Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Ponto Cultural CDL participa da Virada Cultural

Sugestão de Pauta

Museu vai funcionar em horário especial no dia 3 de setembro. A Virada, que tem apoio da CDL/BH, será o primeiro grande evento cultural presencial e gratuito da PBH desde a pandemia 

O Ponto Cultural CDL será uma das atrações da Virada Cultural. O museu, que integra o Circuito Liberdade, irá funcionar em horário especial no sábado, dia 3 de setembro, das 13h às 22h. As visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail pontocultural@cdlbh.com.br

A Virada Cultural, que vai movimentar a cidade com mais de 250 atrações gratuitas nos dias 3 e 4 de setembro, é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte e tem apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). “As pessoas estão voltando às ruas e é fundamental que elas encontrem cultura, música, lazer e entretenimento. Além disso, eventos deste porte ajudam a movimentar o comércio e a aquecer a economia local”, celebra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Com mais de 250 atrações na programação, a Virada Cultural é um convite à população para experimentar e redescobrir ambientes e vivenciar novas formas de ocupação do espaço urbano. Com o tema É Virada & Misturada, a gente junto é mais Feliz, a edição 2022 da Virada terá atividades totalmente gratuitas, no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete. 

De Curral Del Rey a metrópole 

O Ponto Cultural, localizado na sede da CDL/BH, promove uma viagem no tempo e revisita fatos e curiosidades na relação do comércio com a cidade. O presidente da entidade explica que no espaço é possível relembrar e conhecer fatos marcantes que fizeram a capital mineira ganhar o título de metrópole ao longo dos anos.

“O primeiro prédio considerado arranha-céu da cidade possuía dez andares. Conhecido como Edifício Ibaté, ele está localizado na Rua São Paulo, no Centro de Belo Horizonte, e foi construído em 1935, no estilo francês art-déco”, conta. “Em visita ao Ponto Cultural é possível apreciar sua foto, bem como uma réplica da primeira escada rolante que chegou à capital, ainda na década de 1960, e foi instalada no Edifício Arcângelo Maletta, reduto boêmio, gastronômico e cultural que também é destaque do Ponto”, completa.

O Ponto Cultural possui ainda um rico acervo de fotos, mapas e equipamentos que mostram o desenvolvimento econômico, geográfico e social de Belo Horizonte. Tradicionais empresas doaram equipamentos originais, como a máquina registradora da Casa Salles, de 1911. Também é possível conhecer a temida máquina de remarcação dos preços, tão utilizada no governo Sarney e que, a cada hora, modificava os valores em função da inflação descontrolada. Há também cédulas de dinheiro originais de diversas épocas, além de máquinas de cheques, notas fiscais do início do século XX, dentre outros tantos objetos curiosos e interessantes.

Serviço

Ponto Cultural CDL na Virada Cultura

Data: 3 de setembro

Horário: 13h às 22h

Local: Avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem (ao lado do antigo prédio do Detran)

Agendamento de visitas mediadas: pontocultural@cdlbh.com.br