Imprensa - 12 de novembro de 2018 Pesquisa da CDL/BH revela intenção de compras dos consumidores na BLACK FRIDAY 2018 Sugestão de Pauta Os belo-horizontinos estão cada vez mais atentos aos preços baixos e às promoções realizadas na Black Friday e pretendem aproveitar esse momento para adquirir produtos com desconto. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 48,3% dos consumidores estão aguardando o dia 23 de novembro para ir às compras. “A cada ano o evento se consolida mais entre os consumidores como uma boa oportunidade para as compras. As pessoas estão mais confiantes que encontrarão produtos com valores menores e condições vantajosas. Por isso, uma parcela relevante deverá aproveitar as promoções do dia 23 de novembro”, comenta o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Entre os consumidores que irão comprar na Black Friday, a maioria (60,5%) espera descontos entre 41% e 60% nos produtos. Em média, os entrevistados estão aguardando redução nos preços de até 48,8%. Os moradores das Regionais Noroeste (90,2%), Pampulha (78,3%) e Centro-Sul (72,7%) são os que estão mais dispostos a comprar na Black Friday. Já 51,7% dos entrevistados responderam que não irão aderir à Black Friday. Os principais motivos citados para não consumir foram: não acredita que é vantajoso (58,7%); falta de dinheiro (25%); não tem tempo para acompanhar (6%); não precisa de nenhum produto no momento (5,5%); não sabe como funciona (3,6%) e está desempregado (1,2%). “Muita gente não vê vantagens nos descontos oferecidos ou estão cortando os gastos. Parte dos consumidores ainda está cautelosa para consumir”, esclarece Silva. Os eletrodomésticos e eletrônicos são os itens mais desejados Os setores de eletrodomésticos e eletrônicos serão os mais procurados pelos consumidores (31,2%) segundo a pesquisa. As roupas aparecem em seguida com 14,6%, e após vêm os calçados (11,8%). Os demais produtos apresentam os seguintes percentuais: outros, que inclui material esportivo, bebidas alcoólicas, móveis, joias e bijuterias, chocolates e pacote de viagens/passagens (11,2%); cama, mesa e banho (7,8%); cosméticos/perfumes (7,4%); utensílios domésticos/itens de decoração (7,4%); acessórios (bolsas, mochilas, cintos, carteiras) (4,9%) e jogos eletrônicos (3,7%). Tíquete médio ultrapassa os R$ 500 Com a expectativa de grandes descontos e boas promoções, os belo-horizontinos planejam gastar, em média, R$ 555,20 com cada item. Este valor mais alto é explicado pelos itens que serão adquiridos. “Parte da população espera a data para comprar produtos de maior valor como os televisores, geladeiras, celulares, tablets, vídeo games, entre outros. Esses itens costumam ter um percentual significativo de descontos na Black Friday”, comenta o vice-presidente da CDL/BH. Lojas online serão as preferidas durante a Black Friday Durante a Black Friday, a maioria dos consumidores (71%) pretende realizar suas compras pela internet. Os que irão adquirir produtos em lojas físicas correspondem a 27,6% e 1,4% irão utilizar as redes sociais. “O evento teve origem no e-commerce e é mais forte no comércio online. Isso explica o maior percentual de pessoas que irão buscar os sites de vendas para aproveitar as promoções”, explica Silva. Maioria dos consumidores (49,5%) faz pesquisa de preços para comprar na Black Friday Para conseguir aproveitar as melhores promoções, as pessoas estão acompanhando as variações dos preços dos produtos. De acordo com a pesquisa, 49,5% dos entrevistados fazem pesquisas sempre ou quase sempre. “O consumidor está cada vez mais atento aos preços, realizando pesquisas constantes para ter certeza que o produto escolhido realmente está com um valor vantajoso”, comenta o vice-presidente da CDL/BH. Ainda segundo o levantamento, 58,2% dos entrevistados afirmaram que já realizaram compras em outras edições da liquidação. Na Black Friday deste ano, 78,8% dos consumidores não pretendem aproveitar os descontos para adiantar a aquisição dos presentes de Natal. “As compras da Black Friday costumam ser pessoais, com a finalidade de aproveitar um grande desconto ou adquirir um item que já está pretendendo comprar há mais tempo” justifica Silva. Entre os 21,2% que irão garantir o presente de Natal na Black Friday, 30,9% dos consumidores afirmaram que desejam adquirir eletrodomésticos/eletrônicos, 21% itens de vestuário, 13% calçados e 8,8% cosméticos/perfumes. Metodologia – Foram entrevistadas 300 pessoas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, no período de 4 a 28 de outubro de 2018.