Programa gratuito de aceleração e capacitação de empresas em inovação amplia prazo das inscrições

Interessados em participar do Varejo Inteligente Conecta Brasil, promovido pelo Sebrae e CDL/BH, têm até o dia 7 de abril para se candidatar. Ao todo, 900 micro e pequenos negócios de todo o país serão diretamente impactados e vão se conectar com startups

O Varejo Inteligente Conecta Brasil, projeto de aceleração e capacitação de micro e pequenos negócios em inovação, ampliou o prazo  das inscrições para empresas que desejam participar da etapa de aceleração de empresas. Até o dia 7 de abril os empreendedores e empresários interessados podem se inscrever gratuitamente no site varejointeligentebrasil.com.br

Promovido pelo  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae Nacional) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Varejo Inteligente Conecta Brasil tem como objetivo promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia. A metodologia se dá por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.

O programa, que nasceu em Belo Horizonte, em 2016, e neste ano foi ampliado para todo o país, vai impactar 900 empresas em todas as regiões do país, por meio de 30 CDLs, incluindo as entidades de capitais como São Paulo, Florianópolis, Vitória, Salvador, Porto Velho, Manaus, Recife, Goiânia e Palmas.

“Em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%. Ofertar a esses micro e pequenos empresários a oportunidade de elevar a qualidade do seu negócio por meio da inovação é crucial para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Aceleração de empresas

Atualmente o projeto está na terceira etapa, que promove a aceleração das empresas participantes. Serão promovidos workshops, oficinas, consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com startups. O objetivo dessa fase é proporcionar aos empreendedores contato com metodologias, ferramentas e soluções inovadoras que possam facilitar o dia a dia dos negócios. Ao todo, 900 micro e pequenas empresas serão selecionadas para essa etapa em todo o país.

“Após elencar os desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de inovação de acordo com a  dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL/BH.

Como participar

O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e será realizado de forma online. Podem participar micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços que estejam ativas na Receita Federal, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões (Micro e Pequenas Empresas). As inscrições e participação no projeto são gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional.

“Não é preciso ser associado às CDLs participantes para se inscrever no projeto. Queremos auxiliar o maior número possível de MPEs do setor de comércio e serviços do país. Haverá um critério de seleção de acordo com os pré-requisitos. Contudo, mesmo as empresas que não forem selecionadas poderão participar de ações abertas ao público”, destaca Marcelo de Souza e Silva.