar corte de gastos, Haddad revela sensatezO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 24/01/2024AO ACEITAR CORTE DE GASTOS, HADDAD REVELA SENSATEZ páginas Ao aceitar corte de gastos, Haddad revela sensatez Para cumprir meta fiscal e aumentar credibilidade, ministro deveria adotar plano de contenção de despesas LÁ conhecida a resistência do PT a cortar gastos para equilibrar as contas públicas. A ideia de que “gasto é vida” e a dívida pública apenas uma distração infelizmente continua a ter adeptos com gabinetes na Esplanada dos Ministérios ou acesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Auxílio para pôr fim a conflito virá do PlanaltoCorreio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 24/01/2024 – Isabel DouradoEm entrevista, presidente Lula garante ajuda à Bahia na busca de uma solução para os pataxós, cuja líder foi assassinada por proprietários rurais depois da invasão de fazenda reivindicada pelos nativos > ALINE GOUVEIA > ISABEL DOURADOS presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, ontem, em uma entrevista a uma rádio da Bahia, ajuda federal ao governo do estado para a busca de uma solução que evite a piora do confronto entre os proprietários rurais e a comunidade da emia Pataxó Hã Hã Hãe – que reivindica a posse de uma fazenda, na região de Potiraguá, e a invadiu no último sábado.
Avaliação positiva do governo Lula é de 42%, diz pesquisaEstado de Minas – Política – MG – 5 – 24/01/2024 – AFPAvaliação POSITIVA DO GOVERNO LULA É DE 42%, DIZ PESQUISA Levantamento do Instituto MDA indica também que o petista completou o primeiro ano do seu terceiro mandato com 27,9% de avaliação negativa VINÍCIUS PRATES Após um ano de mandato, a avaliação positiva do governo Lula (PT) é de 42,7%, segundo nova pesquisa do Instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada ontem.
Avanço civilizatórioFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 24/01/2024Acerca do uso de câmeras corporais nas polícias. Avanço civilizatório Presente em ao menos 25 países, uso de câmera corporal nas polícias precisa ser ampliado no Brasil Políticas públicas devem ser baseadas em evidências, sejam domésticas ou de experiências de terceiros. Nesse sentido, o Brasil pode aprender com ao menos 25 países, conforme reportagem da Folha, a respeito do uso de câmeras corporais nas polícias.
Caixa aprova loteamento de cargos para centrãoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A16 – 24/01/2024 – Julia ChaibConselho de administração do banco discute nomes de sete novos vice-presidentes, indicados por partidos políticos Julia Chaib Brasília O conselho de administração da Caixa Econômica Federal analisou nesta terça-feira (23) o nome de sete novos vice-presidentes do banco, indicados por partidos políticos. A divisão de cargos foi negociada entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Clubes do interior fazem suas apostasO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 28 – 24/01/202428 10 TEMPO Belo Horizonte QUARTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2024 O’TEMPO SPORTS oe (clubes do interior fazem suas apostas grandes de BH sempre favoritos, jogos como os de hoje são decisivos  Três jogos hoje à noite movimentam os times do interior de Minas Gerais na rodada de abertura do Campeonato Mineiro.
Com juro em queda, mercado aposta em retomada de IPOsFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A20 – 24/01/2024Após uma seca de dois anos e meio, a expectativa do mercado é que as aberturas de capital (IPOs, na sigla em inglês) voltem a ocorrer na Bolsa brasileira neste ano.
Consórcio enfatiza segurançaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,4 – 24/01/2024 – Aline BritoSegurança pública e combate à fome unem estados do Centro-Oeste Consórcio enfatiza segurança Ao assumir presidência de fórum de governadores, Caiado propõe compartilhar experiência s que deram resultado em Goiás > ALINE BRITO o assumir a presidência O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou que pretende compartilhar com as demais unidades da Federação que compõem o colegiado e com o governo federal, as iniciativas que adotou no estado para a segurança pública.
Conta de energia vai subir acima da inflação este anoEstado de Minas – Economia – MG – Capa,9 – 24/01/2024A conta de luz dos brasileiros deve ficar mais cara, com aumento médio de 5% em 2024, de acordo com projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgada ontem.
Corrida por influência na reforma tributária precisa ser qualificadaCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 24/01/2024> RODRIGO SPADA Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo , presidente da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp) como passamos mais de 30 anos debatendo uma proposta de reforma do sistema tributário brasileiro, a promulgação da PEC 45/2019, no fim de 2023, foi objeto de merecidas celebrações.
Corte de emendas deve ser revistoDiário do Comércio – MG – Política – MG – 7 – 24/01/2024 – FolhapressMARCOS CORRÊA / PR Brasília – O governo Lula (PT) prometeu a parlamentares que vai apresentar ainda em fevereiro um plano para reverter o corte no orçamento de R$ 5, é bilhões aplicado sobre as chamadas emendas de comissão. O objetivo do Palácio do Planalto é tentar evitar uma nova crise com o Congresso Nacional na volta dos trabalhos legislativos. Na última, Lula sancionou o Orçamento de 2024 com o veto bilionário sobre as emendas parlamentares, que são o principal mecanismo pelo qual deputados e senadores destinam recursos para os seus redutos eleitorais.
Corte de emendas intensifica embate contínuo por controle do OrçamentoO Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A7,A8 – 24/01/2024 – Daniel WetermanPoderes ATea Corte de emenda acirra embate por Orçamento entre Lula e Congresso Parlamentares discutem novo modo de pagamento veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a R$ 5, é bilhões em emendas parlamentares deixou clara a disputa entre Executivo e Legislativo pelo controle do Orçamento federal. O corte de um terço das emendas de comissão (originalmente de R$ 1,7 bilhões), na segunda-feira, representa cerca de 10% do total de transferênR$ 53 bilhões É o montante total previsto no Orçamento da União para emendas parlamentares cias previstas para parlamentares no ano (R$3 bilhões).
Corte de emissões por empresas fica no papelO Estado de S. Paulo – A Fundo – SP – Capa,C6,C7 – 24/01/2024 – WashingtonQuando a gigante dos seguros AIG agitou o setor em 2022 com um plano audacioso de parar de subscrever apólices para alguns dos projetos de combustíveis fósseis mais poluentes, ambientalistas e legisladores elogiaram a empresa. Agora, eles estão perdendo a paciência com a companhia. Como tantas outras grandes empresas que se comprometem a ajudar o mundo a evitar uma catástrofe
Crise imobiliária chinesa deve se agravar maisValor Econômico – Internacional – SP – A15 – 24/01/2024 – Dow Jones NewswiresRebecca Feng e Cao Li Dow Jones Newswires A crise imobiliária na China pesa sobre a economia, já causou demissões em grande escala e levou empresas multibilionárias à beira do colapso. Só que muitos economistas acreditam que ainda vai ficar pior. As vendas de novas moradias no pais caíram 6% no ano passado, retornando a um patamar não visto desde 2013, segundo a Agência de Estatísticas da China.
Cruzeiro começa a colher novos frutosO Tempo – BH – SPORTS – MG – 27 – 24/01/2024O TEMPO SPORTS Formação. A estrelada promoveu mudanças na base, a vaga na final da Copa SP demonstra êxito no trabalho EB FREDERICO TEIXEIRA Campeão do Mineiro e da Copa do Brasil sub-20 no ano passado e agora garantido na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, diante do Corinthians. O Cruzeiro decidirá o título amanhã, às 15h30, na Neo Química Arena, quando buscará o bicampeonato da competição.
De novo, a Nova IndústriaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,A16 – 24/01/2024 – Marcos de VasconcellosBernardo Guimarães Nova indústria, velhos subsídios O sucesso das políticas de subsídios depende da escolha dos beneficiários. As do governo foram traçadas com participação dos caciques da indústria e sindicatos. Os favores aos mesmos setores vêm com forte retórica nacionalista. A ideia parece ser errar tudo exatamente igual. mercado Al6 De novo, a Nova Indústria Não há motivo para esperar melhoras no investimento e na produtividade Bernardo Guimarães Doutor em economia por Yale, foi professor da London School of Economics (2004-2010) e é professor titular da FGV EESP Estima-se que existam cerca de 5.000 tigres livres nas florestas da Ásia e um número maior que esse de tigres em cativeiro (talvez 8.000, há muitas estimativas distintas).
Defesa de limites para o conteúdo localO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1,B2 – 24/01/2024 – MARIANA CARNEIROE&N Política industrial 81 Assessor de Haddad defende limites e metas a conteúdo local na indústria Para Rafael Dubeux, mecanismo da nova política precisa seguir metas e focar competitividade, não proteção. Defesa de limites para o conteúdo local Rafael Dubeux, assessor especial do ministro da Fazenda, diz que mecanismo incluído em nova política industrial precisa seguir metas e focar competitividade, e não proteção BIANCA LIMA BRASÍLIA Assessor especial do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e coordenador da agenda verde dentro da equipe econômica, Rafael Dubeux disse ao Estadão que a nova política industrial do governo é “parte central” do Plano de Transformação Ecológica, mas ponderou que é necessário ter cautela na exigência do chamado conteúdo local (fornecedores nacionais) para que não se crie algo “descalibrado”.
Dengue e chikungunya disparam e Minas aciona emergênciaEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,32,33 – 24/01/2024 – AFPFOTOS: MARCOS VIEIRA / EM / DA PRESS EMERGÊNCIA CONTRA A DENGUE EM MINAS Tendência de 2º ano seguido de epidemia põe saúde em alerta NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, ÁRVORE DESABOU SOBRE FIAÇÃO E CAR A escalada de casos de dengue em Minas, que investiga 16 mortes em decorrência da doença e já confirmou um caso fatal, levará o estado a decretar emergência em saúde. A medida visa facilitar ações de enfrentamento à virose e ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, diante de um provável e inédito segundo ano consecutivo de epidemia.
Denúncias de misoginia online aumentam 30 vezes em 5 anosFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – Capa,B2 – 24/01/2024Casos de misoginia na internet sobem em 5 anos no país Cotidiano B2 Denúncias de misoginia online aumentam 30 vezes em 5 anos Segundo SaferNet, registros saltaram de 961, em 2017, para 28, é mil, em 2022 Caio Reis são pauLo Denúncias de misoginia na internet cresceram quase 30 vezes em cinco anos no Brasil. Os dados são da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da SaferNet, organização de defesa e promoção dos direitos humanos na internet, e foram compilados pelo ObservaDOR (Observatório Nacional de Direitos Humanos), criado em setembro de 2023.
Do agro para a indústriaCorreio Braziliense – Cidades – DF – 16 – 24/01/2024Se o governo Bolsonaro andava de braços dados com o agro, o governo Lula sinaliza que estará com a indústria ao anunciar um superprograma de apoio ao setor. E, em meio à polêmica sobre os investimentos do BNDES, o presidente da CNI veio ontem expressar a defesa da proposta do governo federal. “Temos o maior orgulho do nosso agro. Felizmente, estamos tendo a oportunidade desse governo ter a consciência da importância do desenvolvimento industrial”, afirmou Alban.
Eldorado reacende debate sobre compra de terra por estrangeiroFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A17 – 24/01/2024 – Alex SabinoAo solicitar a anulação da compra da Eldorado Celulose pela Paper Excellence, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reacendeu a discussão sobre a flexibilização (ou não) da compra de terras no Brasil por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras.
Em clima tenso, Brasil elabora proposta a paraguaiosValor Econômico – Empresas – SP – B2 – 24/01/2024 – Renan TruffiO presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia que estudem dados apresentados na semana passada pela comitiva do presidente do Paraguai, Santiago Peña, a fim de formular a posição brasileira na
Ex-Fed são ‘inocentados’ em caso de conflito de interesse em investimentosValor Econômico – Finanças – SP – C6 – 24/01/2024 – Claire JonesGovernança Relatório de supervisor aponta que operações financeiras particulares de autoridades não foram ilegais apesar de inicialmente parecerem questionáveis Ex-Fed são “inocentados em caso de conflito de interesse em investimentos Claire Jones Financial Timês, de Washington Operações feitas nos mercados financeiros por dois ex-funcionários de alto escalão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) criaram uma “aparência de conflito de interesse” com seus deveres como autoridades monetárias, mas eles foram inocentados de qualquer atividade ilegal, segundo um relatório do órgão responsável por fiscalizar o banco central dos Estados Unidos.
Federalismo em frangalhos IO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 8 – 24/01/2024Federalismo em frangalhos 1 A recomendação mais atualizada é que cada cidadão escolha o seu senador e seu deputado federal de estimação e lhes peça recursos orçamentários para o dia a dia. Parece que é assim que o Brasil vai funcionar nos próximos anos. Será por meio de emendas parlamentares e de procedimentos parecidos com o Orçamento secreto que os recursos orçamentários serão aportados ou despejados, como se quiser.
Gestão em Iturama Justiça condena ex-deputado Aelton Freitas por desvio de verba públicaO Tempo – BH – Política – MG – 2 – 24/01/2024O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o ex-deputado federal Aelton Freitas (PL) por desvio de dinheiro público quando ele era prefeito de Iturama, no Triângulo Mineiro. Procurado, o ex-parlamentar afirmou que não foi notificado, mas que vai recorrer em segunda instância. Aelton foi eleito prefeito de Iturama em 1992, mas os crimes imputados a ele aconteceram em 1991.
Governo confirma isenção do IR para quem ganha 2 mínimosEstado de Minas – Economia – MG – 8 – 24/01/2024MORDIDA DO LEÃO GOVERNO CONFIRMA ISENÇÃO DO IR PARA QUEM GANHA 2 MINIMOS Em entrevista a uma rádio, presidente Lula reafirmou o ajuste para corrigir a tabela do tributo para evitar que contribuinte que recebe R$ 2.824 tenha imposto a pagar FRANCISCO ARTHUR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, ontem, o reajuste da isenção do Imposto de Renda deste ano para quem ganha até dois salários mínimos (RS 2.824).
Grande BH perderá…O Tempo – BH – O TEMPO – MG – 3 – 24/01/2024Grande BH perderá meio bilhão com novo ICMS da Educação Prefeitos da RMBH vão reunir hoje para discutir próximos passos EE DA REDAÇÃO Vinte e uma das 34 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte devem perder, juntas, aproximadamente R$ 441,8 milhões por ano com o novo ICMS da Educação. De acordo com levantamento realizado por prefeituras, Belo Horizonte, Contagem e Betim serão os municípios que mais perderão dinheiro com a mudança dos critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada no Estado.
Importação de leite com recordes históricos teve grande impacto no setorDiário do Comércio – MG – AGRONEGÓCIOS – MG – 8 – 24/01/2024 A queda da rentabilidade do setor de produção de leite marcou o ano de 2023. Segundo o Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (ClLeite), pequenos produtores de diversos estados chegaram a receber menos de R$ 1,80 por litro de leite, o que, segundo o pesquisador da Embrapa, Glauco Carvalho, é um valor insuficiente para remunerar a atividade.
Incertezas sobre economia chinesa devem ser acompanhadas de pertoO Globo – Opinião – RJ – 2 – 24/01/2024Incertezas sobre economia chinesa devem ser acompanhadas de perto Crescimento desacelera, crise imobiliária persiste, população envelhece, e risco de deflação é real governo chinês enviou ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, o primeiro-ministro Li Qiang, segundo na hierarquia do Partido Comunista Chinês. Desde 2017, quando Xi Jinping participou do encontro, nenhuma autoridade tão graduada tinha ido a Davos.
Lewandowski deve trocar secretário de Justiça, mas manterá parte da equipeFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A8 – 24/01/2024 – RAQUEL LOPESO primeiro jantar de Flávio Dino e seu sucessor no Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski, teve clima ameno e conversas sobre temas relativos à pasta, como o decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no Rio de Janeiro. O encontro ocorreu na noite desta segunda (22).
Medindo forçasO Globo – Política – RJ – Capa,4 – 24/01/2024 – Alice CravoCorte de emendas acirra atritos entre Lula e o Congresso Ante um segundo ano com perspectiva de conflitos, presidente afirma que embates são mais comuns porque, sob Bolsonaro, o Congresso “governava” o país. MEDINDO FORÇAS Lula reclama de ingerência e reabre tensão com o Congresso, onde estão pautas caras ao Planalto ALICE CRAVO, BRUNO GÕES, CAMILA TURTELLI, RENAN MONTEIRO E SÉRGIO ROXO podsicadoghabo, com.br BRASÍLIA A dias do fim do recesso parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou esticar acordada relação com o Legislativo ao afirmar que, até o ano passado, era o Congresso que governava (6) país, numa referência ao controle do Orçamento, A declaração, dada ontem, ocorreu no mesmo dia em que o governo oficializou o corte de R$ 5.
Milei enfrenta greve geral com país em crise econômicaO Globo – O GLOBO – RJ – 22 – 24/01/2024Paralisação foi convocada pela CGT, ligada ao peronismo; negociações sobre reforma estão travadas no Congresso JANAÍNA FIGUEIREDO pnainia figueiredo Baglabo com.br BUENOS ARES Cy um índice de popularidade ainda alto segundo a maioria das pesquisas que circularam nas últimas semanas – entre 52% e 61% -o presidente da Argentina, Javier Milei, enfrentará hoje a primeira greve geral convocada pela principal união sindical do país, a Central Geral de Trabalhadores (CGT), que rechaça tanto as medidas incluídas no Decreto de Necessidade e Urgência (o DNU), assinado pelo chefe de Estado em dezembro, como as reformas previstas na chamada Lei Ônibus, em discussão no Congresso.
Minas e Alagoas são desafios de Lula em ano eleitoralO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 4 – 24/01/2024Palanque. Presidente promete visitas, mas esbarra em divergências com governadores e rivalidades locais Estratégia petista é não desagradar ao cacique alagoano Arthur Lira O TEMPO BRASÍLIA R$ E Eco o =0m HE MANUEL MARÇAL No primeiro ano do seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou de visitar sete Estados brasileiros, sendo que a maioria deles está associada a governadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Minas em emergênciaHoje em Dia – Horizontes – MG – Capa,9 – 24/01/2024MOSQUITO IMPÕE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MINAS Só neste mês já são duas mortes, 11,4 mil casos de dengue e 3 mil de chikungunya no Estado, que tem 70% das 853 cidades com registros. Secretaria de Saúde diz que pico de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ainda virá até março. HORIZONTES – P.9 MINAS EM EMERGÊNCIA CASOS DE DENGUE E CHIKUNGUNVA DISPARAM, MAS PICO DAS DOENÇAS AINDA ESTÁ A disparada de casos e as duas mortes provocadas por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti vão levar Minas a decretar situação de emergência.
Minas vai decretar emergência de saúde por dengueO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 22 – 24/01/2024 – FolhapressE RAÍSSA OLIVEIRA Com o pico de casos de dengue, chikungunya e zika esperado em 2024, Minas Gerais decretará emergência de saúde em decorrência das arboviroses ainda nesta semana. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), Fábio Baccheretti, ontem. Até o momento, o Estado confirmou uma morte por dengue e aumento de 583% nos casos nos primeiros 15 dias deste ano – 11.490 – em comparação com o mesmo período de 2023.
Morte de PMEstado de Minas – Política – MG – 2 – 24/01/2024A morte do sargento Roger da Polícia Militar deve se tornar prioridade da agenda da direita quando as casas legislativas reúnam suas atividades. Apesar das inúmeras declarações provenientes de parlamentares vinculados à segurança pública, O assasinato ocorreu durante o recesso parlamentar, resultando na ausência de apresentação de novos projetos, além daqueles já discutidos no Senado, que visam pôr fim às liberações temporárias de detentos.
Nivelado por cimaCorreio Braziliense – ESPORTES – DF – 19 – 24/01/2024 – Danilo QueirozPAULO MARTINS” stado com maior número de municípios no território brasileiro, Minas Gerais dá início, hoje, à 1102 edição do campeonato estadual, nela, apenas 10 das 853 cidades da região serão representadas pelos 12 clubes da elite local. Embora não seja tão abrangente quanto às cidades da região , a disputa reúne equipes tradicionais nos cenários regional e nacional e é uma festa importante da cultura mineira.
Nova vitória na mãoO Globo – Mundo – RJ – Capa,20 – 24/01/2024 – Amanda ScatoliniTrump obtêm segunda vitória em primárias e consolida candidatura O ex-presidente, agora apenas com Nikki Hallley como adversária nas primárias republicanas, venceu em New Hampshire e redobrou seu favoritismo no partido. 
O caso Marielle na política mineiraEstado de Minas – Política – MG – 2 – 24/01/2024São 2.141 dias e uma possível resposta. Depois de seis anos, a Polícia Federal pode ter fornecido a tão aguardada solução à pergunta que e com na política brasileira: Quem mandou matar Marielle Franco? E por quê? A revelação foi feita pelo The Intercept Brasil. Em delação premiada, Ronnie Lessa, o ex- policial militar acusado de matar a vereadora e o motorista Anderson Gomes, apontou o ex-deputado Domingos Brazão como um dos mandantes do atentado, informação que repercutiu nas redes sociais e na política mineira.
O plano Lula 3 para a indústriaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A14 – 24/01/2024 – Vinicius Torres FreireCrítica foi precipitada e estereotipada; há defeitos velhos e novidades interessantes Vinicius Torres Freire Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA) O plano de reindustrialização de Lula 3 não é tudo isso que dele estão dizendo. Em particular, não é tudo isso de ruim, segundo a opinião mais comum do economista-padrão, “mainstream”, As reações ao anúncio do “Nova Indústria Brasil” (NIB) foram estereotipadas.
Os efeitos da IA no mundo empresarialEstado de Minas – Opinião – MG – 11 – 24/01/2024 – HorizontesOs efeitos da IA no mundo empresarial ALÉM DE REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS, A AUTOMAÇÃO IMPULSIONADA PELA IA PODE panorama tecnológico para 2024 projeta um cenário marcado pela ampla integração da inteligência artificial (IA) nas operações empresariais. Contudo, a verdadeira revolução não está apenas na adoção da IA, mas também na forma como ela será habilmente traduzida para soluções práticas e transformadoras ao longo do próximo ano.
Polícia CivilO Tempo – BH – O TEMPO – MG – 8 – 24/01/2024Uma perita da Polícia Civil é parte numa ação movida contra o Estado de Minas Gerais por perseguição e assédio moral, devidamente aprovados e aguardando o andamento de procedimentos administrativos e judiciais. Afastada de seu trabalho, aposentada proporcionalmente em razão de lhe atribuírem problemas de saúde que ela definitivamente não tem, essa perita comentou ontem em sua rede social o absurdo de que foi vítima a delegada Monah Zein, que, durante 36 horas, lutou para que não tivesse o seu apartamento invadido por policiais sem mandado judicial e sem ocorrência de crime que suportam sua prisão em flagrante.
Política da indústriaFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 24/01/2024Sobre o plano de incentivo lançado pelo governo Lula. Política da indústria Riscos como crédito ineficiente, pressão sobre o BC e favorecimento não serão sanados com patriotada Para fazer jus ao nome, o plano Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deveria ser precedido por uma avaliação transparente e fundamentada dos custos e resultados de iniciativas anteriores do tipo -em especial na gestão da correligionária Dilma Rousseff, que terminou em colapso econômico.
Prefeituras podem procurar a JustiçaDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 24/01/2024Municípios tentam reverter perdas de ICMS na Educação Diante da estimativa de perdas com novos critérios de distribuição de ICMS para a Educação, que ignoram o número de alunos matriculados, os municípios mineiros mais populosos se mobilizam para reverter o prejuízo. Com redução prevista de até R$ 77 milhões na arrecadação, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), recorreu ao MPMG para debater a constitucionalidade da legislação.
Presidente avisa que vai travar duelo com Bolsonaro em SPO Globo – Política – RJ – 10 – 24/01/2024 – Alice CravoPrefeito, que concorrerá contra Guilherme Boulos, rebate: cidade não é ringue RENAN MONTEIRO E ALICE CRAVO pobticadagisbo. com.br BRASÍLIA AS mesmo do início da companha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a nacionalizar a disputa pela prefeitura de São Paulo , maior cidade do país. Em entrevista concedida ontem, o petista, que apoiará o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), afirmou que o embate se dará entre ele próprio e “a figura”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo partido integra a aliança que vai tentar reeleger o atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB.
Projeção dá vitória para Trump na segunda préviaEstado de Minas – Internacional – MG – 12 – 24/01/2024 – AFPPROJEÇÃO DÁ VITÓRIA PARA TRUMP NA SEGUNDA PRÉVIA Republicano deve conquistar novo a vai à indicação do partido para a Casa Branca e, depois da desistência de Ron DeSantis, verá chance contra Nikki Hallley aumentar RODRIGO CRAVEIRO Depois de Ron DeSantis, governador da Flórida, abandonar de forma inesperada a disputa pela nomeação do Partido Republicano para a corrida à Casa Branca, as primárias de ontem em New Hampshire ganharam em suspense.
Projeto prevê pena maior para estelionato contra mulheresCorreio Braziliense – Cidades – DF – 14 – 24/01/2024Em análise na Câmara dos Deputados, projeto de lei aumenta de um terço ao dobro a pena do crime de estelionato se for praticado contra mulher, “por razões da condição do sexo feminino”. À proposta, de autoria do deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), inserem a medida no Código Penal, que hoje estabelece pena de reclusão de um a cinco anos e multa para o crime,…
PSDB pode convidar Fuad…O Tempo – BH – O TEMPO – MG – 4 – 24/01/2024 – EntrevistaPSDB pode convidar Fuad para ser candidato do partido à PBH REPRODUÇÃO ACANAS Paulo Abi-Ackel não descarta também aliança com Pacheco no pleito de 2026 EE CLARISSE SOUZA Longe de ser unanimidade dentro do PSD, a candidatura à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, pode encontrar viabilidade dentro do PSDB, que não descarta formalizar um convite de filiação ao atual chefe do Executivo da capital.
Setor em Minas cresceu acima da médiaDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 11 – 24/01/2024Entre janeiro e novembro a atividade apresentou um incremento de 1é,5% no Estado, O setor de turismo em Minas Gerais cresceu 1é,5% nos 11 primeiros meses do ano passado na comparação com o mesmo intervalo de 2022. O desempenho ficou acima da média nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “À conjuntura econômica favorável, aliada à demanda reprimida pela pandemia, impulsionou o crescimento do volume de atividade turística em Minas” O bom desempenho do volume de atividade turística é um fenômeno que impacta positivamente as economias locais e nacionais.
Supremo dos EUA permite que governo corte arame na fronteiraFolha de S. Paulo – Mundo – SP – A11 – 24/01/2024 – AFPWASHINGTON AFP À Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu em favor do governo Joe Biden nesta segunda-feira (22) ao permitir o corte ou a retirada do arame farpado instalado pelo Texas na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes. A autorização é mais um capítulo da tensão entre o estado, governado pelo republicano Greg Abbott, e o governo federal.
Transações via Pix têm alta de 738% nas últimas semanas do ano passadoDiário do Comércio – MG – Finanças – MG – 13 – 24/01/2024PAGAMENTO Transações via Pix têm alta de /38% nas últimas semanas do ano passado As vendas no varejo tiveram um aumento de 738% nas transações via Pix nas últimas semanas de 2023 na comparação ao mesmo período de 2022, segundo dados do Giro Varejo, relatório que analisa a movimentação do comércio durante as principais datas comemorativas do ano. O levantamento é elaborado pela Linx, empresa do grupo Stonelo e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com o Instituto Propague, que é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no País.
 O ex-presidente é entrevistado em local de votação em Londonderry, nas primárias republicanas; margem da vitória pode confirmar candidatura do empresário à Casa Branca Mundo all Trump consegue 2º vitória seguida e leva New Hampshire Estado era esperança de Nikki Hallley, última rival nas primárias republicanas Fernanda Perrin WASHINGTON Confirmando expectativas e frustrando esperanças, o último bastião que poderia colocar em dúvida a caminhada de Donald Trump nas primárias republicanas acaba de cair.
Veto de Lula mira emendas do centrão, e governo tenta evitar crise com CongressoFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A4,A6 – 24/01/2024 – Victoria AzevedoVeto de Lula atinge emendas do centrão; governo teme crise Ministérios afetados por corte de R$ 5, é bi estão nas mãos de partidos do bloco; gestão petista promete recompor verba O veto do presidente Lula (PT) a R$ 5, é bilhões em emendas parlamentares no Orçamento de 2024 atinge cinco ministérios sob comando de siglas do centrão. Para evitar nova crise com o Congresso após o corte bilionário, o governo petista começou a agir.
Turismo
Ministra anuncia abertura de 118 salas de cinemaJornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora – Dois + – MG – 11 – 24/01/2024 – Da Redaçãoistra anuncia abertura de 118 salas de cinema Margareth Menezes ainda avalia seu primeiro ano à frente do MinC Cecília Itaboray repórter No último ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes fez a estreia do Fórum de Tiradentes: uma medida que visava indicar diretrizes e caminhos para o audiovisual brasileiro em um momento de retomada do Ministério da Cultura (MinC). Profissionais do setor de todo país se reuniram para elaborar um documento que foi entregue à pasta ainda em 2023.
Organize seu roteiro de carnavalEstado de Minas – Gerais – MG – 34 – 24/01/2024A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) lançou ontem uma ferramenta para o folião favoritar seus blocos de rua preferidos e criar uma programação personalizada para o carnaval deste ano. O conteúdo criado pode ser compartilhada por meio de aplicativos de mensagens. A funcionalidade está disponível no Portal Belo Horizonte, no site portalbelohorizonte.com.br/carna vai.
Tradição e diversidadeEstado de Minas – Turismo – MG – 22,23,24,25,26 – 24/01/2024 – Carlos AltmanAs marchinhas estarão de volta no sobe e desce das ladeiras históricas de Minas Gerais. Se no passado cidades como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e Bonfim atraíam multidões de turistas, com o renascimento do carnaval em Belo Horizonte desde a década passada, a festa de Momo nessas cidades foi esvaziada.
Viagem marcada para o carnavalCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 24/01/2024 – RoteiroTURISMO / Rio de Janeiro, Salvador e cidades de Minas Gerais estão entre os destinos preferidos para brasilienses que querem curtir a folia fora do DF. Agentes também apontam outros países como opções buscadas por clientes Viagem marcada para O carnaval vai >
Imagem Freepik