Imprensa -

Posicionamento do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, sobre o resultado do PIB do Brasil em 2019

Sugestão de Pauta

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil apresenta crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado positivo (+1,1%), divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda não está dentro do esperado pelos setores produtivos da economia, que apostavam, no início do ano, em um ritmo maior de alta. Mas já é um sinal de que, aos poucos, o Brasil segue avançando.

O crescimento do setor de serviços foi de 1,3% e o comércio apresentou alta de 1,8%. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias avançou 1,8%. O que é positivo para o nosso setor, pois dependemos do avanço do consumo para voltar a crescer, investir, gerar mais empregos e renda e assim entrarmos em um ciclo virtuoso de crescimento econômico duradouro e sustentável. Outro ponto positivo foi o crescimento dos investimentos de 2,2%, pois apenas o consumo não é suficiente para manter o ritmo de crescimento sustentável do país.

O Brasil já está em um cenário econômico melhor do que o vivido nos últimos anos, com um aumento da confiança tanto dos empresários quanto dos consumidores. É importante que o governo consiga aprovar as reformas estruturais para a criação e manutenção de um ambiente econômico saudável, capaz de atrair cada vez mais investimentos que possibilitem a geração de mais empregos.