Posicionamento do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, sobre o aumento da taxa de juros

A alta da taxa Selic definida hoje pelo Banco Central, após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), chega como má notícia para um mercado de trabalho e uma economia que vivem um conturbado momento.

Vivemos um cenário extremamente delicado com o agravamento da pandemia, uma campanha de vacinação lenta e um desaquecimento econômico. Outra realidade que estamos vivenciando é a aceleração da inflação, resultado da queda da atividade econômica e desemprego elevado.

O aumento dos juros com o propósito de conter a inflação acaba refletindo no consumo. Com o crédito mais caro, os consumidores tendem a comprar menos e as empresas a reduzir seus investimentos. O mercado de trabalho também será altamente impactado em plena segunda onda da pandemia e a renda das famílias brasileiras reduzida em valores reais.

Acredito que a elevação da taxa Selic foi precipitada. Ao contrário do que a ansiedade pede, o momento é de cautela. Aumentar os juros neste momento só irá prejudicar a retomada da economia. O foco do governo federal deveria ser a criação de um ambiente econômico confiável, com uma campanha de vacinação eficaz, política distributiva de renda, reformas estruturais e, especialmente, responsabilidade fiscal para atrair investimentos diretos que ajudarão a gerar emprego e renda.